Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193229 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de elaborar uma sequência didática sobre tópicos de termodinâmica a nível de ensino médio. Ela consiste em um texto de apoio dividido em quatro capítulos sobre termodinâmica, tarefas de leitura e testes conceituais. Para implementarmos os materiais produzidos investigamos as consequências no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 35 alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola privada de Porto alegre (RS), por meio do uso conjunto de dois métodos ativos de ensino: Instrução pelos Colegas (IpC) e Ensino sob Medida (EsM). O uso conjunto dos métodos consiste, basicamente, em uma proposta metodológica de ensino. Tal proposta auxilia o professor no planejamento das atividades através das Tarefas de Leituras (TL), característica marcante no método EsM, permitindo que o professor antecipe uma compreensão própria do grau de conhecimento, dos estudantes, sobre o assunto que será abordado em sala. O IpC pode contribuir significativamente para alterar a postura passiva dos alunos em relação ao que está sendo ensinado por se tratar de uma técnica que potencializa o diálogo entre os pares. Tinha-se como objetivo ensinar significativamente conceitos básicos de termodinâmica em nível de ensino médio escolha desse conteúdo se deve, em grande parte, à dificuldade, historicamente demonstrada pelos estudantes, em ir além das concepções alternativas sobre os conceitos envolvidos nesses estudos. A experiência por parte do professor revelou maximização do tempo nos assuntos com as maiores dificuldades apresentadas previamente pelos estudantes. Os demais resultados foram obtidos pelos relatos dos estudantes participantes, e mostram uma boa aceitação dos métodos, tanto por auxiliar na organização do estudo diário, resultando em hábitos de estudo, quanto por alterar os processos e rotinas da sala de aula, isto é, alunos ativos e engajados nos processos de ensino–aprendizagem, reflexo percebido num bom desempenho nos testes de acompanhamento de aprendizagem. |
id |
URGS_154d06213c14ac2b8c8dd770451bbd3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193229 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
De Maria, Alexandre SaraivaStaudt, EdersonLoder, Liane Ludwig2019-04-23T09:58:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/193229001082228O objetivo deste trabalho foi o de elaborar uma sequência didática sobre tópicos de termodinâmica a nível de ensino médio. Ela consiste em um texto de apoio dividido em quatro capítulos sobre termodinâmica, tarefas de leitura e testes conceituais. Para implementarmos os materiais produzidos investigamos as consequências no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 35 alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola privada de Porto alegre (RS), por meio do uso conjunto de dois métodos ativos de ensino: Instrução pelos Colegas (IpC) e Ensino sob Medida (EsM). O uso conjunto dos métodos consiste, basicamente, em uma proposta metodológica de ensino. Tal proposta auxilia o professor no planejamento das atividades através das Tarefas de Leituras (TL), característica marcante no método EsM, permitindo que o professor antecipe uma compreensão própria do grau de conhecimento, dos estudantes, sobre o assunto que será abordado em sala. O IpC pode contribuir significativamente para alterar a postura passiva dos alunos em relação ao que está sendo ensinado por se tratar de uma técnica que potencializa o diálogo entre os pares. Tinha-se como objetivo ensinar significativamente conceitos básicos de termodinâmica em nível de ensino médio escolha desse conteúdo se deve, em grande parte, à dificuldade, historicamente demonstrada pelos estudantes, em ir além das concepções alternativas sobre os conceitos envolvidos nesses estudos. A experiência por parte do professor revelou maximização do tempo nos assuntos com as maiores dificuldades apresentadas previamente pelos estudantes. Os demais resultados foram obtidos pelos relatos dos estudantes participantes, e mostram uma boa aceitação dos métodos, tanto por auxiliar na organização do estudo diário, resultando em hábitos de estudo, quanto por alterar os processos e rotinas da sala de aula, isto é, alunos ativos e engajados nos processos de ensino–aprendizagem, reflexo percebido num bom desempenho nos testes de acompanhamento de aprendizagem.The aim of this work was to elaborate a didactic sequence about the thermodynamics for high scholars. It consists in support texts divided into 4 chapters, reading tasks and conceptual texts about thermodynamics. To implement the material produced, we investigate the consequences of the thermodynamics teaching-learning process in a high school group, using two active methodologies: peer instruction and just in time teaching. The joint use of methods consists, basically, of a methodological proposal of teaching. This proposal assists the teacher to plan activities through the reading tasks, an important feature of the just in time teaching, allowing an anticipate comprehension of the students knowledge about the subject that will be approached in class. The peer instruction can highly contribute to change the passive posture of the students, because it enhances the dialogue between them. The intend was to teach significantly basic concepts of thermodynamics in the high school level. The choice of this