Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alexandre Fritzen da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70227
Resumo: Ler à primeira vista ao órgão é considerada uma tarefa complexa, visto que na execução do instrumento é necessário conciliar a leitura de três pentagramas e a utilização de pés e mãos simultaneamente. O objetivo desta pesquisa é investigar as abordagens apresentadas por organistas na tarefa de leitura à primeira vista com dois trechos contrastantes (texturas homofônica e polifônica). Estudos apontam que a diferença de textura pode influenciar o resultado na leitura à primeira vista. Outros objetivos incluem: investigar se aspectos de análise musical são utilizados conscientemente na prática da leitura à primeira vista; observar o desempenho em leitura à primeira vista com sujeitos de diferentes níveis de formação e/ou experiências musicais; identificar os aspectos observados pelos participantes referente à leitura e à autorreflexão do processo. Surgem as seguintes questões de pesquisa: o resultado da leitura à primeira vista ao órgão é mais satisfatório no trecho homofônico ou no polifônico? A autoavaliação após assistir ao vídeo modifica a percepção de sua interpretação? Dez sujeitos de idades e níveis de formação musical distintos, vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram selecionados. Utilizou-se questionário, filmagem das execuções dos dois trechos, duas entrevistas semiestruturadas, mostra dos vídeos das execuções para os participantes e avaliadores externos. Concluímos que a autoavaliação posterior à mostra do vídeo modificou a percepção da execução com a maioria dos participantes, mostrando-se uma ferramenta útil neste processo. Os níveis de formação não foram determinantes na textura homofônica, e a textura contrapontística foi considerada a mais difícil pela maioria.
id URGS_1501990b04a3e72fe1346b1a8a964666
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70227
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rocha, Alexandre Fritzen daCarvalho, Any Raquel Souza de2013-04-12T01:45:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/70227000876739Ler à primeira vista ao órgão é considerada uma tarefa complexa, visto que na execução do instrumento é necessário conciliar a leitura de três pentagramas e a utilização de pés e mãos simultaneamente. O objetivo desta pesquisa é investigar as abordagens apresentadas por organistas na tarefa de leitura à primeira vista com dois trechos contrastantes (texturas homofônica e polifônica). Estudos apontam que a diferença de textura pode influenciar o resultado na leitura à primeira vista. Outros objetivos incluem: investigar se aspectos de análise musical são utilizados conscientemente na prática da leitura à primeira vista; observar o desempenho em leitura à primeira vista com sujeitos de diferentes níveis de formação e/ou experiências musicais; identificar os aspectos observados pelos participantes referente à leitura e à autorreflexão do processo. Surgem as seguintes questões de pesquisa: o resultado da leitura à primeira vista ao órgão é mais satisfatório no trecho homofônico ou no polifônico? A autoavaliação após assistir ao vídeo modifica a percepção de sua interpretação? Dez sujeitos de idades e níveis de formação musical distintos, vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram selecionados. Utilizou-se questionário, filmagem das execuções dos dois trechos, duas entrevistas semiestruturadas, mostra dos vídeos das execuções para os participantes e avaliadores externos. Concluímos que a autoavaliação posterior à mostra do vídeo modificou a percepção da execução com a maioria dos participantes, mostrando-se uma ferramenta útil neste processo. Os níveis de formação não foram determinantes na textura homofônica, e a textura contrapontística foi considerada a mais difícil pela maioria.Sight-reading on the organ is a complex task since this instrument requires one to reconcile reading in three staves while playing with feet and hands simultaneously. The purpose of this research is to investigate the approaches used by organists in a sight-reading exercise with two contrasting excerpts, one of homophonic and the other of polyphonic texture. Studies indicate that the difference in texture can influence the result of sight-reading tasks. Others goals include: to determine if aspects of musical analysis are utilized consciously during sight-reading; observe the performance in sight-reading with subjects of different levels of training and/or musical experiences; identify the aspects, observed by the participants relative to sight-reading and self-reflection. Thus, the research questions arise: Is the result of sight-reading on the organ more satisfactory in homophonic or polyphonic excerpts? Did the self-evaluation after watching the video modify the perception of their interpretations? Ten subjects of distinct ages and music backgrounds were selected, all linked to the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A questionnaire, videos of the performance of both excerpts, two semi-structured