Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruber, Liliane Dailei Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116495
Resumo: Por considerar que o uso das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas, aliadas à abordagem dos assuntos nucleares é tema relevante, desafiador e ainda pouco explorado, o presente projeto visou criar um espaço de reflexões acerca das relações de aprendizagem e o papel do professor em sala de aula no contexto escolar de nível médio. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se metodologia qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se gravações de áudio e vídeo, anotações em diários de aula, produções textuais dos sujeitos investigados e arquivos de registro da navegação realizada no ambiente do software educativo. A utilização de recursos digitais e, principalmente, do software educativo Cidade do Átomo, possibilitou a realização do exercício de representações de papéis, cujo objetivo é abordar assuntos científicos e tecnológicos polêmicos, tal como os relacionados à produção de energia elétrica a partir da energia nuclear. Nessa atividade, os estudantes interpretam diversos papéis de um mesmo contexto, defendendo e debatendo os pontos de vista convergentes de seus personagens. Foi possível evidenciar na participação dos estudantes por meio de questionamentos e relações estabelecidas entre seus pares e com os recursos tecnológicos a formação de um ambiente de interação proveitoso. Esta constatação evidencia a potencialidade do espaço educativo formado, que resultou em reforço do processo ensino-aprendizagem.
id URGS_0fb15162dc94ea45b0f2583997ef6e1a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116495
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gruber, Liliane Dailei AlmeidaDel Pino, Jose Claudio2015-05-16T02:00:35Z2014http://hdl.handle.net/10183/116495000956472Por considerar que o uso das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas, aliadas à abordagem dos assuntos nucleares é tema relevante, desafiador e ainda pouco explorado, o presente projeto visou criar um espaço de reflexões acerca das relações de aprendizagem e o papel do professor em sala de aula no contexto escolar de nível médio. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se metodologia qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se gravações de áudio e vídeo, anotações em diários de aula, produções textuais dos sujeitos investigados e arquivos de registro da navegação realizada no ambiente do software educativo. A utilização de recursos digitais e, principalmente, do software educativo Cidade do Átomo, possibilitou a realização do exercício de representações de papéis, cujo objetivo é abordar assuntos científicos e tecnológicos polêmicos, tal como os relacionados à produção de energia elétrica a partir da energia nuclear. Nessa atividade, os estudantes interpretam diversos papéis de um mesmo contexto, defendendo e debatendo os pontos de vista convergentes de seus personagens. Foi possível evidenciar na participação dos estudantes por meio de questionamentos e relações estabelecidas entre seus pares e com os recursos tecnológicos a formação de um ambiente de interação proveitoso. Esta constatação evidencia a potencialidade do espaço educativo formado, que resultou em reforço do processo ensino-aprendizagem.By considering that the use of information technology and pedagogical practices communication allied with an approach of nuclear subject it’s a relevant, challenging and yet not well developed theme, the present project aimed to create speculative space about the learning relationship and the role of the educator in a middle school context. To the development of this research were used a qualitative methodology. As data collecting instrument were used audio and video recordings, diary class annotations, textual productions of the analyzed subjects and navigation record files of the educational software ambient. Use of digital resources, mainly the educative software “Cidade do Átomo”, enabled the roleplaying game, whose objective is the approach of scientific and technologic polemic subjects, such as the nuclear energy production. In this exercise, the students played various roles on the same context, defending and debating their characters point of view. By the use of questions and discussion of the peer relationship with the technological resource, was possible to bespeak a beneficial interactive environment. This statement endorses the potentiality of the educative space, which resulted in a reinforcement of the teaching-learning process.application/pdfporRadioatividadeEnergia nuclearEnsino de quimicaEnsino médioSoftware educativoEducational softwareRadioactivityNuclear energyEducational gameMediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956472.pdf000956472.pdfTexto completoapplication/pdf3851020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116495/1/000956472.pdfe5dffd557b6e008b18926b17b8d5a36dMD51TEXT000956472.pdf.txt000956472.pdf.txtExtracted Texttext/plain252486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116495/2/000956472.pdf.txt0530cc3be486ba4054725bf6df57207fMD52THUMBNAIL000956472.pdf.jpg000956472.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116495/3/000956472.pdf.jpgb98a0c76741b3a0f4e7198e0ddbd0ea5MD5310183/1164952018-10-22 08:12:19.839oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:12:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
title Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
spellingShingle Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
Gruber, Liliane Dailei Almeida
Radioatividade
Energia nuclear
Ensino de quimica
Ensino médio
Software educativo
Educational software
Radioactivity
Nuclear energy
Educational game
title_short Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
title_full Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
title_fullStr Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
title_full_unstemmed Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
title_sort Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
author Gruber, Liliane Dailei Almeida
author_facet Gruber, Liliane Dailei Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruber, Liliane Dailei Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Radioatividade
Energia nuclear
Ensino de quimica
Ensino médio
Software educativo
topic Radioatividade
Energia nuclear
Ensino de quimica
Ensino médio
Software educativo
Educational software
Radioactivity
Nuclear energy
Educational game
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational software
Radioactivity
Nuclear energy
Educational game
description Por considerar que o uso das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas, aliadas à abordagem dos assuntos nucleares é tema relevante, desafiador e ainda pouco explorado, o presente projeto visou criar um espaço de reflexões acerca das relações de aprendizagem e o papel do professor em sala de aula no contexto escolar de nível médio. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se metodologia qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se gravações de áudio e vídeo, anotações em diários de aula, produções textuais dos sujeitos investigados e arquivos de registro da navegação realizada no ambiente do software educativo. A utilização de recursos digitais e, principalmente, do software educativo Cidade do Átomo, possibilitou a realização do exercício de representações de papéis, cujo objetivo é abordar assuntos científicos e tecnológicos polêmicos, tal como os relacionados à produção de energia elétrica a partir da energia nuclear. Nessa atividade, os estudantes interpretam diversos papéis de um mesmo contexto, defendendo e debatendo os pontos de vista convergentes de seus personagens. Foi possível evidenciar na participação dos estudantes por meio de questionamentos e relações estabelecidas entre seus pares e com os recursos tecnológicos a formação de um ambiente de interação proveitoso. Esta constatação evidencia a potencialidade do espaço educativo formado, que resultou em reforço do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-16T02:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116495
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956472
url http://hdl.handle.net/10183/116495
identifier_str_mv 000956472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116495/1/000956472.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116495/2/000956472.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116495/3/000956472.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5dffd557b6e008b18926b17b8d5a36d
0530cc3be486ba4054725bf6df57207f
b98a0c76741b3a0f4e7198e0ddbd0ea5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085320294662144