Relações entre resistência ao consumo e personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Kraemer da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61793
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar possíveis relações entre resistência ao consumo e personalidade. Para tanto, também buscou-se identificar como traços de personalidade emergem em indivíduos com comportamentos de resistência ao consumo (tendo o modelo dos Cinco Grandes Fatores como base), além de possíveis motivações, influências e práticas associadas a comportamentos de resistência ao consumo. Os achados foram consistentes, em certos aspectos, com o que já foi encontrado na literatura - hábitos como produção caseira, redução da quantidade de produtos utilizados e substituição de alguns itens por outros foram práticas também encontradas aqui. A alimentação, especificamente, parece ser o setor de consumo onde a resistência ao consumo se manifesta mais fortemente. Relacionando personalidade ao hábito de resistir ao consumo, foi identificado no grupo um significativo destaque na dimensão Abertura - que se apresentou predominantemente em escores nas faixas percentílicas alta e muito alta em relação à população - e na dimensão Neuroticismo - que trouxe, em sua maioria, resultados abaixo da média da população. Desta forma, poder-se-ia indicar que, no que diz respeito à personalidade, este grupo se diferencia da média dos indivíduos do país por apresentar altos índices na dimensão Abertura e baixos escores em Neuroticismo. Por último, as facetas Amabilidade (S1), Pró-sociabilidade (S2), Confiança nas pessoas (S3) e Vulnerabilidade (N1), em especial, também surgiram como relacionadas a alguns comportamentos específicos de resistência ao consumo.
id URGS_0f7175da2bd0857e79c8e82537c67980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61793
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Fernanda Kraemer daRossi, Carlos Alberto Vargas2012-12-07T01:36:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/61793000866869O presente trabalho teve como objetivo investigar possíveis relações entre resistência ao consumo e personalidade. Para tanto, também buscou-se identificar como traços de personalidade emergem em indivíduos com comportamentos de resistência ao consumo (tendo o modelo dos Cinco Grandes Fatores como base), além de possíveis motivações, influências e práticas associadas a comportamentos de resistência ao consumo. Os achados foram consistentes, em certos aspectos, com o que já foi encontrado na literatura - hábitos como produção caseira, redução da quantidade de produtos utilizados e substituição de alguns itens por outros foram práticas também encontradas aqui. A alimentação, especificamente, parece ser o setor de consumo onde a resistência ao consumo se manifesta mais fortemente. Relacionando personalidade ao hábito de resistir ao consumo, foi identificado no grupo um significativo destaque na dimensão Abertura - que se apresentou predominantemente em escores nas faixas percentílicas alta e muito alta em relação à população - e na dimensão Neuroticismo - que trouxe, em sua maioria, resultados abaixo da média da população. Desta forma, poder-se-ia indicar que, no que diz respeito à personalidade, este grupo se diferencia da média dos indivíduos do país por apresentar altos índices na dimensão Abertura e baixos escores em Neuroticismo. Por último, as facetas Amabilidade (S1), Pró-sociabilidade (S2), Confiança nas pessoas (S3) e Vulnerabilidade (N1), em especial, também surgiram como relacionadas a alguns comportamentos específicos de resistência ao consumo.The present work aims to investigate possible relationships between consumer resistance and personality. To this end, it was also attempted: to identify how personality traits emerge in individuals with resistance to consumption behavior, based on the model of the Big Five Factors; to identify possible motivations and influences associated with adoption of consumer resistance behaviors; and identify possible practices of resistance to consumption. The findings were consistent in some aspects with what has been found in the literature, including habits such as home production, reducing the amount of products used, and substitution of some items by others. The food, specifically, appears to be the consumption sector where the consumer resistance manifested more strongly. Relating personality to the habit of resist to consumption, it was identified in the group a significant emphasis on the dimension Openness - which presented predominantly in the range percentile scores high and very high regarding the population - and the Neuroticism dimension - which brought mostly results lower than the population average. Thus, one could indicate that, regarding personality, this group differs from the average of individuals in the country by presenting high levels in the dimension Openness and low scores on Neuroticism. Finally, Agreeableness (S1), pro-sociability (S2), Trust in people (S3) and Vulnerability (N1) facets also appeared to be related to some specific consumer resistance behaviors.application/pdfporRelações de consumoResistênciaConsumoRelações entre resistência ao consumo e personalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000866869.pdf.txt000866869.pdf.txtExtracted Texttext/plain410278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61793/2/000866869.pdf.txtbc935c0e600c6dc63731b8ef30218092MD52ORIGINAL000866869.pdf000866869.pdfTexto completoapplication/pdf1099876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61793/1/000866869.pdf3085989018d2d4d24db7e29398e10eb9MD51THUMBNAIL000866869.pdf.jpg000866869.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61793/3/000866869.pdf.jpgbff66a3ce2da85a85f4e8587c2217072MD5310183/617932018-10-16 08:42:09.951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:42:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre resistência ao consumo e personalidade
title Relações entre resistência ao consumo e personalidade
spellingShingle Relações entre resistência ao consumo e personalidade
Silva, Fernanda Kraemer da
Relações de consumo
Resistência
Consumo
title_short Relações entre resistência ao consumo e personalidade
title_full Relações entre resistência ao consumo e personalidade
title_fullStr Relações entre resistência ao consumo e personalidade
title_full_unstemmed Relações entre resistência ao consumo e personalidade
title_sort Relações entre resistência ao consumo e personalidade
author Silva, Fernanda Kraemer da
author_facet Silva, Fernanda Kraemer da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Kraemer da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, Carlos Alberto Vargas
contributor_str_mv Rossi, Carlos Alberto Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de consumo
Resistência
Consumo
topic Relações de consumo
Resistência
Consumo
description O presente trabalho teve como objetivo investigar possíveis relações entre resistência ao consumo e personalidade. Para tanto, também buscou-se identificar como traços de personalidade emergem em indivíduos com comportamentos de resistência ao consumo (tendo o modelo dos Cinco Grandes Fatores como base), além de possíveis motivações, influências e práticas associadas a comportamentos de resistência ao consumo. Os achados foram consistentes, em certos aspectos, com o que já foi encontrado na literatura - hábitos como produção caseira, redução da quantidade de produtos utilizados e substituição de alguns itens por outros foram práticas também encontradas aqui. A alimentação, especificamente, parece ser o setor de consumo onde a resistência ao consumo se manifesta mais fortemente. Relacionando personalidade ao hábito de resistir ao consumo, foi identificado no grupo um significativo destaque na dimensão Abertura - que se apresentou predominantemente em escores nas faixas percentílicas alta e muito alta em relação à população - e na dimensão Neuroticismo - que trouxe, em sua maioria, resultados abaixo da média da população. Desta forma, poder-se-ia indicar que, no que diz respeito à personalidade, este grupo se diferencia da média dos indivíduos do país por apresentar altos índices na dimensão Abertura e baixos escores em Neuroticismo. Por último, as facetas Amabilidade (S1), Pró-sociabilidade (S2), Confiança nas pessoas (S3) e Vulnerabilidade (N1), em especial, também surgiram como relacionadas a alguns comportamentos específicos de resistência ao consumo.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-07T01:36:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61793
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000866869
url http://hdl.handle.net/10183/61793
identifier_str_mv 000866869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61793/2/000866869.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61793/1/000866869.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61793/3/000866869.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc935c0e600c6dc63731b8ef30218092
3085989018d2d4d24db7e29398e10eb9
bff66a3ce2da85a85f4e8587c2217072
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085246397317120