Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backendorf, Viviane Raquel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25221
Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que abordasse o tema das medidas de comprimento e área, numa turma da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental. Decidiu-se desenvolver essa pesquisa em virtude de dificuldades apresentadas por alunos de Ensino Médio e egressos das escolas, relacionadas ao tema das grandezas e medidas. Este tema esteve presente em algum momento de seu processo de escolarização. Acredita-se que as incompreensões dos conceitos estejam relacionadas a um ensino baseado na utilização e memorização de regras e fórmulas. Elaborou-se, então, uma proposta de ensino apostando na construção dos conceitos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, onde inicia-se o estudo dos conceitos de grandezas e medidas. A pesquisa foi desenvolvida como estudo de caso, e a sequência didática foi aplicada numa turma de quarta série de uma escola municipal do município de Travesseiro, Rio Grande do Sul. Durante todo o processo de construção, implementação e avaliação da sequência, recorreu-se a estudos que tratam do ato de medir, da construção de conceitos, da utilização das estruturas multiplicativas e do desenvolvimento cognitivo das crianças para compreender e analisar as estratégias e os métodos utilizados pelos alunos envolvidos na pesquisa para resolver determinadas situações. Analisando os resultados, verificou-se que é possível promover a compreensão e construir o conceito de medida com alunos da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental.
id URGS_13df3c58fc77eba0d9535864dd9fe911
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25221
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Backendorf, Viviane RaquelBurigo, Elisabete Zardo2010-08-25T04:18:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/25221000752787O objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que abordasse o tema das medidas de comprimento e área, numa turma da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental. Decidiu-se desenvolver essa pesquisa em virtude de dificuldades apresentadas por alunos de Ensino Médio e egressos das escolas, relacionadas ao tema das grandezas e medidas. Este tema esteve presente em algum momento de seu processo de escolarização. Acredita-se que as incompreensões dos conceitos estejam relacionadas a um ensino baseado na utilização e memorização de regras e fórmulas. Elaborou-se, então, uma proposta de ensino apostando na construção dos conceitos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, onde inicia-se o estudo dos conceitos de grandezas e medidas. A pesquisa foi desenvolvida como estudo de caso, e a sequência didática foi aplicada numa turma de quarta série de uma escola municipal do município de Travesseiro, Rio Grande do Sul. Durante todo o processo de construção, implementação e avaliação da sequência, recorreu-se a estudos que tratam do ato de medir, da construção de conceitos, da utilização das estruturas multiplicativas e do desenvolvimento cognitivo das crianças para compreender e analisar as estratégias e os métodos utilizados pelos alunos envolvidos na pesquisa para resolver determinadas situações. Analisando os resultados, verificou-se que é possível promover a compreensão e construir o conceito de medida com alunos da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental.The objective of this work was to elaborate, to apply and to analyze a didactic sequence to approach the theme of the length and area measures, in a group of the fourth grade (fifth year) of the Elementary School. The difficulties presented by students of the High School and egress of the schools, related to the theme of the greatness and measures, that motivated the research. This theme was present in some moments of their scholarship process. It is believed that the incomprehensions of the concepts are related to a teaching based on the use and memorization of rules and formulas. There was elaborated, then, a teaching proposal betting in the construction of the concepts from the first series of the Elementary School, where the student begins the study of the concepts of greatness and measures. The research was developed as a case study, and the didactic sequence was applied in a group of the fourth grade of a municipal school of the municipal district of Travesseiro, Rio Grande do Sul. During the whole construction process, implementation and evaluation of the sequence, we referred to studies that treat of the act of measuring, the construction of concepts, the use of the multiplicative structures and the children's cognitive development to understand and to analyze the strategies and the methods used by the students involved in the research to solve certain situations. Analyzing the results, it was verified that it is possible to promote the understanding and to build the measure concept with students of the fourth grade (fifth year) of the Elementary School.application/pdfporEnsino da matematicaMedidas de superficieEnsino fundamentalEducação MatemáticaTeaching-learning of measuresConstruction of the concepts of greatness and measuresMultiplicative structuresTeaching of mathematicsMathematical educationUma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000752787.pdf000752787.pdfTexto completoapplication/pdf1341475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25221/1/000752787.pdfd851ac17d6ae5c554affa679f0825de4MD51TEXT000752787.pdf.txt000752787.pdf.txtExtracted Texttext/plain316201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25221/2/000752787.pdf.txt130604929ee6a9e16f29295cd07b7be9MD52THUMBNAIL000752787.pdf.jpg000752787.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25221/3/000752787.pdf.jpg23228e39fc174791887fcfc20c953cdfMD5310183/252212018-10-08 08:24:50.685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:24:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
spellingShingle Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Backendorf, Viviane Raquel
Ensino da matematica
Medidas de superficie
Ensino fundamental
Educação Matemática
Teaching-learning of measures
Construction of the concepts of greatness and measures
Multiplicative structures
Teaching of mathematics
Mathematical education
title_short Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_fullStr Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_sort Uma sequência didática de medidas de comprimento e superfície no 5º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
author Backendorf, Viviane Raquel
author_facet Backendorf, Viviane Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backendorf, Viviane Raquel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
Medidas de superficie
Ensino fundamental
Educação Matemática
topic Ensino da matematica
Medidas de superficie
Ensino fundamental
Educação Matemática
Teaching-learning of measures
Construction of the concepts of greatness and measures
Multiplicative structures
Teaching of mathematics
Mathematical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning of measures
Construction of the concepts of greatness and measures
Multiplicative structures
Teaching of mathematics
Mathematical education
description O objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que abordasse o tema das medidas de comprimento e área, numa turma da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental. Decidiu-se desenvolver essa pesquisa em virtude de dificuldades apresentadas por alunos de Ensino Médio e egressos das escolas, relacionadas ao tema das grandezas e medidas. Este tema esteve presente em algum momento de seu processo de escolarização. Acredita-se que as incompreensões dos conceitos estejam relacionadas a um ensino baseado na utilização e memorização de regras e fórmulas. Elaborou-se, então, uma proposta de ensino apostando na construção dos conceitos desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, onde inicia-se o estudo dos conceitos de grandezas e medidas. A pesquisa foi desenvolvida como estudo de caso, e a sequência didática foi aplicada numa turma de quarta série de uma escola municipal do município de Travesseiro, Rio Grande do Sul. Durante todo o processo de construção, implementação e avaliação da sequência, recorreu-se a estudos que tratam do ato de medir, da construção de conceitos, da utilização das estruturas multiplicativas e do desenvolvimento cognitivo das crianças para compreender e analisar as estratégias e os métodos utilizados pelos alunos envolvidos na pesquisa para resolver determinadas situações. Analisando os resultados, verificou-se que é possível promover a compreensão e construir o conceito de medida com alunos da quarta série (quinto ano) do Ensino Fundamental.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752787
url http://hdl.handle.net/10183/25221
identifier_str_mv 000752787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25221/1/000752787.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25221/2/000752787.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25221/3/000752787.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d851ac17d6ae5c554affa679f0825de4
130604929ee6a9e16f29295cd07b7be9
23228e39fc174791887fcfc20c953cdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085180621193216