Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Eloisa da Silveira Azambuja
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258585
Resumo: O reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia de promoção à saúde, em sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde, faz da Atenção Primária à Saúde um campo fértil e singular para exploração do tema. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar o perfil dos profissionais atuantes na Atenção Básica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul que possuem experiência e/ou formação em PICS e propor possibilidades de formação na lógica da Educação Permanente em Saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de métodos mistos, exploratório e descritivo de corte transversal, com a coleta sequencial de dados quantitativos, por meio de questionário virtual/online, e qualitativos através de entrevista virtual semiestruturada e síncrona. As etapas de coleta de dados foram durante os meses de maio a outubro de 2022. Na etapa quantitativa participaram 144 profissionais de saúde e na etapa qualitativa 11 profissionais. As análises de dados foram correspondentes aos tipos de pesquisa, na etapa quantitativa, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, com auxílio do SPSS versão 20,0. Na etapa qualitativa os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a Resolução nº 510/2016. O projeto foi aprovado pelo CEP/UFRGS (CAAE 56709922.8.0000.5347, número do parecer 5.526.239) e pela Escola de Saúde Pública/Secretaria Estadual de Saúde/RS (CAAE 56709922.8.3001.5312, número do parecer 5.555.783). Participaram deste estudo 144 (100%) profissionais da saúde de diversas categorias profissionais, sendo com maior representatividade Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Fisioterapeuta; a maioria 130 (90,3%) do sexo feminino, 91 (63,25%) com média salarial de até 2 salários-mínimos e 102 (70,8%) com carga horária de 40 horas semanais. A média de idade dos participantes foi de 41 anos, sendo que 47 (32,6%) possuíam algum tipo de formação em PICS. Identificou-se ainda que 115 (79,9%) dos respondentes possuíam interesse em participar de formação em PICS como ouvintes e, 72 (50%) do total de participantes da pesquisa possuíam interesse em participar de formação em PICS como facilitador compartilhando/trocando experiências. Entre as práticas mais citadas em “formação/experiência”; “interesse em saber mais” e “interesse em compartilhar/trocar”, em comum, destacam-se: Acupuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Imposição de mãos ou Reiki, Meditação e Terapia floral. Resultados da ATD revelaram três categorias principais e sete subcategorias. Destacam-se aqui as três principais: Processos Formativos e a Educação Permanente; A (in)visibilidade das PICS no território; e, A importância da Gestão nos processos de implantação e formação em PICS. Ainda, foi desenvolvido como produto técnico um Painel Informativo para divulgação dos principais dados da pesquisa, em diferentes meios, dentro da Regional, para impulsionar as reflexões sobre formação em PICS. O presente estudo aprofundou o tema “PICS” com seus paradigmas e suas conexões, dentro da Coordenadoria Regional em questão, fomentando os arranjos e movimentos de formação em tais práticas sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde.
id URGS_12061c567c5278e99cf4fa3581c4e787
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258585
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Simão, Eloisa da Silveira AzambujaDallegrave, DanielaPiexak, Diéssica Roggia2023-05-26T03:29:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/258585001169478O reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia de promoção à saúde, em sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde, faz da Atenção Primária à Saúde um campo fértil e singular para exploração do tema. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar o perfil dos profissionais atuantes na Atenção Básica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul que possuem experiência e/ou formação em PICS e propor possibilidades de formação na lógica da Educação Permanente em Saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de métodos mistos, exploratório e descritivo de corte transversal, com a coleta sequencial de dados quantitativos, por meio de questionário virtual/online, e qualitativos através de entrevista virtual semiestruturada e síncrona. As etapas de coleta de dados foram durante os meses de maio a outubro de 2022. Na etapa quantitativa participaram 144 profissionais de saúde e na etapa qualitativa 11 profissionais. As análises de dados foram correspondentes aos tipos de pesquisa, na etapa quantitativa, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, com auxílio do SPSS versão 20,0. Na etapa qualitativa os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a Resolução nº 510/2016. O projeto foi aprovado pelo CEP/UFRGS (CAAE 56709922.8.0000.5347, número do parecer 5.526.239) e pela Escola de Saúde Pública/Secretaria Estadual de Saúde/RS (CAAE 56709922.8.3001.5312, número do parecer 5.555.783). Participaram deste estudo 144 (100%) profissionais da saúde de diversas categorias profissionais, sendo com maior representatividade Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Fisioterapeuta; a maioria 130 (90,3%) do