Difração e interferência para professores do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10542 |
Resumo: | Este trabalho é um relato de um projeto visando inserir o estudante do Ensino Médio no contexto da mecânica ondulatória, portal de entrada da física moderna, através de uma abordagem diferenciada enfocando duas das propriedades mais importantes e definidoras de qualquer fenômeno ondulatório, a Difração e a Interferência, assuntos que normalmente não são tratados adequadamente no Ensino Médio. Preparamos, para professores de Física do Ensino Médio, um material instrucional sobre o tema, o qual inclui um hipertexto de apoio, uma seleção de 25 experimentos de baixo custo e uma relação de animações e simulações, acessíveis a partir da Internet, relacionados aos conceitos físicos envolvidos nos experimentos. Este material foi testado em um modelo didático de aulas prevendo uma intensa participação dos estudantes em todas as atividades e incluindo também o trabalho com mapas conceituais em todas as aulas, tanto com objetivos de reforço pedagógico no processo de aprendizagem como na avaliação da evolução cognitiva dos estudantes. O material instrucional desenvolvido como produto deste projeto está disponibilizado no servidor Wiki do Instituto de Física da UFRGS. Apesar deste produto ter sido desenvolvido como material de apoio ao professor, pode ser utilizado como material de consulta por parte dos estudantes. |
id |
URGS_1225ad7b1aee792df6f4e007bdf104da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10542 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vicenzi, ScheilaCunha, Silvio Luiz Souza2007-08-28T05:10:24Z2007http://hdl.handle.net/10183/10542000599121Este trabalho é um relato de um projeto visando inserir o estudante do Ensino Médio no contexto da mecânica ondulatória, portal de entrada da física moderna, através de uma abordagem diferenciada enfocando duas das propriedades mais importantes e definidoras de qualquer fenômeno ondulatório, a Difração e a Interferência, assuntos que normalmente não são tratados adequadamente no Ensino Médio. Preparamos, para professores de Física do Ensino Médio, um material instrucional sobre o tema, o qual inclui um hipertexto de apoio, uma seleção de 25 experimentos de baixo custo e uma relação de animações e simulações, acessíveis a partir da Internet, relacionados aos conceitos físicos envolvidos nos experimentos. Este material foi testado em um modelo didático de aulas prevendo uma intensa participação dos estudantes em todas as atividades e incluindo também o trabalho com mapas conceituais em todas as aulas, tanto com objetivos de reforço pedagógico no processo de aprendizagem como na avaliação da evolução cognitiva dos estudantes. O material instrucional desenvolvido como produto deste projeto está disponibilizado no servidor Wiki do Instituto de Física da UFRGS. Apesar deste produto ter sido desenvolvido como material de apoio ao professor, pode ser utilizado como material de consulta por parte dos estudantes.This monograph is related to a project whose main objective is to insert the high school student in the context of wave mechanics, the entrance to modern Physics. This goal achieved using a peculiar approach of the two main properties which define any ondulatory phenomenon: diffraction and interference. These matters are not usually properly handled at high school. We prepared support material for teachers including several lessons, hypertext, a selection of 25 low cost experiments and web available animations and simulations. These animations are all related to all the physical phenomenon involved in the experiments. This material was extensively tested in a didactic class model, having extensive students participation in all activities, and also including concept maps exercises in all classes. Concept maps were applied as a pedagogic reinforcement on learning process and to evaluate cognitive improvements of the students. The institutional material developed as a product of this available at the Wiki server of UFRGS Physics Institute. Although this product have been developed as support material for teachers, it can also be used as research source for students.application/pdfporEnsino de físicaAprendizagem significativaDifraçãoEnsino médioPhysics teachingSignificant learningDiffraction and InterferenceDifração e interferência para professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2007mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599121.pdf000599121.pdfTexto completoapplication/pdf5544718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10542/1/000599121.pdf28fedaecdb2a97623e1c6fefda501953MD51TEXT000599121.pdf.txt000599121.pdf.txtExtracted Texttext/plain335934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10542/2/000599121.pdf.txtb4ef3d5a47cb43a21aaf9257aa9979b8MD52THUMBNAIL000599121.pdf.jpg000599121.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10542/3/000599121.pdf.jpgf005ce2b228ea7f783c49c35516f7196MD5310183/105422018-10-17 07:25:58.463oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:25:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
title |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
spellingShingle |
Difração e interferência para professores do ensino médio Vicenzi, Scheila Ensino de física Aprendizagem significativa Difração Ensino médio Physics teaching Significant learning Diffraction and Interference |
title_short |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
title_full |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
title_fullStr |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
title_sort |
Difração e interferência para professores do ensino médio |
author |
Vicenzi, Scheila |
author_facet |
Vicenzi, Scheila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicenzi, Scheila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Silvio Luiz Souza |
contributor_str_mv |
Cunha, Silvio Luiz Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem significativa Difração Ensino médio |
topic |
Ensino de física Aprendizagem significativa Difração Ensino médio Physics teaching Significant learning Diffraction and Interference |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Significant learning Diffraction and Interference |
description |
Este trabalho é um relato de um projeto visando inserir o estudante do Ensino Médio no contexto da mecânica ondulatória, portal de entrada da física moderna, através de uma abordagem diferenciada enfocando duas das propriedades mais importantes e definidoras de qualquer fenômeno ondulatório, a Difração e a Interferência, assuntos que normalmente não são tratados adequadamente no Ensino Médio. Preparamos, para professores de Física do Ensino Médio, um material instrucional sobre o tema, o qual inclui um hipertexto de apoio, uma seleção de 25 experimentos de baixo custo e uma relação de animações e simulações, acessíveis a partir da Internet, relacionados aos conceitos físicos envolvidos nos experimentos. Este material foi testado em um modelo didático de aulas prevendo uma intensa participação dos estudantes em todas as atividades e incluindo também o trabalho com mapas conceituais em todas as aulas, tanto com objetivos de reforço pedagógico no processo de aprendizagem como na avaliação da evolução cognitiva dos estudantes. O material instrucional desenvolvido como produto deste projeto está disponibilizado no servidor Wiki do Instituto de Física da UFRGS. Apesar deste produto ter sido desenvolvido como material de apoio ao professor, pode ser utilizado como material de consulta por parte dos estudantes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-08-28T05:10:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10542 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000599121 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10542 |
identifier_str_mv |
000599121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10542/1/000599121.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10542/2/000599121.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10542/3/000599121.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28fedaecdb2a97623e1c6fefda501953 b4ef3d5a47cb43a21aaf9257aa9979b8 f005ce2b228ea7f783c49c35516f7196 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736791840948224 |