Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Daniel Ânderson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143195
Resumo: O presente estudo teve por objetivo desenvolver tópicos da Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, enfatizando o posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo dos alunos. A turma participante era composta por dezessete alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico noturno de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida durante as aulas da disciplina de Seminário Integrado. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. Para realização das entrevistas com os moradores foi necessário que os alunos trabalhassem também fora do horário escolar, enfrentando algumas situações adversas, o que demonstra notável engajamento do grupo. Os resultados da pesquisa de campo foram compilados em planilhas e analisados pelos alunos em discussões na sala de aula. Posteriormente, os resultados considerados mais relevantes foram resumidos em gráficos e apresentados à comunidade escolar. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo. Ficou assim caracterizado o êxito da atividade, fazendo dela uma alternativa viável para promover o aprendizado de Estatística na Escola Básica. Ao final é apresentado um produto didático que consiste num roteiro básico para a realização de trabalhos semelhantes.
id URGS_1530c89a07a2dcc53011e95b1a317540
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143195
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Müller, Daniel ÂndersonNunes, Luciana Neves2016-07-02T02:24:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/143195000996095O presente estudo teve por objetivo desenvolver tópicos da Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, enfatizando o posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo dos alunos. A turma participante era composta por dezessete alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico noturno de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida durante as aulas da disciplina de Seminário Integrado. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. Para realização das entrevistas com os moradores foi necessário que os alunos trabalhassem também fora do horário escolar, enfrentando algumas situações adversas, o que demonstra notável engajamento do grupo. Os resultados da pesquisa de campo foram compilados em planilhas e analisados pelos alunos em discussões na sala de aula. Posteriormente, os resultados considerados mais relevantes foram resumidos em gráficos e apresentados à comunidade escolar. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo. Ficou assim caracterizado o êxito da atividade, fazendo dela uma alternativa viável para promover o aprendizado de Estatística na Escola Básica. Ao final é apresentado um produto didático que consiste num roteiro básico para a realização de trabalhos semelhantes.The aim of this study is to develop topics of Statistics from the accomplishment of a practical activity of collection and real data analysis, emphasizing critical thinking, selforganization, collective and collaborative efforts of students. The participant group consisted of seventeen students of the second year High School (evening classes in a Polytechnic public school) in the countryside of Rio Grande do Sul. The activity was carried out while the students were taking the subject Integrated Seminar. As a group, everyone planned and did field research focusing on themes that had been suggested by the students themselves. This activity stands out because the data collected was based on a random sample of the residents of the town. So that the interviews with the residents could be done, the students needed to work after their school schedule, facing some adverse situations, which shows remarkable engagement of the group. The field survey results were compiled in spreadsheets and analyzed by the students themselves in discussions in the classroom. Later, those considered most relevant results were summarized in graphs and presented to the school community. The qualitative analysis of students' answers to specific questions, based on the Collective Subject Discourse methodology, revealed proper understanding of statistical concepts, and also showed the satisfaction of students to be part of the process. Therefore, the activity has been a success, being a viable alternative to promote the Statistical Learning in Elementary and High School. At the end of the research, an educational product that consists of a basic roadmap for conducting similar work has been presented.application/pdfporEnsino de estatísticaEnsino-aprendizagemEnsino PolitécnicoStatisticsField researchTeachingLearningPolytechnicEnsino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996095.pdf000996095.pdfTexto completoapplication/pdf2054411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/1/000996095.pdfef276c541f69f32daa3e1b0e7acfb0e5MD51TEXT000996095.pdf.txt000996095.pdf.txtExtracted Texttext/plain140868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/2/000996095.pdf.txt613595a728d3c5f2ddf5ae92a19d318fMD52THUMBNAIL000996095.pdf.jpg000996095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/3/000996095.pdf.jpg9952bbc31fe3000ffc86848c635ee247MD5310183/1431952018-10-26 10:08:06.664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:08:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
title Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
spellingShingle Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
Müller, Daniel Ânderson
Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Ensino Politécnico
Statistics
Field research
Teaching
Learning
Polytechnic
title_short Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
title_full Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
title_fullStr Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
title_sort Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
author Müller, Daniel Ânderson
author_facet Müller, Daniel Ânderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Daniel Ânderson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Ensino Politécnico
topic Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Ensino Politécnico
Statistics
Field research
Teaching
Learning
Polytechnic
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics
Field research
Teaching
Learning
Polytechnic
description O presente estudo teve por objetivo desenvolver tópicos da Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, enfatizando o posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo dos alunos. A turma participante era composta por dezessete alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico noturno de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida durante as aulas da disciplina de Seminário Integrado. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. Para realização das entrevistas com os moradores foi necessário que os alunos trabalhassem também fora do horário escolar, enfrentando algumas situações adversas, o que demonstra notável engajamento do grupo. Os resultados da pesquisa de campo foram compilados em planilhas e analisados pelos alunos em discussões na sala de aula. Posteriormente, os resultados considerados mais relevantes foram resumidos em gráficos e apresentados à comunidade escolar. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo. Ficou assim caracterizado o êxito da atividade, fazendo dela uma alternativa viável para promover o aprendizado de Estatística na Escola Básica. Ao final é apresentado um produto didático que consiste num roteiro básico para a realização de trabalhos semelhantes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-02T02:24:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143195
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000996095
url http://hdl.handle.net/10183/143195
identifier_str_mv 000996095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/1/000996095.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/2/000996095.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/3/000996095.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef276c541f69f32daa3e1b0e7acfb0e5
613595a728d3c5f2ddf5ae92a19d318f
9952bbc31fe3000ffc86848c635ee247
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085370149208064