Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Humberto Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13748
Resumo: O saber operário, no caso estudado nesta tese, nasce na família, no trabalho e nas escolas profissionalizantes, reproduz-se pelas relações familiares e disseminase através dos ambientes de trabalho dos membros da família. A reprodução no seio da família não é reprodução simples, mas reprodução ampliada e sofisticada, uma vez que, de um lado, o mundo da produção tem evoluído de um mercado primordialmente de bens tangíveis para um mercado que privilegia bens intangíveis; de outro lado, os sujeitos das novas gerações não se vinculam necessariamente ao ambiente do trabalho físico ou fabril, mas diversificam suas inserções, inclusive no mundo docente e acadêmico. O caso estudado é a Família Dornelles, tomando como membro fundador Armando Dornelles e focando o pensamento e a ação de sua filha Leni Vieira Dornelles e de sua neta Amanda Eccel Dornelles, ambas pedagogas com estudos pós-graduados. As entrevistas realizadas com esses três membros da Família Dornelles permitem concluir que é possível afirmar a existência de uma pedagogia intergeracional na família, estruturada sobre cinco pilares: responsabilidade, respeito, honestidade, amorosidade e solidariedade. Adicionalmente, é possível concluir que o pensamento gerado na família operária amplia-se e dissemina-se através da ação dos seus membros nos respectivos ambientes de trabalho. Privilegia-se, para a investigação, dois membros docentes, e o que se constata é que uma das possíveis conexões pedagógicas do pensamento operário se dá pela ação docente, de pesquisa e de extensão. Os valores adquiridos na família acompanham os sujeitos em sua vida adulta e são operacionalizados e disseminados através da prática acadêmica no âmbito da Universidade e nos eventos profissionais e científicos internos ou externos à instituição onde se dá o vínculo profissional. As entrevistas permitem, também, detectar que, entre as três dimensões – operário, gaúcho, negro – o ser negro, na Família Dornelles, tem menor peso específico do que ser gaúcho ou ser operário (trabalhador). Ser gente vem primeiro, depois vem o ser operário (trabalhador), ser gaúcho, ser negro. Cada uma destas dimensões da cultura e da personalidade dos sujeitos pesquisados participa do seu condicionamento social, todavia o que os impulsiona é o sentir-se em condição de disputa com outros que nasceram privilegiados pela cor ou situação econômico-social. A condição genérica do humano é que dá consistência à formulação e vivência dos valores, subsidiada pela situação de classe, etnia e pertencimento territorial. Estudos como este, têm uma forte referência na contribuição de Boaventura Sousa Santos e Carlo Ginzburg, que, respectivamente, nos seus estudos “Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado” e “El queso y los gusanos”, conectam um foco a um período histórico. Santos preocupa-se em produzir, a partir da ausência, a emergência do sujeito. Ginzburb propõe um método de estudo de caso em que busca relações genéricas com totalidades, permitindo abstrair generalidades, sem com isto ter a pretensão de obter generalizações, que, supostamente, seriam válidas para outras circunstâncias, concomitantes no tempo ou no espaço de ocorrência do caso em estudo.
id URGS_1428550305c601e8cc97c63e8ac69067
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13748
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cunha, Humberto RochaFischer, Nilton Bueno2008-08-27T04:13:12Z2008http://hdl.handle.net/10183/13748000649075O saber operário, no caso estudado nesta tese, nasce na família, no trabalho e nas escolas profissionalizantes, reproduz-se pelas relações familiares e disseminase através dos ambientes de trabalho dos membros da família. A reprodução no seio da família não é reprodução simples, mas reprodução ampliada e sofisticada, uma vez que, de um lado, o mundo da produção tem evoluído de um mercado primordialmente de bens tangíveis para um mercado que privilegia bens intangíveis; de outro lado, os sujeitos das novas gerações não se vinculam necessariamente ao ambiente do trabalho físico ou fabril, mas diversificam suas inserções, inclusive no mundo docente e acadêmico. O caso estudado é a Família Dornelles, tomando como membro fundador Armando Dornelles e focando o pensamento e a ação de sua filha Leni Vieira Dornelles e de sua neta Amanda Eccel Dornelles, ambas pedagogas com estudos pós-graduados. As entrevistas realizadas com esses três membros da Família Dornelles permitem concluir que é possível afirmar a existência de uma pedagogia intergeracional na família, estruturada sobre cinco pilares: responsabilidade, respeito, honestidade, amorosidade e solidariedade. Adicionalmente, é possível concluir que o pensamento gerado na família operária amplia-se e dissemina-se através da ação dos seus membros nos respectivos ambientes de trabalho. Privilegia-se, para a investigação, dois membros docentes, e o que se constata é que uma das possíveis conexões pedagógicas do pensamento operário se dá pela ação docente, de pesquisa e de extensão. Os valores adquiridos na família acompanham os sujeitos em sua vida adulta e são operacionalizados e disseminados