Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastiani, Ederson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249118
Resumo: A sociedade atual demanda que seus integrantes sejam capazes de se expressar por meio das duas habilidades de escrita em diferentes contextos. No âmbito do ensino superior, por exemplo, os alunos são instigados a escreverem textos de acordo com diversos gêneros acadêmicocientíficos, o que caracteriza a escrita, agora dita acadêmica, como uma competência associada ao bem estar do aluno e à sua permanência e êxito. Todavia, escrever é uma tarefa complexa que não exige apenas o conhecimento sobre a linguagem, mas habilidades cognitivas de memória e pensamento e é notório que os escritores, principalmente iniciantes, como os alunos ingressantes na graduação, apresentam dificuldades para organizar, escrever e revisar textos mais elaborados do que os produtos escritos no dia-a-dia ou do que textos trabalhados em níveis de educação anteriores. Para a escrita de um projeto de pesquisa, objeto deste estudo, os alunos precisam aprender diversos conceitos e normas acadêmicas envolvidas na elaboração deste gênero, além de serem capazes de gerenciar essa ampla gama de informações durante o processo de escrita. Uma das maneiras de beneficiar o processo de escrita acadêmica e aprimorar as habilidades dos escritores é através da utilização de estratégias de escrita que tenham capacidade de gerenciar os processos cognitivos de escrita, quais sejam, planejamento, tradução e revisão. Neste sentido, este trabalho procurou investigar como uma ferramenta computacional, apoiada por técnicas de mineração de texto, pode qualificar a escrita de projetos de pesquisa atuando no processo de revisão textual. Para isso, foi realizado um experimento com estudantes do ensino superior com a utilização do sistema desenvolvido. Os dados gerados a partir deste experimento foram coletados por meio de entrevistas com os estudantes, com um professor e dos registros do sistema, sendo analisados em três prismas: a percepção do estudante enquanto recurso pedagógico; a visão de um professor, enquanto ferramenta complementar de ensino à escrita; e, análise da acurácia das avaliações do sistema quando comparadas à avaliação humana. Os resultados obtidos demonstraram que a investigação foi rica de possibilidades pedagógicas visando a autonomia do aluno, uma vez que os alunos puderam escrever os seus textos, receber feedbacks reflexivos e positivos e dicas de melhoria, podendo tomar as suas decisões com autonomia e auto responsabilidade, sem a dependência de intervenção direta de um professor.
id URGS_1411ec2c5b385470de0d9f9c7c65b580
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249118
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bastiani, EdersonReategui, Eliseo Berni2022-09-17T05:11:10Z2022http://hdl.handle.net/10183/249118001150010A sociedade atual demanda que seus integrantes sejam capazes de se expressar por meio das duas habilidades de escrita em diferentes contextos. No âmbito do ensino superior, por exemplo, os alunos são instigados a escreverem textos de acordo com diversos gêneros acadêmicocientíficos, o que caracteriza a escrita, agora dita acadêmica, como uma competência associada ao bem estar do aluno e à sua permanência e êxito. Todavia, escrever é uma tarefa complexa que não exige apenas o conhecimento sobre a linguagem, mas habilidades cognitivas de memória e pensamento e é notório que os escritores, principalmente iniciantes, como os alunos ingressantes na graduação, apresentam dificuldades para organizar, escrever e revisar textos mais elaborados do que os produtos escritos no dia-a-dia ou do que textos trabalhados em níveis de educação anteriores. Para a escrita de um projeto de pesquisa, objeto deste estudo, os alunos precisam aprender diversos conceitos e normas acadêmicas envolvidas na elaboração deste gênero, além de serem capazes de gerenciar essa ampla gama de informações durante o processo de escrita. Uma das maneiras de beneficiar o processo de escrita acadêmica e aprimorar as habilidades dos escritores é através da utilização de estratégias de escrita que tenham capacidade de gerenciar os processos cognitivos de escrita, quais sejam, planejamento, tradução e revisão. Neste sentido, este trabalho procurou investigar como uma ferramenta computacional, apoiada por técnicas de mineração de texto, pode qualificar a escrita de projetos de pesquisa atuando no processo de revisão textual. Para isso, foi realizado um experimento com estudantes do ensino superior com a utilização do sistema desenvolvido. Os dados gerados a partir deste experimento foram coletados por meio de entrevistas com os estudantes, com um professor e dos registros do sistema, sendo analisados em três prismas: a percepção do estudante enquanto recurso pedagógico; a visão de um professor, enquanto ferramenta complementar de ensino à escrita; e, análise da acurácia das avaliações do sistema quando comparadas à avaliação humana. Os resultados obtidos demonstraram que a investigação foi rica de possibilidades pedagógicas visando a autonomia do aluno, uma vez que os alunos puderam escrever os seus textos, receber feedbacks reflexivos e positivos e dicas de melhoria, podendo tomar as suas decisões com autonomia e auto responsabilidade, sem a dependência de intervenção direta de um professor.The current society demands that its members be able to express themselves through both writing skills in different contexts. In higher education, for example, students are encouraged to write texts according to different academic-scientific genres, which characterizes writing, now called academic, as a competence associated with the student's well-being and his permanence and success. However, writing is a complex task that not only requires knowledge about language, but cognitive skills of memory and thinking, and it is well known that writers, especially beginners, such as undergraduate students, have difficulties in organizing, writing and revising texts. more elaborate than products written in everyday life or texts worked on at earlier levels of education. For