Educação ambiental e profissionalização dos catadores na política nacional de resíduos sólidos : uma sociologia das ausências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Bianka Biazuz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134835
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida para o mestrado acadêmico em Educação, na linha pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é uma reflexão sobre a experiência de trabalho e Educação que é desenvolvida na Cooperativa de Recicladores de Dois Irmãos, localizada na cidade de Dois Irmãos. A análise ocorre na interlocução com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei nº 12.305/2010 e demais programas e projetos sob a sua égide, na perspectiva de constituir um traçado investigativo do qual possam emergir elementos capazes de fomentar a seguinte discussão: como vem sendo construída a dimensão Educativa da PNRS. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, combinando estudos de caso e entrevistas com os trabalhadores. Para a produção de dados foram constituídos os seguintes instrumentos: diário de campo, observação direta e questionários semiestruturados para gestores e associados da cooperativa Cumpre esclarecer que a concepção da metodologia de pesquisa e análise dos dados no sentido da orientação teórica, é emanada a partir dos conceitos desenvolvidos por Boaventura de Sousa Santos, que são: a Sociologia das Ausências, no âmbito investigativo; a Sociologia das Emergências, que se refere às questões advindas da investigação; o Trabalho de Tradução, o qual transcende a simples descrição de fatos propondo-se à reflexão. A pesquisa possibilitou analisar como está sendo entendida e construída essa política na comunidade de trabalhadores no ambiente de trabalho; e como ocorre a formação dos trabalhadores. Buscaram-se as bases teóricas em contribuições dos autores Nilton Bueno Fischer, Paul Singer, Zygmunt Bauman, Edgar Morin e Nancy Fraser. Os resultados da pesquisa apontam para a resignificação do trabalho dos Catadores e Recicladores e para a dilatação dos seus espaços de formação e atuação política, além de uma demanda pela ampliação do conhecimento sobre a PNRS para a Educação Ambiental e para a população brasileira.
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Para a produção de dados foram constituídos os seguintes instrumentos: diário de campo, observação direta e questionários semiestruturados para gestores e associados da cooperativa Cumpre esclarecer que a concepção da metodologia de pesquisa e análise dos dados no sentido da orientação teórica, é emanada a partir dos conceitos desenvolvidos por Boaventura de Sousa Santos, que são: a Sociologia das Ausências, no âmbito investigativo; a Sociologia das Emergências, que se refere às questões advindas da investigação; o Trabalho de Tradução, o qual transcende a simples descrição de fatos propondo-se à reflexão. A pesquisa possibilitou analisar como está sendo entendida e construída essa política na comunidade de trabalhadores no ambiente de trabalho; e como ocorre a formação dos trabalhadores. Buscaram-se as bases teóricas em contribuições dos autores Nilton Bueno Fischer, Paul Singer, Zygmunt Bauman, Edgar Morin e Nancy Fraser. Os resultados da pesquisa apontam para a resignificação do trabalho dos Catadores e Recicladores e para a dilatação dos seus espaços de formação e atuação política, além de uma demanda pela ampliação do conhecimento sobre a PNRS para a Educação Ambiental e para a população brasileira.This work is the result of a research conducted for an academic master's degree in Education, in the research line Policies and Educational Process Management at the Federal University of Rio Grande do Sul. The main objective is to reflect on the work and educational experience developed at the recycling cooperative in the town of Dois Irmãos .The analysis takes place in the dialogue with the National Solid Waste Policy (PNRS) Act 12.305/2010 and other programs and projects under its auspices with a view to establish an investigative outline from which elements can emerge to foster the following discussion: how the Educational dimension of the PNRS is being built. It is a qualitative type research, combining case studies and interviews with the workers. For the production of data the following instruments were used: field diary, direct observation and semi-structured questionnaires applied to managers and cooperative members. The research made it possible to analyse how this policy is being understood and built in the community of workers in their workplace; and how the workers´ education and training takes place. The theoretical basis came from contributions of authors Nilton Bueno Fischer, Paul Singer, Zygmunt Bauman, Edgar Morin and Nancy Fraser Survey results point to the resignification of the work of Waste Pickers and Recyclers and to the expansion of their education and training spaces as well as of their political action. There is also a demand for increasing the knowledge about the PNRS for Environmental Education and for the Brazilian population. It should be clarified that the design of the research methodology and the analysis of data in the sense of theoretical orientation, emanates from concepts developed by Boaventura de Sousa Santos which are: the Sociology of Absences, in the investigative scope; the Sociology of Emergencies, which refers to the questions that emerge from the research and the Work of Translation, which transcends the simple description of facts and proposes to reflection.application/pdfporCatador de lixoResíduo sólidoMaterial recicladoEducação ambientalProfissionalizaçãoEducationBrazilian national solid waste policyWorkRecycling waste pickers and recyclersEducação ambiental e profissionalização dos catadores na política nacional de resíduos sólidos : uma sociologia das ausências?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987754.pdf000987754.pdfTexto completoapplication/pdf1057970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134835/1/000987754.pdf3a893a5836b1226cd3f0cc6ae99a2e7cMD51TEXT000987754.pdf.txt000987754.pdf.txtExtracted Texttext/plain263978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134835/2/000987754.pdf.txta1c5fbed4041ade924e0bae4ec9cc7e5MD52THUMBNAIL000987754.pdf.jpg000987754.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134835/3/000987754.pdf.jpg8214bd210df91a7e8394483e52f00732MD5310183/1348352018-10-05 08:41:43.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:41:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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