interviews and the exhibit of the videos to the participants were used. The audios of the performances were submitted to seven external evaluators. We concluded that self-evaluation after watching their videos modified the perception of the majority of the participants, proving to be a useful tool in this process. The musical background was not determinant in the homophonic texture, and the contrapuntal texture was considered more difficult among most participants.application/pdfporÓrgão tubularLeitura à primeira vista : MúsicaAutoavaliaçãoTextura polifônicaTextura homofônicaSight-readingOrganHomophonic texturePolyphonic textureSelf-evaluationLeitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876739.pdf000876739.pdfTexto completoapplication/pdf1079080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70227/1/000876739.pdf37627f5ef1cc40f92e3f530572f81e63MD51TEXT000876739.pdf.txt000876739.pdf.txtExtracted Texttext/plain118380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70227/2/000876739.pdf.txt687dc2c3d7565f583fcefb3c7df5ec37MD52THUMBNAIL000876739.pdf.jpg000876739.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70227/3/000876739.pdf.jpg4ca17289d7ca37282885ecf15a117d01MD5310183/702272018-10-15 09:01:48.142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:01:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
title Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
spellingShingle Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
Rocha, Alexandre Fritzen da
Órgão tubular
Leitura à primeira vista : Música
Autoavaliação
Textura polifônica
Textura homofônica
Sight-reading
Organ
Homophonic texture
Polyphonic texture
Self-evaluation
title_short Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
title_full Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
title_fullStr Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
title_full_unstemmed Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
title_sort Leitura à primeira vista com organistas: um estudo com a execução de trechos homofônico e polifônico
author Rocha, Alexandre Fritzen da
author_facet Rocha, Alexandre Fritzen da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Any Raquel Souza de
contributor_str_mv Carvalho, Any Raquel Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Órgão tubular
Leitura à primeira vista : Música
Autoavaliação
Textura polifônica
Textura homofônica
topic Órgão tubular
Leitura à primeira vista : Música
Autoavaliação
Textura polifônica
Textura homofônica
Sight-reading
Organ
Homophonic texture
Polyphonic texture
Self-evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Sight-reading
Organ
Homophonic texture
Polyphonic texture
Self-evaluation
description Ler à primeira vista ao órgão é considerada uma tarefa complexa, visto que na execução do instrumento é necessário conciliar a leitura de três pentagramas e a utilização de pés e mãos simultaneamente. O objetivo desta pesquisa é investigar as abordagens apresentadas por organistas na tarefa de leitura à primeira vista com dois trechos contrastantes (texturas homofônica e polifônica). Estudos apontam que a diferença de textura pode influenciar o resultado na leitura à primeira vista. Outros objetivos incluem: investigar se aspectos de análise musical são utilizados conscientemente na prática da leitura à primeira vista; observar o desempenho em leitura à primeira vista com sujeitos de diferentes níveis de formação e/ou experiências musicais; identificar os aspectos observados pelos participantes referente à leitura e à autorreflexão do processo. Surgem as seguintes questões de pesquisa: o resultado da leitura à primeira vista ao órgão é mais satisfatório no trecho homofônico ou no polifônico? A autoavaliação após assistir ao vídeo modifica a percepção de sua interpretação? Dez sujeitos de idades e níveis de formação musical distintos, vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram selecionados. Utilizou-se questionário, filmagem das execuções dos dois trechos, duas entrevistas semiestruturadas, mostra dos vídeos das execuções para os participantes e avaliadores externos. Concluímos que a autoavaliação posterior à mostra do vídeo modificou a percepção da execução com a maioria dos participantes, mostrando-se uma ferramenta útil neste processo. Os níveis de formação não foram determinantes na textura homofônica, e a textura contrapontística foi considerada a mais difícil pela maioria.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-12T01:45:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70227
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876739
url http://hdl.handle.net/10183/70227
identifier_str_mv 000876739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70227/1/000876739.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70227/2/000876739.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70227/3/000876739.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 37627f5ef1cc40f92e3f530572f81e63
687dc2c3d7565f583fcefb3c7df5ec37
4ca17289d7ca37282885ecf15a117d01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085253176360960