Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276610 |
Resumo: | A avaliação estética é uma ferramenta decisória essencial no processo composicional, no qual, constantemente, possibilidades imaginadas passam por avaliações que as validam, descartam ou modificam. O objetivo central da investigação empreendida neste trabalho foi o de buscar uma abordagem teórica que colocasse esta faceta do fazer composicional no centro da discussão, em especial as avaliações que se dão com base na escuta, seja ela interna, por solfejo, ou factual, com auxílio de instrumento ou playback. Para isso, com base em textos da crítica, cognição e psicologia da música, é apresentado um conjunto de conceitos relevantes para descrição da experiência de escuta musical, tais como continuidade/descontinuidade, direcionalidade, linearidade, não-linearidade e dramaticidade. A partir deste ferramental teórico trata-se de casos práticos, tomando como exemplo peças do autor compostas durante o doutoramento e é explorado um discurso crítico-analítico que busca descrever os diferentes resultados estético-musicais e verbalizar avaliações pertinentes às decisões composicionais. |
id |
URGS_14270a1f5b4697ab576cc1f63eff0651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276610 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Jeferson Colling daChaves, Celso Giannetti Loureiro2024-07-19T06:23:22Z2024http://hdl.handle.net/10183/276610001206575A avaliação estética é uma ferramenta decisória essencial no processo composicional, no qual, constantemente, possibilidades imaginadas passam por avaliações que as validam, descartam ou modificam. O objetivo central da investigação empreendida neste trabalho foi o de buscar uma abordagem teórica que colocasse esta faceta do fazer composicional no centro da discussão, em especial as avaliações que se dão com base na escuta, seja ela interna, por solfejo, ou factual, com auxílio de instrumento ou playback. Para isso, com base em textos da crítica, cognição e psicologia da música, é apresentado um conjunto de conceitos relevantes para descrição da experiência de escuta musical, tais como continuidade/descontinuidade, direcionalidade, linearidade, não-linearidade e dramaticidade. A partir deste ferramental teórico trata-se de casos práticos, tomando como exemplo peças do autor compostas durante o doutoramento e é explorado um discurso crítico-analítico que busca descrever os diferentes resultados estético-musicais e verbalizar avaliações pertinentes às decisões composicionais.Aesthetic evaluation plays a crucial role in the decision-making process of musical composition. It involves constantly assessing imagined possibilities to either validate, discard, or modify them. The main focus of the research in this work was to explore a theoretical approach that places this aspect of musical composition at the center of discussion, especially the evaluations based on listening—whether internal through solfege or with the assistance of instruments or playback. Drawing from insights in music criticism, cognition, and psychology, a set of relevant concepts is introduced to describe the experience of musical listening. These concepts include continuity/discontinuity, directionality, linearity, non-linearity, and dramaticity. Using this theoretical framework, practical cases are examined, with examples from pieces composed by the author during his doctoral studies. The analysis involves a critical and analytical discussion aiming to describe various aesthetic-musical outcomes and articulate evaluations relevant to compositional decisions.application/pdfporComposição musicalEscutaEstetica : MusicaAvaliaçãoMusical compositionMusical listeningAesthetic evaluationComposição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do comporinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206575.pdf.txt001206575.pdf.txtExtracted Texttext/plain625494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276610/2/001206575.pdf.txt56157b0b7c168ee8b762a36b6c352c7eMD52ORIGINAL001206575.pdfTexto completoapplication/pdf12866456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276610/1/001206575.pdf9b11cba160479ef906421a5f2127ced3MD5110183/2766102024-07-20 06:23:59.805755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:23:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
title |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
spellingShingle |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor Silva, Jeferson Colling da Composição musical Escuta Estetica : Musica Avaliação Musical composition Musical listening Aesthetic evaluation |
title_short |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
title_full |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
title_fullStr |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
title_full_unstemmed |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
title_sort |
Composição, escuta e avaliação estética : análise-crítica como ferramenta na prática e teorização do compor |
author |
Silva, Jeferson Colling da |
author_facet |
Silva, Jeferson Colling da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jeferson Colling da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
contributor_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composição musical Escuta Estetica : Musica Avaliação |
topic |
Composição musical Escuta Estetica : Musica Avaliação Musical composition Musical listening Aesthetic evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical composition Musical listening Aesthetic evaluation |
description |
A avaliação estética é uma ferramenta decisória essencial no processo composicional, no qual, constantemente, possibilidades imaginadas passam por avaliações que as validam, descartam ou modificam. O objetivo central da investigação empreendida neste trabalho foi o de buscar uma abordagem teórica que colocasse esta faceta do fazer composicional no centro da discussão, em especial as avaliações que se dão com base na escuta, seja ela interna, por solfejo, ou factual, com auxílio de instrumento ou playback. Para isso, com base em textos da crítica, cognição e psicologia da música, é apresentado um conjunto de conceitos relevantes para descrição da experiência de escuta musical, tais como continuidade/descontinuidade, direcionalidade, linearidade, não-linearidade e dramaticidade. A partir deste ferramental teórico trata-se de casos práticos, tomando como exemplo peças do autor compostas durante o doutoramento e é explorado um discurso crítico-analítico que busca descrever os diferentes resultados estético-musicais e verbalizar avaliações pertinentes às decisões composicionais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-19T06:23:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276610 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001206575 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276610 |
identifier_str_mv |
001206575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276610/2/001206575.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276610/1/001206575.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56157b0b7c168ee8b762a36b6c352c7e 9b11cba160479ef906421a5f2127ced3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085646733148160 |