The elements of innovation capabilities in service organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crispim, Rafael Toassi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213531
Resumo: A literatura sobre inovação tem tentado responder à questão de como identificar o comportamento inovador das empresas usando a abordagem da economia evolucionária (Nelson & Winter, 1982; Dosi & Nelson, 1994), e desenvolveu o conceito de “capacidade de inovação” como um modelo de análise, particularmente para empresas de manufatura. Zawislak et al. (2012) propõem e operacionalizam um modelo simples e que aborda aspectos tecnológicos e de negócios da inovação nas empresas. No entanto, o caso das organizações de serviços exige uma abordagem ligeiramente diferente da inovação devido às suas características particulares. Simultaneidade de produção e consumo, forte caráter relacional e uma geração de valor orientada a processos são características que influenciam a maneira como as empresas de serviços organizam suas capacidades de inovação. Portanto, o objetivo deste estudo é descobrir os elementos que compõem as capacidades de inovação em serviços e que manifestam o comportamento inovador dessas firmas. Realizamos um estudo qualitativo exploratório, no qual entrevistamos executivos da alta administração de seis empresas de serviços de vários tamanhos e operando em diversos setores. Também coletamos dados secundários adicionais de várias fontes. O resultado são as quatro capacidades de inovação (ou seja, Desenvolvimento, Operações, Gestão, Transação) propostos em Zawislak et al. (2012) ajustadas às organizações de serviço e representadas em 32 elementos definidores distribuídos entre as capacidades de inovação. A análise também mostra múltiplas sobreposições entre elementos, expondo fronteiras difusas das capacidades de inovação e acentua o caráter relacional dos serviços como forma de moldar como a inovação é organizada.
id URGS_15a075cfb2c7ac0c2dfceff9428b41ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213531
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Crispim, Rafael ToassiZawislak, Paulo Antonio2020-09-15T04:04:17Z2020http://hdl.handle.net/10183/213531001117971A literatura sobre inovação tem tentado responder à questão de como identificar o comportamento inovador das empresas usando a abordagem da economia evolucionária (Nelson & Winter, 1982; Dosi & Nelson, 1994), e desenvolveu o conceito de “capacidade de inovação” como um modelo de análise, particularmente para empresas de manufatura. Zawislak et al. (2012) propõem e operacionalizam um modelo simples e que aborda aspectos tecnológicos e de negócios da inovação nas empresas. No entanto, o caso das organizações de serviços exige uma abordagem ligeiramente diferente da inovação devido às suas características particulares. Simultaneidade de produção e consumo, forte caráter relacional e uma geração de valor orientada a processos são características que influenciam a maneira como as empresas de serviços organizam suas capacidades de inovação. Portanto, o objetivo deste estudo é descobrir os elementos que compõem as capacidades de inovação em serviços e que manifestam o comportamento inovador dessas firmas. Realizamos um estudo qualitativo exploratório, no qual entrevistamos executivos da alta administração de seis empresas de serviços de vários tamanhos e operando em diversos setores. Também coletamos dados secundários adicionais de várias fontes. O resultado são as quatro capacidades de inovação (ou seja, Desenvolvimento, Operações, Gestão, Transação) propostos em Zawislak et al. (2012) ajustadas às organizações de serviço e representadas em 32 elementos definidores distribuídos entre as capacidades de inovação. A análise também mostra múltiplas sobreposições entre elementos, expondo fronteiras difusas das capacidades de inovação e acentua o caráter relacional dos serviços como forma de moldar como a inovação é organizada.The literature on innovation have been trying to answer the question of how to identify firms’ innovative behavior using an evolutionary economics approach (Nelson & Winter, 1982; Dosi & Nelson, 1994), and has developed the concept of “innovation capability” as an analysis model, particularly for manufacturing firms. Zawislak et al. (2012) propose and operationalize a model that is simple and addresses either technological and business aspects of firm innovation. However, the case of service organizations demand a slightly different approach on innovation because of their particular characteristics. Production and consumption simultaneity, strong relational character, and a process-oriented value generation are all features that influence how service firms organize their innovation capabilities. Therefore, the objective of this study is to uncover the elements that comprise innovation capabilities in services and that manifest the innovative behavior of these firms. We conducted an explorative qualitative study, in which we interviewed top management executives of six service firms of multiple sizes and operating in varied industries. We