the writing of a research project, object of this study, students need to learn several concepts and academic norms involved in the elaboration of this genre, in addition to being able to manage this wide range of information during the writing process. One of the ways to benefit the academic writing process and improve writers' skills is through the use of writing strategies that are able to manage the cognitive processes of writing, namely planning, translation and proofreading. In this sense, this work sought to investigate how a computational tool, supported by text mining techniques, can qualify the writing of research projects acting in the textual review process. For this, an experiment was carried out with higher education students using the developed system. The data generated from this experiment were collected through interviews with students, a teacher and system records, being analyzed in three prisms: the student's perception as a pedagogical resource; a teacher's vision, as a complementary teaching tool to writing; and, analysis of the accuracy of system evaluations when compared to human evaluation. The results obtained showed that the investigation was rich in pedagogical possibilities aimed at student autonomy, since students were able to write their texts, receive reflective and positive feedback and improvement tips, being able to make their decisions with autonomy and self-responsibility, without reliance on the direct intervention of a teacher.application/pdfporProjeto de pesquisaEscrita acadêmicaMineração de textoAcademic writing processResearch projectText miningDesenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150010.pdf.txt001150010.pdf.txtExtracted Texttext/plain238633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249118/2/001150010.pdf.txt258601e4808186d460bae970a8d47fbaMD52ORIGINAL001150010.pdfTexto completoapplication/pdf12110854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249118/1/001150010.pdff7b9a87226990190772a8f6c5de4266dMD5110183/2491182022-09-18 04:48:21.289759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
title Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
spellingShingle Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
Bastiani, Ederson
Projeto de pesquisa
Escrita acadêmica
Mineração de texto
Academic writing process
Research project
Text mining
title_short Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
title_full Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
title_fullStr Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
title_sort Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
author Bastiani, Ederson
author_facet Bastiani, Ederson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastiani, Ederson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de pesquisa
Escrita acadêmica
Mineração de texto
topic Projeto de pesquisa
Escrita acadêmica
Mineração de texto
Academic writing process
Research project
Text mining
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic writing process
Research project
Text mining
description A sociedade atual demanda que seus integrantes sejam capazes de se expressar por meio das duas habilidades de escrita em diferentes contextos. No âmbito do ensino superior, por exemplo, os alunos são instigados a escreverem textos de acordo com diversos gêneros acadêmicocientíficos, o que caracteriza a escrita, agora dita acadêmica, como uma competência associada ao bem estar do aluno e à sua permanência e êxito. Todavia, escrever é uma tarefa complexa que não exige apenas o conhecimento sobre a linguagem, mas habilidades cognitivas de memória e pensamento e é notório que os escritores, principalmente iniciantes, como os alunos ingressantes na graduação, apresentam dificuldades para organizar, escrever e revisar textos mais elaborados do que os produtos escritos no dia-a-dia ou do que textos trabalhados em níveis de educação anteriores. Para a escrita de um projeto de pesquisa, objeto deste estudo, os alunos precisam aprender diversos conceitos e normas acadêmicas envolvidas na elaboração deste gênero, além de serem capazes de gerenciar essa ampla gama de informações durante o processo de escrita. Uma das maneiras de beneficiar o processo de escrita acadêmica e aprimorar as habilidades dos escritores é através da utilização de estratégias de escrita que tenham capacidade de gerenciar os processos cognitivos de escrita, quais sejam, planejamento, tradução e revisão. Neste sentido, este trabalho procurou investigar como uma ferramenta computacional, apoiada por técnicas de mineração de texto, pode qualificar a escrita de projetos de pesquisa atuando no processo de revisão textual. Para isso, foi realizado um experimento com estudantes do ensino superior com a utilização do sistema desenvolvido. Os dados gerados a partir deste experimento foram coletados por meio de entrevistas com os estudantes, com um professor e dos registros do sistema, sendo analisados em três prismas: a percepção do estudante enquanto recurso pedagógico; a visão de um professor, enquanto ferramenta complementar de ensino à escrita; e, análise da acurácia das avaliações do sistema quando comparadas à avaliação humana. Os resultados obtidos demonstraram que a investigação foi rica de possibilidades pedagógicas visando a autonomia do aluno, uma vez que os alunos puderam escrever os seus textos, receber feedbacks reflexivos e positivos e dicas de melhoria, podendo tomar as suas decisões com autonomia e auto responsabilidade, sem a dependência de intervenção direta de um professor.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-17T05:11:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249118
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150010
url http://hdl.handle.net/10183/249118
identifier_str_mv 001150010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249118/2/001150010.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249118/1/001150010.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 258601e4808186d460bae970a8d47fba
f7b9a87226990190772a8f6c5de4266d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085596448686080