Compreensão e produção de timbre no piano : um estudo de caso com pianistas pós-graduandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Nayane Nogueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246500
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar como pianistas em nível de pósgraduação compreendem, explicam e produzem diferentes timbres no piano em obras dos séculos XX e XXI. Para tal, primeiramente, foi apresentada a noção de timbre tanto pela perspectiva de teóricos acústicos quanto pela perspectiva de músicos, pianistas e pedagogos. A investigação também se fundamentou em conceitos da linguística cognitiva, especialmente a tese de Lakoff e Johson (2003) sobre pensamento metafórico, tendo em vista a ampla utilização de um vocabulário calcado em metáforas nos relatos dos participantes. Dois estudos foram delineados. O primeiro contou com a participação de dois pianistas executando um mesmo trecho da obra Vers la flamme de A. Scriabin (c. 1-40), que contém o termo descritivo “sombre”. Neste estudo, um dos participantes já havia estudado a obra no ano anterior à coleta, enquanto que o outro participante aprendeu e executou esses quarenta compassos no momento da coleta. Após uma análise preliminar dos dados coletados, foi levantada a hipótese de que o processo de maturação de uma obra requer tempo e reflexão sobre a prática, e que a produção de timbres está diretamente relacionada ao domínio do pianista sobre o que está sendo executado. Portanto, foram realizados alguns ajustes nos critérios da composição da amostra para o segundo estudo que contou com a participação de três pianistas pós-graduandos. Assim, no momento da coleta, os três participantes se encontravam em fase final de preparação de recitais e, com um tempo mais longo de contato e estudo das obras, demostravam maior competência e domínio do repertório selecionado. Para concluir, os dados indicam que a percepção e a manipulação de timbre no piano nos dois estudos estão intimamente ligadas aos aspectos estruturais da composição, aos parâmetros de performance, às ações corporais e ao pensamento metafórico. Timbre foi identificado como identidade particular de um som, mas também como individualidade de um compositor, de uma obra ou de um performer. A produção de timbres no instrumento foi identificada também como resultado combinado de múltiplos parâmetros de performance, bem como pensamento metafórico e realização de diferentes toques pianísticos e gestos corporais.
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Neste estudo, um dos participantes já havia estudado a obra no ano anterior à coleta, enquanto que o outro participante aprendeu e executou esses quarenta compassos no momento da coleta. Após uma análise preliminar dos dados coletados, foi levantada a hipótese de que o processo de maturação de uma obra requer tempo e reflexão sobre a prática, e que a produção de timbres está diretamente relacionada ao domínio do pianista sobre o que está sendo executado. Portanto, foram realizados alguns ajustes nos critérios da composição da amostra para o segundo estudo que contou com a participação de três pianistas pós-graduandos. Assim, no momento da coleta, os três participantes se encontravam em fase final de preparação de recitais e, com um tempo mais longo de contato e estudo das obras, demostravam maior competência e domínio do repertório selecionado. Para concluir, os dados indicam que a percepção e a manipulação de timbre no piano nos dois estudos estão intimamente ligadas aos aspectos estruturais da composição, aos parâmetros de performance, às ações corporais e ao pensamento metafórico. Timbre foi identificado como identidade particular de um som, mas também como individualidade de um compositor, de uma obra ou de um performer. A produção de timbres no instrumento foi identificada também como resultado combinado de múltiplos parâmetros de performance, bem como pensamento metafórico e realização de diferentes toques pianísticos e gestos corporais.This research aimed to investigate how pianists at the postgraduate level understand, explain and produce different piano timbres in works from the 20th and 21st centuries. To this end, first, the notion of timbre was discussed both from the perspective of acoustic theory and from the perspective of musicians, pianists, and pedagogues. The investigation was also based on concepts of cognitive linguistics, especially Lakoff and Johnson's (2003) thesis on metaphorical thinking, given the wide use of a vocabulary based on metaphors found in the participants' reports. The first of two studies comprised the participation of two pianists playing the same passage from the work Vers la flamme by A. Scriabin (c. 1-40), whose passage contained the descriptive term “sombre”. In this study, one of the participants had studied the work the previous year before the data collection, while the second participant learned and performed the first forty measures of the composition at the time of data collection. After a preliminary analysis of the collected data, the question of time needed for achieving mastery and the ability to produce an intended set of timbres became a relevant part of a hypothesis regarding practice and performance. Therefore, the second study underwent adjustments as far as sampling criteria for both, participants and repertoires. The second study included three postgraduate pianists who, at the time of collection, were at the final stages of preparing recitals, that is, they had already demonstrated proficiency if not mastery in their chosen repertoires. In conclusion, for the two studies data implies that for this sample, the perception and manipulation of timbre at the piano is closely linked to structural aspects of composition, performance parameters, body gestures and metaphorical thinking. Timbre has been identified not only as the defining identity of a sound, but also as the setting of individual traits of a composer in close collaboration with the capabilities and intentions of the performer. The production of timbres in the instrument results from an intricate array of performance parameters, metaphorical thoughts and images as well as the realization of different piano touches and body gestures.application/pdfporScriabin, Alexander, 1872-1915MúsicaTimbre musicalPianoMetáforaPiano timbreTimbreMetaphorCompreensão e produção de timbre no piano : um estudo de caso com pianistas pós-graduandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146883.pdf.txt001146883.pdf.txtExtracted Texttext/plain336946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246500/2/001146883.pdf.txtface01b9d3c9cd12cfb6b2ddc2efd8e9MD52ORIGINAL001146883.pdfTexto completoapplication/pdf7312010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246500/1/001146883.pdf01f127fa1f7873b6d138ec9ba9208383MD5110183/2465002022-08-11 04:42:41.528857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-11T07:42:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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