Orientações para implantação do núcleo de pesquisa em um hospital de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277125 |
Resumo: | As pesquisas em saúde impactam diretamente na forma como as doenças são avaliadas e tratadas, possibilitando uma maior qualidade e segurança por meio do cuidado baseado em evidências científicas e na qualidade metodológica. Desde sua criação, o SUS reconheceu a utilização da pesquisa em saúde como um componente estratégico para a consolidação de um sistema nacional de saúde no Brasil. Neste cenário, é relevante a preocupação com o desenvolvimento da pesquisa e da produção científica em hospitais de ensino, principalmente devido à ausência de um núcleo de pesquisa que dê suporte aos pesquisadores. O Núcleo de Pesquisa se configura como um espaço favorável à construção, propiciando ao participante o aprimoramento e o desenvolvimento de aptidões intelectuais, profissionais e sociais, enriquecendo assim a formação dos profissionais que passam pelos hospitais. A estruturação de um núcleo de pesquisa visa fomentar a produção científica e o desenvolvimento de pesquisas clínicas, trazendo, já na formação proporcionada pela prática no hospital de ensino, a vivência da pesquisa clínica. O objetivo desta pesquisa é elaborar um modelo de orientação para a implantação de estrutura mínima de um núcleo de pesquisa em hospitais de ensino. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo uma escala Likert sobre a importância das estruturas e/ou serviços, disponibilizados por um núcleo de pesquisa, além de uma avaliação das informações disponibilizadas nos sites dos hospitais de ensino. A partir das respostas obtidas dos questionários e das informações disponibilizadas pelos hospitais de ensino sobre suas estruturas de núcleo de pesquisa, pode-se orientar o foco da produção do material. Como resultado, foi elaborado um material com orientações, de forma a contribuir para o planejamento, implementação e sistematização da formatação básica de um núcleo de pesquisa em hospitais de ensino. |
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De Conti, AndressaZimmer, Rafael Leal2024-08-09T06:46:35Z2024http://hdl.handle.net/10183/277125001207930As pesquisas em saúde impactam diretamente na forma como as doenças são avaliadas e tratadas, possibilitando uma maior qualidade e segurança por meio do cuidado baseado em evidências científicas e na qualidade metodológica. Desde sua criação, o SUS reconheceu a utilização da pesquisa em saúde como um componente estratégico para a consolidação de um sistema nacional de saúde no Brasil. Neste cenário, é relevante a preocupação com o desenvolvimento da pesquisa e da produção científica em hospitais de ensino, principalmente devido à ausência de um núcleo de pesquisa que dê suporte aos pesquisadores. O Núcleo de Pesquisa se configura como um espaço favorável à construção, propiciando ao participante o aprimoramento e o desenvolvimento de aptidões intelectuais, profissionais e sociais, enriquecendo assim a formação dos profissionais que passam pelos hospitais. A estruturação de um núcleo de pesquisa visa fomentar a produção científica e o desenvolvimento de pesquisas clínicas, trazendo, já na formação proporcionada pela prática no hospital de ensino, a vivência da pesquisa clínica. O objetivo desta pesquisa é elaborar um modelo de orientação para a implantação de estrutura mínima de um núcleo de pesquisa em hospitais de ensino. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário contendo uma escala Likert sobre a importância das estruturas e/ou serviços, disponibilizados por um núcleo de pesquisa, além de uma avaliação das informações disponibilizadas nos sites dos hospitais de ensino. A partir das respostas obtidas dos questionários e das informações disponibilizadas pelos hospitais de ensino sobre suas estruturas de núcleo de pesquisa, pode-se orientar o foco da produção do material. Como resultado, foi elaborado um material com orientações, de forma a contribuir para o planejamento, implementação e sistematização da formatação básica de um núcleo de pesquisa em hospitais de ensino.Health research directly impacts how diseases are assessed and treated, enabling higher quality and safety through evidence-based care and methodological quality. Since its inception, the Brazilian Unified Health System (SUS) has recognized the use of health research as a strategic component for the consolidation of a national health system in Brazil. In this context, the concern with the development of research and scientific production in teaching hospitals is particularly relevant, mainly due to the absence of a research core to support researchers. The Research Core is envisioned as a conducive space for construction, offering participants the enhancement and development of intellectual, professional, and social skills, thereby enriching the training of professionals passing through the hospitals. Structuring a research core aims to foster scientific production and the development of clinical research, introducing, from the training provided by the practice in the teaching hospital, the experience of clinical research. The objective of this research is to develop a guidance model for the implementation of a minimum structure of a research core in teaching hospitals. Data collection was carried out using a questionnaire containing a Likert scale on the importance of the structures and/or services provided by a research core, as well as an evaluation of the information made available on the websites of teaching hospitals. From the responses obtained from the questionnaires and the information provided by the teaching hospitals about their research core structures, we were able to guide the focus of the material production. As a result, we developed a set of guidelines to contribute to the planning, implementation, and systematization of the basic formatting of a research core in teaching hospitals.application/pdfporManuais e guias para a gestão da pesquisaHospitais de ensinoAdministração de serviços de saúdeGuidelines for research managementHospitals, teachingHealth services administrationOrientações para implantação do núcleo de pesquisa em um hospital de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePrograma de Pós-Graduação em Pesquisa ClínicaPorto Alegre, BR-RS2024mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207930.pdf.txt001207930.pdf.txtExtracted Texttext/plain60414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277125/2/001207930.pdf.txta3cae401aefc99b6be818acabcfd3722MD52ORIGINAL001207930.pdfTexto completoapplication/pdf2647729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277125/1/001207930.pdfb7d4472e4e7f86d290e7b0b0f01a6a30MD5110183/2771252024-08-10 06:33:18.028347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-10T09:33:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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