Análise da série histórica do serviço de telediagnóstico em estomatologia do projeto telessaúders-ufrgs (estomatonet) e da sua efetividade para o sistema público de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222541 |
Resumo: | EstomatoNet é um serviço de telediagnóstico para lesões bucais com financiamento público e oferecido de forma gratuita para os profissionais de atenção primária à saúde (PHCP) a partir de uma plataforma de armazenamento em nuvem. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência acumulada por este serviço desde o seu lançamento em junho de 2015 até abril de 2020. As características dos pacientes e usuários solicitantes (dentistas e médicos) foram obtidas na plataforma do serviço, bem como informações relativas às lesões e / ou queixas bucais relatadas. Foram também reportadas as hipóteses diagnósticas apresentadas pelos solicitantes, seu grau de satisfação com o serviço e a opinião do teleconsultor em termos de diagnóstico e recomendação de manejo. A sugestão de conduta do teleconsultor foi cruzada com os dados do sistema de regulação do estado, para verificar se realmente houve evitação de encaminhamento. No período, 405 solicitantes utilizaram o serviço, sendo 252 (62,2%) dentistas e 153 (37,8%) médicos. Cerca de 29,2% dos municípios do Rio Grande do Sul realizaram solicitações. A maioria dos pacientes eram mulheres (n = 1103; 55,1%) e 1036 (50,1%) tinham entre 20-59 anos. O tempo médio entre a realização da solicitação e recebimento do laudo de telediagnóstico foi de 4,1 ± 4,3 dias. Quase 97% dos solicitantes ficaram muito satisfeitos ou satisfeitos com o serviço. Em relação às lesões, 393 (19,6%) foram desordens potencialmente malignas e em 155 (7,7%) houve suspeita de malignidade. Os solicitantes apresentaram uma concordância relativamente alta (72,0%) em relação às hipóteses diagnósticas para desordens potencialmente malignas quando comparadas à opinião do teleconsultor. Em 37,3% dos casos, o encaminhamento foi evitado após o aconselhamento pelo serviço da EstomatoNet de manutenção do caso na APS (k = 0,23; p <0,01; 62,2% de concordância). Conclui-se que o uso do telediagnóstico é útil aos profissionais de saúde da atenção primária à saúde no manejo das lesões bucais e reduz o número de encaminhamentos para serviços especializados em Estomatologia. |
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Gonçalves, Michelle RoxoCarrard, Vinícius Coelho2021-06-22T04:25:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/222541001126830EstomatoNet é um serviço de telediagnóstico para lesões bucais com financiamento público e oferecido de forma gratuita para os profissionais de atenção primária à saúde (PHCP) a partir de uma plataforma de armazenamento em nuvem. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência acumulada por este serviço desde o seu lançamento em junho de 2015 até abril de 2020. As características dos pacientes e usuários solicitantes (dentistas e médicos) foram obtidas na plataforma do serviço, bem como informações relativas às lesões e / ou queixas bucais relatadas. Foram também reportadas as hipóteses diagnósticas apresentadas pelos solicitantes, seu grau de satisfação com o serviço e a opinião do teleconsultor em termos de diagnóstico e recomendação de manejo. A sugestão de conduta do teleconsultor foi cruzada com os dados do sistema de regulação do estado, para verificar se realmente houve evitação de encaminhamento. No período, 405 solicitantes utilizaram o serviço, sendo 252 (62,2%) dentistas e 153 (37,8%) médicos. Cerca de 29,2% dos municípios do Rio Grande do Sul realizaram solicitações. A maioria dos pacientes eram mulheres (n = 1103; 55,1%) e 1036 (50,1%) tinham entre 20-59 anos. O tempo médio entre a realização da solicitação e recebimento do laudo de telediagnóstico foi de 4,1 ± 4,3 dias. Quase 97% dos solicitantes ficaram muito satisfeitos ou satisfeitos com o serviço. Em relação às lesões, 393 (19,6%) foram desordens potencialmente malignas e em 155 (7,7%) houve suspeita de malignidade. Os solicitantes apresentaram uma concordância relativamente alta (72,0%) em relação às hipóteses diagnósticas para desordens potencialmente malignas quando comparadas à opinião do teleconsultor. Em 37,3% dos casos, o encaminhamento foi evitado após o aconselhamento pelo serviço da EstomatoNet de manutenção do caso na APS (k = 0,23; p <0,01; 62,2% de concordância). Conclui-se que o uso do telediagnóstico é útil aos profissionais de saúde da atenção primária à saúde no manejo das lesões bucais e reduz o número de encaminhamentos para serviços especializados em Estomatologia.EstomatoNet is a free telediagnostic service for oral lesions offered to professionals of primary health care (PHCP) by means a cloud-based platform. This study aimed to report the experience of this service since it