Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Anderson Cleiton Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180992
Resumo: Esta tese visa analisar a constituição, o funcionamento e os limites da Avaliação por Pares (AP) no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa operou por dois caminhos distintos: um diacrônico e outro sincrônico. No primeiro, elaborou-se uma reconstrução histórica da AP praticada no CNPq entre 1951 e 2015 contextualizada pelas mudanças institucionais a que passou o órgão durante o citado período. O segundo caminho centrou-se na análise de dois estudos de caso que redundaram na elaboração de perfis dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa de Filosofia e Educação com bolsas vigentes no ano de 2016. Do um ponto de vista teórico, os resultados alcançados foram interpretados segundo as noções de Campo Científico de Pierre Bourdieu e Reconhecimento de Axel Honneth. Quanto à história da AP no CNPq constatou-se uma ligação entre o crescimento na quantidade de bolsas implementadas pelo órgão e uma maior formalização legal e institucional da AP, especialmente a partir da década de 1970. O próprio crescimento da comunidade científica brasileira possibilitou uma transição de procedimentos pessoais e informais de AP para um rígido, formal e impessoal circuito de imposições legais quanto a AP praticada no órgão. Quanto aos dois estudos de caso constatou-se que apesar de todas as restrições formais que atualmente regulam a AP no Conselho, especificidades históricas, geográficas, econômicas e relativas a gênero acabam por influir nos resultados dos processos de AP. Com base na pesquisa realizada, verificou-se a necessidade em se instituir uma maior transparência nos processos de AP no órgão de modo a se coadunar um aperfeiçoamento da própria prática da AP assim como um controle social da destinação dos recursos públicos mais democrático e acessível a sociedade civil.
id URGS_14d390e914a134805c14a61b1a396433
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180992
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leite, Anderson Cleiton FernandesRocha Neto, Ivan2018-08-08T02:33:09Z2018http://hdl.handle.net/10183/180992001072928Esta tese visa analisar a constituição, o funcionamento e os limites da Avaliação por Pares (AP) no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa operou por dois caminhos distintos: um diacrônico e outro sincrônico. No primeiro, elaborou-se uma reconstrução histórica da AP praticada no CNPq entre 1951 e 2015 contextualizada pelas mudanças institucionais a que passou o órgão durante o citado período. O segundo caminho centrou-se na análise de dois estudos de caso que redundaram na elaboração de perfis dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa de Filosofia e Educação com bolsas vigentes no ano de 2016. Do um ponto de vista teórico, os resultados alcançados foram interpretados segundo as noções de Campo Científico de Pierre Bourdieu e Reconhecimento de Axel Honneth. Quanto à história da AP no CNPq constatou-se uma ligação entre o crescimento na quantidade de bolsas implementadas pelo órgão e uma maior formalização legal e institucional da AP, especialmente a partir da década de 1970. O próprio crescimento da comunidade científica brasileira possibilitou uma transição de procedimentos pessoais e informais de AP para um rígido, formal e impessoal circuito de imposições legais quanto a AP praticada no órgão. Quanto aos dois estudos de caso constatou-se que apesar de todas as restrições formais que atualmente regulam a AP no Conselho, especificidades históricas, geográficas, econômicas e relativas a gênero acabam por influir nos resultados dos processos de AP. Com base na pesquisa realizada, verificou-se a necessidade em se instituir uma maior transparência nos processos de AP no órgão de modo a se coadunar um aperfeiçoamento da própria prática da AP assim como um controle social da destinação dos recursos públicos mais democrático e acessível a sociedade civil.This theses analyzes the institution, the mechanisms and the limits of peer review (PR) in Brazil’s National Council for Technological and Scientific Development (CNPq). Research was conducted at both diachronic and synchronic levels. At the diachronic level, I accomplished a historical reconstruction of PR practices in CNPq from 1975 to 2015, linking this reconstruction to the institutional changes undergone by the Council during this period. At the synchronic level, I focused on two case studies, which allowed me to outline the profile of researchers in Philosophy and Education with productivity grants (in 2016). Research findings were interpreted with the help of Pierre Bourdieu’s notion of Scientific Field and Axel Honneth’s idea of Recognition. As for the history of PR in CNPq, research results established a correlation between the increase in grants funded and the legal and institutional formalization of PR, particularly since the 1970s. The growth of the Brazilian scientific community entailed a shift from informal and personal PR procedures to the rigid, formal and impersonal