sexo feminino, 91 (63,25%) com média salarial de até 2 salários-mínimos e 102 (70,8%) com carga horária de 40 horas semanais. A média de idade dos participantes foi de 41 anos, sendo que 47 (32,6%) possuíam algum tipo de formação em PICS. Identificou-se ainda que 115 (79,9%) dos respondentes possuíam interesse em participar de formação em PICS como ouvintes e, 72 (50%) do total de participantes da pesquisa possuíam interesse em participar de formação em PICS como facilitador compartilhando/trocando experiências. Entre as práticas mais citadas em “formação/experiência”; “interesse em saber mais” e “interesse em compartilhar/trocar”, em comum, destacam-se: Acupuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Imposição de mãos ou Reiki, Meditação e Terapia floral. Resultados da ATD revelaram três categorias principais e sete subcategorias. Destacam-se aqui as três principais: Processos Formativos e a Educação Permanente; A (in)visibilidade das PICS no território; e, A importância da Gestão nos processos de implantação e formação em PICS. Ainda, foi desenvolvido como produto técnico um Painel Informativo para divulgação dos principais dados da pesquisa, em diferentes meios, dentro da Regional, para impulsionar as reflexões sobre formação em PICS. O presente estudo aprofundou o tema “PICS” com seus paradigmas e suas conexões, dentro da Coordenadoria Regional em questão, fomentando os arranjos e movimentos de formação em tais práticas sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde.The recognition of Integrative and Complementary Health Practices (ICHP) as a health promotion strategy, in line with the principles of the Unified Health System, makes Primary Health Care a fertile and unique field for exploring the theme. Thus, the general objective of this study was to analyze the profile of professionals working in Primary Care of the 7th Regional Health Coordination of Rio Grande do Sul who have experience and/or training in ICHP and propose training possibilities in the perspective of Permanent Education in Health. The methodology used was a mixed methods, exploratory and descriptive cross-sectional study, with the sequential collection of quantitative data through a virtual/online questionnaire and qualitative data through a semi-structured and synchronous virtual interview. The data collection stages were from May to October 2022. In the quantitative stage, 144 health professionals participated and in the qualitative stage, 11 professionals. The data analyzes corresponded to the types of research, in the quantitative stage, data were analyzed using descriptive and inferential statistics, with the aid of SPSS version 20.0. In the qualitative stage, data were analyzed using the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi. The ethical aspects were respected in accordance with Resolution No. 510/2016. The project was approved by CEP/UFRGS (CAAE 56709922.8.0000.5347, Deliberation number 5.526.239) and by the Public Health School/State Health Department/RS (CAAE 56709922.8.3001.5312, Deliberation number 5.555.783). 144 (100%) health professionals from different professional categories participated in this study, the most representative being Community Health Agents, Nurses, Nursing Technicians and Physiotherapists; the majority 130 (90.3%) female, 91 (63.25%) with an average salary of up to 2 minimum wages with a workload of 40 hours per week, 102 (70.8%). The average age of the participants was 41 years old, and 47 (32.6%) of them had some type of training in ICHP. It was also identified that 115 (79.9%) of the respondents were interested in participating in ICHP training as listeners, and 50% of the total survey participants were interested in participating in ICHP training as a facilitator sharing/exchanging experiences. Among the most cited practices in “training/experience”; “interest in knowing more” and “interest in sharing/exchanging”, in common, stand out: Acupuncture, Auriculotherapy, Phytotherapy, Laying on of hands or Reiki, Meditation and Floral Therapy. ATD results revealed three main categories and seven subcategories. The three main ones stand out here: Formative Processes and Permanent Education; The (in)visibility of ICHP in the territory; and The importance of Management in the implementation and training processes in ICHP. Furthermore, an Information Panel was developed as a technical product to disseminate the main research data, in different media, within the Regional, to encourage reflections on training in ICHP. The present study deepened the theme “ICHP” with its paradigms and connections, within the Regional Coordination in question, promoting arrangements and training movements in such practices from the perspective of Permanent Education in Health.application/pdfporTerapias complementaresEducação em saúdeEducação interprofissionalSaúde públicaComplementary therapiesHealth educationInterprofessional educationPublic healthProposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169478.pdf.txt001169478.pdf.txtExtracted Texttext/plain131597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258585/2/001169478.pdf.txtb6d09d5a14a03112567cf3b8dc5021bbMD52ORIGINAL001169478.pdfTexto parcialapplication/pdf2132348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258585/1/001169478.pdf298f0f17cee1bec13239fc2504b773feMD5110183/2585852023-05-27 03:41:30.398406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-27T06:41:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
title Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
spellingShingle Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
Simão, Eloisa da Silveira Azambuja
Terapias complementares
Educação em saúde
Educação interprofissional
Saúde pública
Complementary therapies
Health education
Interprofessional education
Public health
title_short Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
title_full Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
title_fullStr Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
title_full_unstemmed Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
title_sort Proposta de formação entre profissionais atuantes na atenção básica sobre práticas integrativas e complementares
author Simão, Eloisa da Silveira Azambuja
author_facet Simão, Eloisa da Silveira Azambuja
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Eloisa da Silveira Azambuja
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dallegrave, Daniela
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Piexak, Diéssica Roggia
contributor_str_mv Dallegrave, Daniela
Piexak, Diéssica Roggia
dc.subject.por.fl_str_mv Terapias complementares
Educação em saúde
Educação interprofissional
Saúde pública
topic Terapias complementares
Educação em saúde
Educação interprofissional
Saúde pública
Complementary therapies
Health education
Interprofessional education
Public health
dc.subject.eng.fl_str_mv Complementary therapies
Health education
Interprofessional education
Public health
description O reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia de promoção à saúde, em sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde, faz da Atenção Primária à Saúde um campo fértil e singular para exploração do tema. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar o perfil dos profissionais atuantes na Atenção Básica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul que possuem experiência e/ou formação em PICS e propor possibilidades de formação na lógica da Educação Permanente em Saúde. A metodologia utilizada foi um estudo de métodos mistos, exploratório e descritivo de corte transversal, com a coleta sequencial de dados quantitativos, por meio de questionário virtual/online, e qualitativos através de entrevista virtual semiestruturada e síncrona. As etapas de coleta de dados foram durante os meses de maio a outubro de 2022. Na etapa quantitativa participaram 144 profissionais de saúde e na etapa qualitativa 11 profissionais. As análises de dados foram correspondentes aos tipos de pesquisa, na etapa quantitativa, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, com auxílio do SPSS versão 20,0. Na etapa qualitativa os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a Resolução nº 510/2016. O projeto foi aprovado pelo CEP/UFRGS (CAAE 56709922.8.0000.5347, número do parecer 5.526.239) e pela Escola de Saúde Pública/Secretaria Estadual de Saúde/RS (CAAE 56709922.8.3001.5312, número do parecer 5.555.783). Participaram deste estudo 144 (100%) profissionais da saúde de diversas categorias profissionais, sendo com maior representatividade Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Fisioterapeuta; a maioria 130 (90,3%) do sexo feminino, 91 (63,25%) com média salarial de até 2 salários-mínimos e 102 (70,8%) com carga horária de 40 horas semanais. A média de idade dos participantes foi de 41 anos, sendo que 47 (32,6%) possuíam algum tipo de formação em PICS. Identificou-se ainda que 115 (79,9%) dos respondentes possuíam interesse em participar de formação em PICS como ouvintes e, 72 (50%) do total de participantes da pesquisa possuíam interesse em participar de formação em PICS como facilitador compartilhando/trocando experiências. Entre as práticas mais citadas em “formação/experiência”; “interesse em saber mais” e “interesse em compartilhar/trocar”, em comum, destacam-se: Acupuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Imposição de mãos ou Reiki, Meditação e Terapia floral. Resultados da ATD revelaram três categorias principais e sete subcategorias. Destacam-se aqui as três principais: Processos Formativos e a Educação Permanente; A (in)visibilidade das PICS no território; e, A importância da Gestão nos processos de implantação e formação em PICS. Ainda, foi desenvolvido como produto técnico um Painel Informativo para divulgação dos principais dados da pesquisa, em diferentes meios, dentro da Regional, para impulsionar as reflexões sobre formação em PICS. O presente estudo aprofundou o tema “PICS” com seus paradigmas e suas conexões, dentro da Coordenadoria Regional em questão, fomentando os arranjos e movimentos de formação em tais práticas sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-26T03:29:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258585
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169478
url http://hdl.handle.net/10183/258585
identifier_str_mv 001169478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258585/2/001169478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258585/1/001169478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6d09d5a14a03112567cf3b8dc5021bb
298f0f17cee1bec13239fc2504b773fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309216913653760