Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5620 |
Resumo: | A dissertação apresenta a educação profissional em saúde como cenário e nascente de relações de trabalho, de ensino e de cuidado à saúde. A produção de conhecimento engendrada revela uma educação profissional com potência de mutação dos valores da racionalidade hegemônica para os valores de singularização do trabalho e dos trabalhadores. O estudo ocupou-se do ensino técnico em saúde propondo entender que seu processo de formação guarda interferências entre a gestão do sistema de saúde, a organização do processo de trabalho nos serviços deste setor e o ordenamento do ensino para suas profissões. O trabalho de escrita e produção de conhecimento foi inovador e original, posto que proposto como a arte em mosaico. O mosaico revelou-se como dispositivo para a exploração das possibilidades e dos efeitos de encontro entre educação, saúde, trabalho e educação em saúde. A metodologia utilizada foi a cartografia, produzindo-se imagem e informação tanto científico-racional, como sensível-vivencial. A problematização de imagens, conceitos e experiências do trabalho e da educação na saúde detectou importante contribuição da educação profissional na mutação da divisão técnica e social das ocupações neste setor, contribuindo para a mudança nos indivíduos, coletivos e instituições, quando organizados para a produção. |
id |
URGS_108ed3cc975719a25ab37bd4bfe84530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5620 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Simone Chaves Machado daCeccim, Ricardo Burg2007-06-06T18:48:40Z2003http://hdl.handle.net/10183/5620000428740A dissertação apresenta a educação profissional em saúde como cenário e nascente de relações de trabalho, de ensino e de cuidado à saúde. A produção de conhecimento engendrada revela uma educação profissional com potência de mutação dos valores da racionalidade hegemônica para os valores de singularização do trabalho e dos trabalhadores. O estudo ocupou-se do ensino técnico em saúde propondo entender que seu processo de formação guarda interferências entre a gestão do sistema de saúde, a organização do processo de trabalho nos serviços deste setor e o ordenamento do ensino para suas profissões. O trabalho de escrita e produção de conhecimento foi inovador e original, posto que proposto como a arte em mosaico. O mosaico revelou-se como dispositivo para a exploração das possibilidades e dos efeitos de encontro entre educação, saúde, trabalho e educação em saúde. A metodologia utilizada foi a cartografia, produzindo-se imagem e informação tanto científico-racional, como sensível-vivencial. A problematização de imagens, conceitos e experiências do trabalho e da educação na saúde detectou importante contribuição da educação profissional na mutação da divisão técnica e social das ocupações neste setor, contribuindo para a mudança nos indivíduos, coletivos e instituições, quando organizados para a produção.application/pdfporEnsino profissionalizanteTrabalho comunitárioSaúdeEnsino técnicoFormação profissionalConfecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000428740.pdf000428740.pdfTexto completoapplication/pdf1320077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5620/1/000428740.pdf742f00fcc2a1179d497b51e379cc5f86MD51TEXT000428740.pdf.txt000428740.pdf.txtExtracted Texttext/plain318067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5620/2/000428740.pdf.txt9497acb88f1a4c76e6191f3c969e997eMD52THUMBNAIL000428740.pdf.jpg000428740.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5620/3/000428740.pdf.jpgc0cdbbec6707955b25ad58d43763d112MD5310183/56202018-10-16 08:08:39.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:08:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
title |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
spellingShingle |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde Silva, Simone Chaves Machado da Ensino profissionalizante Trabalho comunitário Saúde Ensino técnico Formação profissional |
title_short |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
title_full |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
title_fullStr |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
title_sort |
Confecções cartográficas de um mosaico mutante : a potência de encontros da educação profissional em saúde |
author |
Silva, Simone Chaves Machado da |
author_facet |
Silva, Simone Chaves Machado da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simone Chaves Machado da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ceccim, Ricardo Burg |
contributor_str_mv |
Ceccim, Ricardo Burg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissionalizante Trabalho comunitário Saúde Ensino técnico Formação profissional |
topic |
Ensino profissionalizante Trabalho comunitário Saúde Ensino técnico Formação profissional |
description |
A dissertação apresenta a educação profissional em saúde como cenário e nascente de relações de trabalho, de ensino e de cuidado à saúde. A produção de conhecimento engendrada revela uma educação profissional com potência de mutação dos valores da racionalidade hegemônica para os valores de singularização do trabalho e dos trabalhadores. O estudo ocupou-se do ensino técnico em saúde propondo entender que seu processo de formação guarda interferências entre a gestão do sistema de saúde, a organização do processo de trabalho nos serviços deste setor e o ordenamento do ensino para suas profissões. O trabalho de escrita e produção de conhecimento foi inovador e original, posto que proposto como a arte em mosaico. O mosaico revelou-se como dispositivo para a exploração das possibilidades e dos efeitos de encontro entre educação, saúde, trabalho e educação em saúde. A metodologia utilizada foi a cartografia, produzindo-se imagem e informação tanto científico-racional, como sensível-vivencial. A problematização de imagens, conceitos e experiências do trabalho e da educação na saúde detectou importante contribuição da educação profissional na mutação da divisão técnica e social das ocupações neste setor, contribuindo para a mudança nos indivíduos, coletivos e instituições, quando organizados para a produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:48:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5620 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000428740 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5620 |
identifier_str_mv |
000428740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5620/1/000428740.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5620/2/000428740.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5620/3/000428740.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
742f00fcc2a1179d497b51e379cc5f86 9497acb88f1a4c76e6191f3c969e997e c0cdbbec6707955b25ad58d43763d112 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736771966238720 |