Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193228 |
Resumo: | Observar o céu é uma atividade que a humanidade realiza desde as primeiras civilizações. É considerada a primeira ciência feita pelo homem e o berço da Física. Atualmente, é uma área que possibilita a interação da Física com diversas outras disciplinas como Matemática, Química e Biologia. Infelizmente, muitas vezes é esquecida nos currículos do Ensino Médio e nos livros didáticos. Logo, esta dissertação de mestrado tem como objetivo ensinar fundamentos de Astronomia e Astrofísica no Ensino Médio a partir de uma sequência didática que resulta em um produto educacional formulado a partir de um método ativo de ensino. O método empregado na sequência didática possui o intuito de proporcionar maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem. O método escolhido foi o Ensino sob Medida (EsM) que proporciona aos estudantes um contato prévio com os conteúdos e ao professor uma ideia dos conhecimentos prévios dos estudantes. A sequência foi aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola particular de Gravataí-RS. A elaboração de todo o material didático, assim como a sua aplicação, levou em conta os aspectos centrais da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Esse material foi planejado para ser executado em 5 aulas de 50 minutos cada. |
id |
URGS_0f96e67117ea10eddbcc31d36ae63fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193228 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cestari, Thiago NunesSantos, Marcio Gabriel dosAmaral, Rafael Aislan2019-04-23T09:57:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/193228001081556Observar o céu é uma atividade que a humanidade realiza desde as primeiras civilizações. É considerada a primeira ciência feita pelo homem e o berço da Física. Atualmente, é uma área que possibilita a interação da Física com diversas outras disciplinas como Matemática, Química e Biologia. Infelizmente, muitas vezes é esquecida nos currículos do Ensino Médio e nos livros didáticos. Logo, esta dissertação de mestrado tem como objetivo ensinar fundamentos de Astronomia e Astrofísica no Ensino Médio a partir de uma sequência didática que resulta em um produto educacional formulado a partir de um método ativo de ensino. O método empregado na sequência didática possui o intuito de proporcionar maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem. O método escolhido foi o Ensino sob Medida (EsM) que proporciona aos estudantes um contato prévio com os conteúdos e ao professor uma ideia dos conhecimentos prévios dos estudantes. A sequência foi aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola particular de Gravataí-RS. A elaboração de todo o material didático, assim como a sua aplicação, levou em conta os aspectos centrais da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Esse material foi planejado para ser executado em 5 aulas de 50 minutos cada.Observing the sky is an activity that the humankind performs since the very first civilizations. It is considered to be the first science made by men and the cradle of Physics. Nowadays, it is a field that allows the interaction between physics and many other disciplines, such as Mathematics, Chemistry, and Biology. Unfortunately, it is often forgotten in the high school curriculums and in the textbooks. Therefore, this masters’ thesis aims to teach the fundamentals of Astronomy and Astrophysics in high school, through a task sequence that results in an educational product made from an active teaching method. The approach used in the task sequence intent to actively engage the students in the process of learning. The method chosen was Just-in-Time Teaching (JiTT); a method that gives the students previous contact with the contents and gives the teacher an idea of the students’ acquaintance. The task sequence was done with a first year of high school group, at a private school in Gravataí-RS. Both the elaboration of the teaching material and its application took into consideration the main aspects of Ausubel Meaningful Learning Theory. This material was planned for five classes of fifty minutes each.application/pdfporFísica : EnsinoAstronomiaAstrofísicaEnsino sob medidaPhysics teachingJust-in-Time TeachingAstrophysicsAstronomyUma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001081556.pdf.txt001081556.pdf.txtExtracted Texttext/plain130262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193228/2/001081556.pdf.txtbd385ba62d297054544621f844426e0bMD52ORIGINAL001081556.pdfTexto completoapplication/pdf24758170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193228/1/001081556.pdfff3db8be9047a6fed5218f0b7d5139aaMD5110183/1932282022-02-22 04:55:39.222473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:55:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
title |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida Cestari, Thiago Nunes Física : Ensino Astronomia Astrofísica Ensino sob medida Physics teaching Just-in-Time Teaching Astrophysics Astronomy |
title_short |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
title_full |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
title_sort |
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida |
author |
Cestari, Thiago Nunes |
author_facet |
Cestari, Thiago Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cestari, Thiago Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Marcio Gabriel dos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Amaral, Rafael Aislan |
contributor_str_mv |
Santos, Marcio Gabriel dos Amaral, Rafael Aislan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Astronomia Astrofísica Ensino sob medida |
topic |
Física : Ensino Astronomia Astrofísica Ensino sob medida Physics teaching Just-in-Time Teaching Astrophysics Astronomy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Just-in-Time Teaching Astrophysics Astronomy |
description |
Observar o céu é uma atividade que a humanidade realiza desde as primeiras civilizações. É considerada a primeira ciência feita pelo homem e o berço da Física. Atualmente, é uma área que possibilita a interação da Física com diversas outras disciplinas como Matemática, Química e Biologia. Infelizmente, muitas vezes é esquecida nos currículos do Ensino Médio e nos livros didáticos. Logo, esta dissertação de mestrado tem como objetivo ensinar fundamentos de Astronomia e Astrofísica no Ensino Médio a partir de uma sequência didática que resulta em um produto educacional formulado a partir de um método ativo de ensino. O método empregado na sequência didática possui o intuito de proporcionar maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem. O método escolhido foi o Ensino sob Medida (EsM) que proporciona aos estudantes um contato prévio com os conteúdos e ao professor uma ideia dos conhecimentos prévios dos estudantes. A sequência foi aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola particular de Gravataí-RS. A elaboração de todo o material didático, assim como a sua aplicação, levou em conta os aspectos centrais da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Esse material foi planejado para ser executado em 5 aulas de 50 minutos cada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-23T09:57:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193228 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001081556 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193228 |
identifier_str_mv |
001081556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193228/2/001081556.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193228/1/001081556.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd385ba62d297054544621f844426e0b ff3db8be9047a6fed5218f0b7d5139aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085475250077696 |