Mafalda : uma análise textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fabiano Didio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11400
Resumo: Este trabalho aborda questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Lingüística Textual, bem como aspectos da heterogeneidade apresentados por Jaqueline Authier-Revuz. A pesquisa tem como corpus de análise a obra Toda Mafalda, uma coletânea de histórias em quadrinhos, apresentada em forma de tiras, do autor Joaquín Salvador Lavado. Busca-se, através dessas análises, caracterizar alguns elementos da textualidade apresentados na construção de textos dialogais representados pelas tiras. Para situar melhor essa análise, é apresentado, inicialmente, um panorama geral da Lingüística Textual, das histórias em quadrinhos e da própria obra Mafalda. Como conclusão, são sugeridas estratégias e atividades relativas à aplicação de algumas das teorias analisadas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
id URGS_13e80d4427d083cf0d58ba31191e1238
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11400
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Medeiros, Fabiano DidioOrtiz, Elsa Maria Nitsche2007-12-29T05:11:08Z2007http://hdl.handle.net/10183/11400000611529Este trabalho aborda questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Lingüística Textual, bem como aspectos da heterogeneidade apresentados por Jaqueline Authier-Revuz. A pesquisa tem como corpus de análise a obra Toda Mafalda, uma coletânea de histórias em quadrinhos, apresentada em forma de tiras, do autor Joaquín Salvador Lavado. Busca-se, através dessas análises, caracterizar alguns elementos da textualidade apresentados na construção de textos dialogais representados pelas tiras. Para situar melhor essa análise, é apresentado, inicialmente, um panorama geral da Lingüística Textual, das histórias em quadrinhos e da própria obra Mafalda. Como conclusão, são sugeridas estratégias e atividades relativas à aplicação de algumas das teorias analisadas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.Este trabajo abarca cuestiones relacionadas a la textualidad desarrolladas por la Lingüística Textual bien como aspectos de la heterogeneidad presentados por Jaqueline Authier-revuz. La investigación tiene como corpus de análisis la obra Toda Mafalda, una coletánea de historietas presentada en forma de tiras del autor Joaquín Salvador Lavado. Se busca, a través de estos análisis, caracterizar algunos elementos de la textualidad presentados en la construcción de textos dialogales representados por las tiras. Es presentado antes, para mejor ubicar este análisis, un panorama general de la Lingüística Textual, de las historietas y de la propia Mafalda. Como término, son sugeridas estrategias y actividades relacionadas a la aplicabilidad de algunas teorías analizadas en el proceso de enseñaza y aprendizaje de la lengua portuguesa.application/pdfporLinguística textualHistória em quadrinhosEnsino e aprendizagemAnálise do discursoLíngua portuguesaMafaldaTextualidadLingüística textualHeterogeneidadMafalda : uma análise textualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000611529.pdf000611529.pdfTexto completoapplication/pdf1792751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11400/1/000611529.pdf30ebf31db5c29a4a3ee13cf92f05a4d0MD51TEXT000611529.pdf.txt000611529.pdf.txtExtracted Texttext/plain183089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11400/2/000611529.pdf.txt55922101eeef4d8dad4ef325ba2de843MD52THUMBNAIL000611529.pdf.jpg000611529.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11400/3/000611529.pdf.jpgb4875fc8dcfda3d7d8852ac6d533146fMD5310183/114002018-10-16 08:53:43.791oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:53:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mafalda : uma análise textual
title Mafalda : uma análise textual
spellingShingle Mafalda : uma análise textual
Medeiros, Fabiano Didio
Linguística textual
História em quadrinhos
Ensino e aprendizagem
Análise do discurso
Língua portuguesa
Mafalda
Textualidad
Lingüística textual
Heterogeneidad
title_short Mafalda : uma análise textual
title_full Mafalda : uma análise textual
title_fullStr Mafalda : uma análise textual
title_full_unstemmed Mafalda : uma análise textual
title_sort Mafalda : uma análise textual
author Medeiros, Fabiano Didio
author_facet Medeiros, Fabiano Didio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Fabiano Didio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ortiz, Elsa Maria Nitsche
contributor_str_mv Ortiz, Elsa Maria Nitsche
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística textual
História em quadrinhos
Ensino e aprendizagem
Análise do discurso
Língua portuguesa
topic Linguística textual
História em quadrinhos
Ensino e aprendizagem
Análise do discurso
Língua portuguesa
Mafalda
Textualidad
Lingüística textual
Heterogeneidad
dc.subject.spa.fl_str_mv Mafalda
Textualidad
Lingüística textual
Heterogeneidad
description Este trabalho aborda questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Lingüística Textual, bem como aspectos da heterogeneidade apresentados por Jaqueline Authier-Revuz. A pesquisa tem como corpus de análise a obra Toda Mafalda, uma coletânea de histórias em quadrinhos, apresentada em forma de tiras, do autor Joaquín Salvador Lavado. Busca-se, através dessas análises, caracterizar alguns elementos da textualidade apresentados na construção de textos dialogais representados pelas tiras. Para situar melhor essa análise, é apresentado, inicialmente, um panorama geral da Lingüística Textual, das histórias em quadrinhos e da própria obra Mafalda. Como conclusão, são sugeridas estratégias e atividades relativas à aplicação de algumas das teorias analisadas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-12-29T05:11:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11400
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000611529
url http://hdl.handle.net/10183/11400
identifier_str_mv 000611529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11400/1/000611529.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11400/2/000611529.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11400/3/000611529.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30ebf31db5c29a4a3ee13cf92f05a4d0
55922101eeef4d8dad4ef325ba2de843
b4875fc8dcfda3d7d8852ac6d533146f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085108837777408