content is due, in large part, to the difficulty, historically demonstrated by the students, to go beyond the alternative conceptions about the concepts involved in these studies. The teacher experience revealed maximization of time in subjects with the greatest difficulties previously presented by students. The other results were obtained by the reports of the participating students, and show a good acceptance of the methods, as much to help in the organization of the daily study, resulting in study habits, as to change the processes and routines of the classroom, that is, students active and engaged in the teaching-learning processes, reflected in a good performance in the tests of learning accompaniment.application/pdfporFísica : EnsinoTermodinâmicaEnsino sob medidaPhysics teachingConceptual testsReading tasksPeer InstructionJust in time teachingThermodynamicsInstrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082228.pdf.txt001082228.pdf.txtExtracted Texttext/plain184642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193229/2/001082228.pdf.txt5dd9410f7655e99776f07c2ee0838284MD52ORIGINAL001082228.pdfTexto completoapplication/pdf4323417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193229/1/001082228.pdfbfbf0ba1b1e7aecc59e7ce16e1f987fcMD5110183/1932292019-05-31 02:45:31.832234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-31T05:45:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
title |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
spellingShingle |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio De Maria, Alexandre Saraiva Física : Ensino Termodinâmica Ensino sob medida Physics teaching Conceptual tests Reading tasks Peer Instruction Just in time teaching Thermodynamics |
title_short |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
title_full |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
title_fullStr |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
title_full_unstemmed |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
title_sort |
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio |
author |
De Maria, Alexandre Saraiva |
author_facet |
De Maria, Alexandre Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Maria, Alexandre Saraiva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Staudt, Ederson |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Loder, Liane Ludwig |
contributor_str_mv |
Staudt, Ederson Loder, Liane Ludwig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Termodinâmica Ensino sob medida |
topic |
Física : Ensino Termodinâmica Ensino sob medida Physics teaching Conceptual tests Reading tasks Peer Instruction Just in time teaching Thermodynamics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Conceptual tests Reading tasks Peer Instruction Just in time teaching Thermodynamics |
description |
O objetivo deste trabalho foi o de elaborar uma sequência didática sobre tópicos de termodinâmica a nível de ensino médio. Ela consiste em um texto de apoio dividido em quatro capítulos sobre termodinâmica, tarefas de leitura e testes conceituais. Para implementarmos os materiais produzidos investigamos as consequências no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 35 alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola privada de Porto alegre (RS), por meio do uso conjunto de dois métodos ativos de ensino: Instrução pelos Colegas (IpC) e Ensino sob Medida (EsM). O uso conjunto dos métodos consiste, basicamente, em uma proposta metodológica de ensino. Tal proposta auxilia o professor no planejamento das atividades através das Tarefas de Leituras (TL), característica marcante no método EsM, permitindo que o professor antecipe uma compreensão própria do grau de conhecimento, dos estudantes, sobre o assunto que será abordado em sala. O IpC pode contribuir significativamente para alterar a postura passiva dos alunos em relação ao que está sendo ensinado por se tratar de uma técnica que potencializa o diálogo entre os pares. Tinha-se como objetivo ensinar significativamente conceitos básicos de termodinâmica em nível de ensino médio escolha desse conteúdo se deve, em grande parte, à dificuldade, historicamente demonstrada pelos estudantes, em ir além das concepções alternativas sobre os conceitos envolvidos nesses estudos. A experiência por parte do professor revelou maximização do tempo nos assuntos com as maiores dificuldades apresentadas previamente pelos estudantes. Os demais resultados foram obtidos pelos relatos dos estudantes participantes, e mostram uma boa aceitação dos métodos, tanto por auxiliar na organização do estudo diário, resultando em hábitos de estudo, quanto por alterar os processos e rotinas da sala de aula, isto é, alunos ativos e engajados nos processos de ensino–aprendizagem, reflexo percebido num bom desempenho nos testes de acompanhamento de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-23T09:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193229 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082228 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193229 |
identifier_str_mv |
001082228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193229/2/001082228.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193229/1/001082228.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5dd9410f7655e99776f07c2ee0838284 bfbf0ba1b1e7aecc59e7ce16e1f987fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085475252174848 |