Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rodrigo Oliveira
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49496
Resumo: A abertura da Internet para fins comerciais e o advento da World Wide Web (WWW) têm sido motivo de inúmeras especulações por parte da mídia de massa, além de estudos pela comunidade acadêmica. Desde o início dos anos 90, quando foi permitida a utilização comercial da Internet (1991), ela tem sido reconhecida como uma tecnologia de grande potencial para mudanças nas organizações. O advento da WWW, quase que simultâneo a esta abertura (1992), reforçou ainda mais este potencial. Desde então a utilização da rede por parte das Empresas tem crescido a um ritmo bastante acelerado. A utilização comercial da WWW no Brasil teve início numa fase posterior, por volta de 1995, sendo que o número de empresas presentes na rede tem aumentado a cada ano. Devido ao pouco tempo desde a efetiva entrada das empresas brasileiras na WWW, poucos estudos acadêmicos foram publicados sobre o assunto. Este trabalho retrata uma pesquisa exploratória de sites web de empresas constantes na lista das 500 maiores e melhores da revista Exame de 1997. Através da revisão e análise de itens de comunicação, informações, marketing, comércio eletrônico e interface ele objetiva mostrar recursos oferecidos pela WWW e a sua utilização, por parte das empresas, no contato com o grande público. Para a consecução dos objetivos foi efetuada uma pesquisa survey, abrangendo uma amostra aleatória de 327 empresas (das quais 101 possuem sites), através de um questionário estruturado previamente testado. Os principais resultados levam a concluir que a maioria das empresas não está explorando as várias possibilidades oferecidas pela WWW. As empresas usuárias empregamna, muitas vezes, de forma semelhante às mídias tradicionais, encontrando-se ainda num estágio inicial em termos da exploração de seu potencial.
id URGS_137ee7bb08f60ec101b38bd5c94900d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49496
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Soares, Rodrigo OliveiraHoppen, Norberto2012-06-09T01:35:42Z1998http://hdl.handle.net/10183/49496000238798A abertura da Internet para fins comerciais e o advento da World Wide Web (WWW) têm sido motivo de inúmeras especulações por parte da mídia de massa, além de estudos pela comunidade acadêmica. Desde o início dos anos 90, quando foi permitida a utilização comercial da Internet (1991), ela tem sido reconhecida como uma tecnologia de grande potencial para mudanças nas organizações. O advento da WWW, quase que simultâneo a esta abertura (1992), reforçou ainda mais este potencial. Desde então a utilização da rede por parte das Empresas tem crescido a um ritmo bastante acelerado. A utilização comercial da WWW no Brasil teve início numa fase posterior, por volta de 1995, sendo que o número de empresas presentes na rede tem aumentado a cada ano. Devido ao pouco tempo desde a efetiva entrada das empresas brasileiras na WWW, poucos estudos acadêmicos foram publicados sobre o assunto. Este trabalho retrata uma pesquisa exploratória de sites web de empresas constantes na lista das 500 maiores e melhores da revista Exame de 1997. Através da revisão e análise de itens de comunicação, informações, marketing, comércio eletrônico e interface ele objetiva mostrar recursos oferecidos pela WWW e a sua utilização, por parte das empresas, no contato com o grande público. Para a consecução dos objetivos foi efetuada uma pesquisa survey, abrangendo uma amostra aleatória de 327 empresas (das quais 101 possuem sites), através de um questionário estruturado previamente testado. Os principais resultados levam a concluir que a maioria das empresas não está explorando as várias possibilidades oferecidas pela WWW. As empresas usuárias empregamna, muitas vezes, de forma semelhante às mídias tradicionais, encontrando-se ainda num estágio inicial em termos da exploração de seu potencial.The opening of the Internet for commercial activities and the advent of World Wide Web (WWW) have been instigating lots of speculations on part of the mass media and many studies by the academic community. Since the early nineties, when the commercial use of the Internet was allowed (1991), it has been recognized as a technology with high potential for changes in organizations, and the development of WWW (1992) reinforced that potential. The commercial use of WWW in Brazil started in a later period, about 1995, and the number of companies in the net has been increasing a lot. Because of the short period of time since the Brazilian companies started to use the WWW, few academic studies were published on this subject. This work is an exploratory research of sites web in the list of 500 larger companies in Brazil, published by Exame magazine in 1997. Through the revision and analysis of communication, information, marketing, electronic commerce and interface items, it shows the resources offered by WWW and its use by the companies, in their