have also gathered additional secondary data from multiple sources. The result is the four innovation capabilities (i.e. Development, Operations, Management, Transaction) proposed in Zawislak’s et al. (2012) model adjusted to service organizations and depicted into 32 defining elements distributed through the innovation capabilities. The analysis also sheds light into the multiple overlaps between elements, exposing diffuse frontiers of those innovation capabilities, and emphasizes the relational character of services as it shapes how innovation is organized.application/pdfengCapacidade de inovaçãoAdministração de empresasServiçosInnovation capabilitiesServiceInnovative behaviorCapabilities overlapMultiple case studyThe elements of innovation capabilities in service organizationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117971.pdf.txt001117971.pdf.txtExtracted Texttext/plain209078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213531/2/001117971.pdf.txt9b18480141dbe1de98e973cb755e63a6MD52ORIGINAL001117971.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1094557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213531/1/001117971.pdfeb0737e481922fd9a1cf4d137ed74cf9MD5110183/2135312020-09-16 04:04:58.674522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-16T07:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The elements of innovation capabilities in service organizations
title The elements of innovation capabilities in service organizations
spellingShingle The elements of innovation capabilities in service organizations
Crispim, Rafael Toassi
Capacidade de inovação
Administração de empresas
Serviços
Innovation capabilities
Service
Innovative behavior
Capabilities overlap
Multiple case study
title_short The elements of innovation capabilities in service organizations
title_full The elements of innovation capabilities in service organizations
title_fullStr The elements of innovation capabilities in service organizations
title_full_unstemmed The elements of innovation capabilities in service organizations
title_sort The elements of innovation capabilities in service organizations
author Crispim, Rafael Toassi
author_facet Crispim, Rafael Toassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crispim, Rafael Toassi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
contributor_str_mv Zawislak, Paulo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade de inovação
Administração de empresas
Serviços
topic Capacidade de inovação
Administração de empresas
Serviços
Innovation capabilities
Service
Innovative behavior
Capabilities overlap
Multiple case study
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation capabilities
Service
Innovative behavior
Capabilities overlap
Multiple case study
description A literatura sobre inovação tem tentado responder à questão de como identificar o comportamento inovador das empresas usando a abordagem da economia evolucionária (Nelson & Winter, 1982; Dosi & Nelson, 1994), e desenvolveu o conceito de “capacidade de inovação” como um modelo de análise, particularmente para empresas de manufatura. Zawislak et al. (2012) propõem e operacionalizam um modelo simples e que aborda aspectos tecnológicos e de negócios da inovação nas empresas. No entanto, o caso das organizações de serviços exige uma abordagem ligeiramente diferente da inovação devido às suas características particulares. Simultaneidade de produção e consumo, forte caráter relacional e uma geração de valor orientada a processos são características que influenciam a maneira como as empresas de serviços organizam suas capacidades de inovação. Portanto, o objetivo deste estudo é descobrir os elementos que compõem as capacidades de inovação em serviços e que manifestam o comportamento inovador dessas firmas. Realizamos um estudo qualitativo exploratório, no qual entrevistamos executivos da alta administração de seis empresas de serviços de vários tamanhos e operando em diversos setores. Também coletamos dados secundários adicionais de várias fontes. O resultado são as quatro capacidades de inovação (ou seja, Desenvolvimento, Operações, Gestão, Transação) propostos em Zawislak et al. (2012) ajustadas às organizações de serviço e representadas em 32 elementos definidores distribuídos entre as capacidades de inovação. A análise também mostra múltiplas sobreposições entre elementos, expondo fronteiras difusas das capacidades de inovação e acentua o caráter relacional dos serviços como forma de moldar como a inovação é organizada.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-15T04:04:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213531
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117971
url http://hdl.handle.net/10183/213531
identifier_str_mv 001117971
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213531/2/001117971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213531/1/001117971.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b18480141dbe1de98e973cb755e63a6
eb0737e481922fd9a1cf4d137ed74cf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085534531321856