mediating rules now in place. As for the two case studies, I found that despite all formal restrictions now governing the Council’s PR practices, historical, geographical, economical and gender based specificities still have an influence on the outcome of PR processes. Research results indicate the need for a greater transparency regarding the Council’s PR processes in order to improve practices and expand social control over allocation of public resources.application/pdfporConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoRevisão da pesquisa por paresPesquisadoresPeer ReviewCNPqEducationPhilosophyAdvisory committeesOlhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072928.pdfTexto completoapplication/pdf802606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180992/1/001072928.pdfa5c598fdeda1c4c57a3a6239015349f2MD51TEXT001072928.pdf.txt001072928.pdf.txtExtracted Texttext/plain220702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180992/2/001072928.pdf.txt50c850b0435f13b61835f28564896aaeMD52THUMBNAIL001072928.pdf.jpg001072928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180992/3/001072928.pdf.jpgf6b33cbc299089957331c778eebded2dMD5310183/1809922021-11-20 05:59:32.27049oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:59:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
title Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
spellingShingle Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
Leite, Anderson Cleiton Fernandes
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Revisão da pesquisa por pares
Pesquisadores
Peer Review
CNPq
Education
Philosophy
Advisory committees
title_short Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
title_full Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
title_fullStr Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
title_full_unstemmed Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
title_sort Olhares sobre a avaliação por pares : institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1975 – 2016)
author Leite, Anderson Cleiton Fernandes
author_facet Leite, Anderson Cleiton Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Anderson Cleiton Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Neto, Ivan
contributor_str_mv Rocha Neto, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Revisão da pesquisa por pares
Pesquisadores
topic Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Revisão da pesquisa por pares
Pesquisadores
Peer Review
CNPq
Education
Philosophy
Advisory committees
dc.subject.eng.fl_str_mv Peer Review
CNPq
Education
Philosophy
Advisory committees
description Esta tese visa analisar a constituição, o funcionamento e os limites da Avaliação por Pares (AP) no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa operou por dois caminhos distintos: um diacrônico e outro sincrônico. No primeiro, elaborou-se uma reconstrução histórica da AP praticada no CNPq entre 1951 e 2015 contextualizada pelas mudanças institucionais a que passou o órgão durante o citado período. O segundo caminho centrou-se na análise de dois estudos de caso que redundaram na elaboração de perfis dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa de Filosofia e Educação com bolsas vigentes no ano de 2016. Do um ponto de vista teórico, os resultados alcançados foram interpretados segundo as noções de Campo Científico de Pierre Bourdieu e Reconhecimento de Axel Honneth. Quanto à história da AP no CNPq constatou-se uma ligação entre o crescimento na quantidade de bolsas implementadas pelo órgão e uma maior formalização legal e institucional da AP, especialmente a partir da década de 1970. O próprio crescimento da comunidade científica brasileira possibilitou uma transição de procedimentos pessoais e informais de AP para um rígido, formal e impessoal circuito de imposições legais quanto a AP praticada no órgão. Quanto aos dois estudos de caso constatou-se que apesar de todas as restrições formais que atualmente regulam a AP no Conselho, especificidades históricas, geográficas, econômicas e relativas a gênero acabam por influir nos resultados dos processos de AP. Com base na pesquisa realizada, verificou-se a necessidade em se instituir uma maior transparência nos processos de AP no órgão de modo a se coadunar um aperfeiçoamento da própria prática da AP assim como um controle social da destinação dos recursos públicos mais democrático e acessível a sociedade civil.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-08T02:33:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180992
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001072928
url http://hdl.handle.net/10183/180992
identifier_str_mv 001072928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180992/1/001072928.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180992/2/001072928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180992/3/001072928.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5c598fdeda1c4c57a3a6239015349f2
50c850b0435f13b61835f28564896aae
f6b33cbc299089957331c778eebded2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085451819646976