O imaginário de língua do autor do livro didático de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Marcelo Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253896
Resumo: Este estudo está alicerçado no campo teórico da Análise de Discurso Francesa, da Semiótica Russa e da filosofia, sobre imaginário, desenvolvida por Cornelius Castoriadis e tem como objetivo investigar o imaginário de língua do autor do livro didático de língua portuguesa. O corpus discursivo de análise é composto de interlocuções realizadas com 2 (dois) autores do livro didático de língua portuguesa intitulado “Língua portuguesa: linguagem e interação”. Para tratar de concepções materialistas de língua. A Tese está amparada em autores como Bakhtin (2007), Volóchínov (2017), dos quais nos servimos da visão marxista de linguagem, além de buscarmos fundamentação teórica nos conceitos de polifonia, gêneros discursivos, enunciado e discurso. Outro autor importante é Pêcheux (1997, 2002), precursor da Análise do Discurso, e que institui a possibilidade de pensar a relação entre questões linguísticas e extralinguísticas, como uma relação histórica e constitutiva do processo linguístico e que entende o discurso como um efeito de sentido entre interlocutores, concebendo-o em sua materialidade histórica e dialética. Respeitando nosso foco de pesquisa, procuramos, a partir de Pêcheux (2002) e Castoriadis (1982) compreender como as questões do imaginário interferem na edificação do discurso sobre língua. Também fomos buscar nossa base teórica em Foucault (1992) e Orlandi (1996) para refletirmos sobre autor e autoria. As análises das sequências discursivas de referência, o imaginário de língua do autor do Livro Didático de Língua Portuguesa é um dos pontos determinantes tanto na construção da compreensão do que seja língua para esses autores como da compreensão de até onde essas reflexões atendem as perspectivas dos professores, alunos leitores e, porque não dizer, do que almejamos como sociedade.
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