através da prática acadêmica no âmbito da Universidade e nos eventos profissionais e científicos internos ou externos à instituição onde se dá o vínculo profissional. As entrevistas permitem, também, detectar que, entre as três dimensões – operário, gaúcho, negro – o ser negro, na Família Dornelles, tem menor peso específico do que ser gaúcho ou ser operário (trabalhador). Ser gente vem primeiro, depois vem o ser operário (trabalhador), ser gaúcho, ser negro. Cada uma destas dimensões da cultura e da personalidade dos sujeitos pesquisados participa do seu condicionamento social, todavia o que os impulsiona é o sentir-se em condição de disputa com outros que nasceram privilegiados pela cor ou situação econômico-social. A condição genérica do humano é que dá consistência à formulação e vivência dos valores, subsidiada pela situação de classe, etnia e pertencimento territorial. Estudos como este, têm uma forte referência na contribuição de Boaventura Sousa Santos e Carlo Ginzburg, que, respectivamente, nos seus estudos “Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado” e “El queso y los gusanos”, conectam um foco a um período histórico. Santos preocupa-se em produzir, a partir da ausência, a emergência do sujeito. Ginzburb propõe um método de estudo de caso em que busca relações genéricas com totalidades, permitindo abstrair generalidades, sem com isto ter a pretensão de obter generalizações, que, supostamente, seriam válidas para outras circunstâncias, concomitantes no tempo ou no espaço de ocorrência do caso em estudo.The workers knowledge case studied in this thesis is born in the family, in vocational schools and at work settings. It is approached by family relationships and spreads through the family members’ work environment. Its reproduction in the family range is not an easy issue but broadened and sophisticated since, on one side, the production world has grown from a primary tangible goods market to an intangible goods privilege market; on the other hand, the new generations subjects do not necessarily bind to the hand work or manufacturing environment, but diversify their inserts, including teaching and academic world. This thesis study is the Dornelles Family case, taking as the founding member Mr. Armando Dornelles and focusing his daughter Leni Vieira Dornelles and granddaughter Amanda Eccel Dornelles thinkings and actions, both post-graduate pedagogists. The interviews conducted with these three members of the Dornelles Family brings to conclude that it is possible to affirm the existence of a intergeneracional pedagogy in the family, structured on five pillars: responsibility, respect, honesty, lovelity and solidarity. Additionally, it is possible to conclude that the thoughts born in the worker family extend up and spread by the action of its members through their workplaces. Two members of the family who are teachers are special is this research. What is reached is that one of the possible pedagogical connections of the workers thoughts is given by the action teaching, research and extension. Its also found that the values acquired among the familyhood follow the subjects on their adult life and are operationalised and disseminated through the practice at the University academic ambit and at the internal or external professional events of the scientific institution they have professional bond. Interviews may, also, notice that between the three dimensions - worker, “gaúcho” and black - the being black in Dornelles Family has lower specific gravity than being “gaúcho” or worker (employee). Being people comes first, then comes being worker (employee), “gaúcho”, and black. Each of these culture and personality dimensions of the subjects participate in their social conditioning, but what drive them is the feeling that they are prepared to dispute with others privileged born by color or economic-social situation. Is the human generic condition that gives consistency to the values and living formulations, subsidised by the class status, ethnicity and territorial membership. Studies like this have a strong reference to the contribution of Boaventura Sousa Santos and Carlo Ginzburg. The studies of both authors, respectively "Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado" and "El queso y los gusanos", connect a focus to a historical period. Santos is concerned in producing, from the absence, the emergence of the subject. Ginzburb proposes a method of case study in seeking relations with all generic, allowing abstract generalities, without having the intention of obtaining generalizations, which, supposedly, would be valid for other circumstances, concurrent in time or area of occurrence of the event studied.application/pdfporRelação familiarRelações intergeracionaisConstrução do conhecimentoNegrosFamily relationshipsConstruction of knowledgeClass workerEducation blackPedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649075.pdf.txt000649075.pdf.txtExtracted Texttext/plain537186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13748/2/000649075.pdf.txtc253844f3d3860875262ee5f849271fbMD52ORIGINAL000649075.pdf000649075.pdfTexto completoapplication/pdf1423831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13748/1/000649075.pdf86a4b0a9020c01245b4bbd79fbbb2d29MD51THUMBNAIL000649075.pdf.jpg000649075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13748/3/000649075.pdf.jpgcf02578bc1c6f364fc30a7285cea02d4MD5310183/137482018-10-05 08:49:30.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:49:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
title Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
spellingShingle Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
Cunha, Humberto Rocha
Relação familiar
Relações intergeracionais
Construção do conhecimento
Negros
Family relationships
Construction of knowledge
Class worker
Education black
title_short Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
title_full Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
title_fullStr Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
title_sort Pedagogia intergeracional numa família trabalhadora negra do Rio Grande do Sul
author Cunha, Humberto Rocha
author_facet Cunha, Humberto Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Humberto Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Relação familiar
Relações intergeracionais
Construção do conhecimento
Negros
topic Relação familiar
Relações intergeracionais
Construção do conhecimento
Negros
Family relationships
Construction of knowledge
Class worker
Education black
dc.subject.eng.fl_str_mv Family relationships
Construction of knowledge
Class worker
Education black
description O saber operário, no caso estudado nesta tese, nasce na família, no trabalho e nas escolas profissionalizantes, reproduz-se pelas relações familiares e disseminase através dos ambientes de trabalho dos membros da família. A reprodução no seio da família não é reprodução simples, mas reprodução ampliada e sofisticada, uma vez que, de um lado, o mundo da produção tem evoluído de um mercado primordialmente de bens tangíveis para um mercado que privilegia bens intangíveis; de outro lado, os sujeitos das novas gerações não se vinculam necessariamente ao ambiente do trabalho físico ou fabril, mas diversificam suas inserções, inclusive no mundo docente e acadêmico. O caso estudado é a Família Dornelles, tomando como membro fundador Armando Dornelles e focando o pensamento e a ação de sua filha Leni Vieira Dornelles e de sua neta Amanda Eccel Dornelles, ambas pedagogas com estudos pós-graduados. As entrevistas realizadas com esses três membros da Família Dornelles permitem concluir que é possível afirmar a existência de uma pedagogia intergeracional na família, estruturada sobre cinco pilares: responsabilidade, respeito, honestidade, amorosidade e solidariedade. Adicionalmente, é possível concluir que o pensamento gerado na família operária amplia-se e dissemina-se através da ação dos seus membros nos respectivos ambientes de trabalho. Privilegia-se, para a investigação, dois membros docentes, e o que se constata é que uma das possíveis conexões pedagógicas do pensamento operário se dá pela ação docente, de pesquisa e de extensão. Os valores adquiridos na família acompanham os sujeitos em sua vida adulta e são operacionalizados e disseminados através da prática acadêmica no âmbito da Universidade e nos eventos profissionais e científicos internos ou externos à instituição onde se dá o vínculo profissional. As entrevistas permitem, também, detectar que, entre as três dimensões – operário, gaúcho, negro – o ser negro, na Família Dornelles, tem menor peso específico do que ser gaúcho ou ser operário (trabalhador). Ser gente vem primeiro, depois vem o ser operário (trabalhador), ser gaúcho, ser negro. Cada uma destas dimensões da cultura e da personalidade dos sujeitos pesquisados participa do seu condicionamento social, todavia o que os impulsiona é o sentir-se em condição de disputa com outros que nasceram privilegiados pela cor ou situação econômico-social. A condição genérica do humano é que dá consistência à formulação e vivência dos valores, subsidiada pela situação de classe, etnia e pertencimento territorial. Estudos como este, têm uma forte referência na contribuição de Boaventura Sousa Santos e Carlo Ginzburg, que, respectivamente, nos seus estudos “Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado” e “El queso y los gusanos”, conectam um foco a um período histórico. Santos preocupa-se em produzir, a partir da ausência, a emergência do sujeito. Ginzburb propõe um método de estudo de caso em que busca relações genéricas com totalidades, permitindo abstrair generalidades, sem com isto ter a pretensão de obter generalizações, que, supostamente, seriam válidas para outras circunstâncias, concomitantes no tempo ou no espaço de ocorrência do caso em estudo.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-08-27T04:13:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649075
url http://hdl.handle.net/10183/13748
identifier_str_mv 000649075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13748/2/000649075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13748/1/000649075.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13748/3/000649075.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c253844f3d3860875262ee5f849271fb
86a4b0a9020c01245b4bbd79fbbb2d29
cf02578bc1c6f364fc30a7285cea02d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308965477711872