was launched in June 2015 to April 2020. Patients’ and applicants’ characteristics were retrieved from the service’s cloud-based platform, as well as information related to their oral lesions and/or complaints. The diagnostic hypothesis provided by the applicant, its level of satisfaction, and the opinion of the teleconsultant in terms of diagnosis and management were also reported. The teleconsultant's suggestion was crossed with the data from the state regulation system, to verify if the telediagnosis induced a referral avoidance. A total of 405 PHCP used the service in the period, 252 (62.2%) dentists and 153 (37.8%) physicians. About 29.2% of the Rio Grande do Sul State’s municipalities performed the requests. Most patients were women (n=1103; 55.1%) and 1036 (50.1%) were between 20-59 years. The average time for receiving the telediagnosis report was 4.1 ± 4.3 days. Almost 97% of the applicants were very satisfied or satisfied with the service. Regarding the lesions, 393 (19.6%) were potentially malignant disorders and 155 (7.7%) suspected malignancy. The applicants presented a relatively high concordance (72.0%) in relation to diagnostic hypotheses for potentially malignant disorders when compared to the teleconsultant’s opinion. In 693 (37.3%) of the cases, the referral was avoided after the counseling by the EstomatoNet service of maintaining the case in the PHC (k = 0.234; p <0.001; 62.2% agreement). It may be concluded that the use of telediagnosis for oral mucosal lesions may improve the support for PHCP in the management of lesions and to reduce referral to specialized services.application/pdfporTeleodontologiaTelemonitoramentoMedicina bucalSaúde públicaTeledentistryTelemonitoringOral MedicinePublic healthAnálise da série histórica do serviço de telediagnóstico em estomatologia do projeto telessaúders-ufrgs (estomatonet) e da sua efetividade para o sistema público de saúdeEvaluation of the historical series of the telediagnostic service in Oral Medicine of TelessaúdeRS-UFRGS (EstomatoNet) and its effectiveness for the Public Health System info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126830.pdf.txt001126830.pdf.txtExtracted Texttext/plain61307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222541/2/001126830.pdf.txt240695a5f5200b4fc873a80330ffdbb4MD52ORIGINAL001126830.pdfTexto completoapplication/pdf1561672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222541/1/001126830.pdf9a64dbfe081445a3d8b11751e6b66822MD5110183/2225412023-02-10 06:06:02.717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-10T08:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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EstomatoNet é um serviço de telediagnóstico para lesões bucais com financiamento público e oferecido de forma gratuita para os profissionais de atenção primária à saúde (PHCP) a partir de uma plataforma de armazenamento em nuvem. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência acumulada por este serviço desde o seu lançamento em junho de 2015 até abril de 2020. As características dos pacientes e usuários solicitantes (dentistas e médicos) foram obtidas na plataforma do serviço, bem como informações relativas às lesões e / ou queixas bucais relatadas. Foram também reportadas as hipóteses diagnósticas apresentadas pelos solicitantes, seu grau de satisfação com o serviço e a opinião do teleconsultor em termos de diagnóstico e recomendação de manejo. A sugestão de conduta do teleconsultor foi cruzada com os dados do sistema de regulação do estado, para verificar se realmente houve evitação de encaminhamento. No período, 405 solicitantes utilizaram o serviço, sendo 252 (62,2%) dentistas e 153 (37,8%) médicos. Cerca de 29,2% dos municípios do Rio Grande do Sul realizaram solicitações. A maioria dos pacientes eram mulheres (n = 1103; 55,1%) e 1036 (50,1%) tinham entre 20-59 anos. O tempo médio entre a realização da solicitação e recebimento do laudo de telediagnóstico foi de 4,1 ± 4,3 dias. Quase 97% dos solicitantes ficaram muito satisfeitos ou satisfeitos com o serviço. Em relação às lesões, 393 (19,6%) foram desordens potencialmente malignas e em 155 (7,7%) houve suspeita de malignidade. Os solicitantes apresentaram uma concordância relativamente alta (72,0%) em relação às hipóteses diagnósticas para desordens potencialmente malignas quando comparadas à opinião do teleconsultor. Em 37,3% dos casos, o encaminhamento foi evitado após o aconselhamento pelo serviço da EstomatoNet de manutenção do caso na APS (k = 0,23; p <0,01; 62,2% de concordância). Conclui-se que o uso do telediagnóstico é útil aos profissionais de saúde da atenção primária à saúde no manejo das lesões bucais e reduz o número de encaminhamentos para serviços especializados em Estomatologia. |
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