Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143195 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo desenvolver tópicos da Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, enfatizando o posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo dos alunos. A turma participante era composta por dezessete alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico noturno de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida durante as aulas da disciplina de Seminário Integrado. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. Para realização das entrevistas com os moradores foi necessário que os alunos trabalhassem também fora do horário escolar, enfrentando algumas situações adversas, o que demonstra notável engajamento do grupo. Os resultados da pesquisa de campo foram compilados em planilhas e analisados pelos alunos em discussões na sala de aula. Posteriormente, os resultados considerados mais relevantes foram resumidos em gráficos e apresentados à comunidade escolar. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo. Ficou assim caracterizado o êxito da atividade, fazendo dela uma alternativa viável para promover o aprendizado de Estatística na Escola Básica. Ao final é apresentado um produto didático que consiste num roteiro básico para a realização de trabalhos semelhantes. |
id |
URGS_1530c89a07a2dcc53011e95b1a317540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143195 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Müller, Daniel ÂndersonNunes, Luciana Neves2016-07-02T02:24:29Z2015http://hdl.handle.net/10183/143195000996095O presente estudo teve por objetivo desenvolver tópicos da Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, enfatizando o posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo dos alunos. A turma participante era composta por dezessete alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico noturno de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida durante as aulas da disciplina de Seminário Integrado. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. Para realização das entrevistas com os moradores foi necessário que os alunos trabalhassem também fora do horário escolar, enfrentando algumas situações adversas, o que demonstra notável engajamento do grupo. Os resultados da pesquisa de campo foram compilados em planilhas e analisados pelos alunos em discussões na sala de aula. Posteriormente, os resultados considerados mais relevantes foram resumidos em gráficos e apresentados à comunidade escolar. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo. Ficou assim caracterizado o êxito da atividade, fazendo dela uma alternativa viável para promover o aprendizado de Estatística na Escola Básica. Ao final é apresentado um produto didático que consiste num roteiro básico para a realização de trabalhos semelhantes.The aim of this study is to develop topics of Statistics from the accomplishment of a practical activity of collection and real data analysis, emphasizing critical thinking, selforganization, collective and collaborative efforts of students. The participant group consisted of seventeen students of the second year High School (evening classes in a Polytechnic public school) in the countryside of Rio Grande do Sul. The activity was carried out while the students were taking the subject Integrated Seminar. As a group, everyone planned and did field research focusing on themes that had been suggested by the students themselves. This activity stands out because the data collected was based on a random sample of the residents of the town. So that the interviews with the residents could be done, the students needed to work after their school schedule, facing some adverse situations, which shows remarkable engagement of the group. The field survey results were compiled in spreadsheets and analyzed by the students themselves in discussions in the classroom. Later, those considered most relevant results were summarized in graphs and presented to the school community. The qualitative analysis of students' answers to specific questions, based on the Collective Subject Discourse methodology, revealed proper understanding of statistical concepts, and also showed the satisfaction of students to be part of the process. Therefore, the activity has been a success, being a viable alternative to promote the Statistical Learning in Elementary and High School. At the end of the research, an educational product that consists of a basic roadmap for conducting similar work has been presented.application/pdfporEnsino de estatísticaEnsino-aprendizagemEnsino PolitécnicoStatisticsField researchTeachingLearningPolytechnicEnsino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996095.pdf000996095.pdfTexto completoapplication/pdf2054411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/1/000996095.pdfef276c541f69f32daa3e1b0e7acfb0e5MD51TEXT000996095.pdf.txt000996095.pdf.txtExtracted Texttext/plain140868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/2/000996095.pdf.txt613595a728d3c5f2ddf5ae92a19d318fMD52THUMBNAIL000996095.pdf.jpg000996095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/3/000996095.pdf.jpg9952bbc31fe3000ffc86848c635ee247MD5310183/1431952018-10-26 10:08:06.664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:08:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
title |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo Müller, Daniel Ânderson Ensino de estatística Ensino-aprendizagem Ensino Politécnico Statistics Field research Teaching Learning Polytechnic |
title_short |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
title_full |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de estatística no contexto do Ensino Médio Politécnico pelo desenvolvimento de uma pesquisa de campo |
author |
Müller, Daniel Ânderson |
author_facet |
Müller, Daniel Ânderson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Daniel Ânderson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de estatística Ensino-aprendizagem Ensino Politécnico |
topic |
Ensino de estatística Ensino-aprendizagem Ensino Politécnico Statistics Field research Teaching Learning Polytechnic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistics Field research Teaching Learning Polytechnic |
description |
O presente estudo teve por objetivo desenvolver tópicos da Estatística a partir da realização de uma atividade prática de coleta e análise de dados da realidade, enfatizando o posicionamento crítico, a auto-organização, o trabalho coletivo e colaborativo dos alunos. A turma participante era composta por dezessete alunos do segundo ano do Ensino Médio Politécnico noturno de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A atividade foi desenvolvida durante as aulas da disciplina de Seminário Integrado. Em grupo, todos planejaram e executaram uma pesquisa de campo focada em temáticas sugeridas pelos próprios alunos. Esta atividade destaca-se pelo fato dos dados terem sido coletados com base em uma amostra aleatória dos habitantes do município. Para realização das entrevistas com os moradores foi necessário que os alunos trabalhassem também fora do horário escolar, enfrentando algumas situações adversas, o que demonstra notável engajamento do grupo. Os resultados da pesquisa de campo foram compilados em planilhas e analisados pelos alunos em discussões na sala de aula. Posteriormente, os resultados considerados mais relevantes foram resumidos em gráficos e apresentados à comunidade escolar. A análise qualitativa de respostas dos alunos a questões específicas, com base na metodologia Discurso do Sujeito Coletivo, permitiu constatar a adequada compreensão dos conceitos de Estatística, e também evidencia a satisfação dos estudantes ao participar do processo. Ficou assim caracterizado o êxito da atividade, fazendo dela uma alternativa viável para promover o aprendizado de Estatística na Escola Básica. Ao final é apresentado um produto didático que consiste num roteiro básico para a realização de trabalhos semelhantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-02T02:24:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143195 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000996095 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143195 |
identifier_str_mv |
000996095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/1/000996095.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/2/000996095.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143195/3/000996095.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef276c541f69f32daa3e1b0e7acfb0e5 613595a728d3c5f2ddf5ae92a19d318f 9952bbc31fe3000ffc86848c635ee247 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085370149208064 |