contact with the general public. For the attainment of the objectives a survey was made, with an aleatory sample of 327 companies (101 of them with a web site), using a structured and previously tested analyses protocol. The main results are that most of these companies are not exploring the several possibilities offered by the WWW. The companies many times uses the Internet like the traditional medias, and because of that we conclude that brazilian companies are in the early stages in terms of their effective use of the Internet potential in their contact with the general public.application/pdfporInformação : Internet : Pesquisa : Word wide web : Comercio eletronico : Comunicacao : Desenvolvimento organizacionalAspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000238798.pdf000238798.pdfTexto completoapplication/pdf16114698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49496/1/000238798.pdfec86462296ed769699e14f1ee403fd83MD51TEXT000238798.pdf.txt000238798.pdf.txtExtracted Texttext/plain183497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49496/2/000238798.pdf.txt8c3c6b598b72960a8f300363695c3c9cMD52THUMBNAIL000238798.pdf.jpg000238798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49496/3/000238798.pdf.jpgd26e6a6b0defb2cd2367336a9135d3e0MD5310183/494962018-10-09 08:32:57.356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:32:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
title Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
spellingShingle Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
Soares, Rodrigo Oliveira
Informação : Internet : Pesquisa : Word wide web : Comercio eletronico : Comunicacao : Desenvolvimento organizacional
title_short Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
title_full Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
title_fullStr Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
title_full_unstemmed Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
title_sort Aspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites web
author Soares, Rodrigo Oliveira
author_facet Soares, Rodrigo Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rodrigo Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Norberto
contributor_str_mv Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Informação : Internet : Pesquisa : Word wide web : Comercio eletronico : Comunicacao : Desenvolvimento organizacional
topic Informação : Internet : Pesquisa : Word wide web : Comercio eletronico : Comunicacao : Desenvolvimento organizacional
description A abertura da Internet para fins comerciais e o advento da World Wide Web (WWW) têm sido motivo de inúmeras especulações por parte da mídia de massa, além de estudos pela comunidade acadêmica. Desde o início dos anos 90, quando foi permitida a utilização comercial da Internet (1991), ela tem sido reconhecida como uma tecnologia de grande potencial para mudanças nas organizações. O advento da WWW, quase que simultâneo a esta abertura (1992), reforçou ainda mais este potencial. Desde então a utilização da rede por parte das Empresas tem crescido a um ritmo bastante acelerado. A utilização comercial da WWW no Brasil teve início numa fase posterior, por volta de 1995, sendo que o número de empresas presentes na rede tem aumentado a cada ano. Devido ao pouco tempo desde a efetiva entrada das empresas brasileiras na WWW, poucos estudos acadêmicos foram publicados sobre o assunto. Este trabalho retrata uma pesquisa exploratória de sites web de empresas constantes na lista das 500 maiores e melhores da revista Exame de 1997. Através da revisão e análise de itens de comunicação, informações, marketing, comércio eletrônico e interface ele objetiva mostrar recursos oferecidos pela WWW e a sua utilização, por parte das empresas, no contato com o grande público. Para a consecução dos objetivos foi efetuada uma pesquisa survey, abrangendo uma amostra aleatória de 327 empresas (das quais 101 possuem sites), através de um questionário estruturado previamente testado. Os principais resultados levam a concluir que a maioria das empresas não está explorando as várias possibilidades oferecidas pela WWW. As empresas usuárias empregamna, muitas vezes, de forma semelhante às mídias tradicionais, encontrando-se ainda num estágio inicial em termos da exploração de seu potencial.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-09T01:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49496
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000238798
url http://hdl.handle.net/10183/49496
identifier_str_mv 000238798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49496/1/000238798.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49496/2/000238798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49496/3/000238798.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec86462296ed769699e14f1ee403fd83
8c3c6b598b72960a8f300363695c3c9c
d26e6a6b0defb2cd2367336a9135d3e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309017769148416