Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Maria Cristina Molina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116652
Resumo: O aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas.
id URGS_15f382f61380e0182a9fe6f7ed76d8ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116652
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ladeira, Maria Cristina MolinaSenna, Luiz Afonso dos Santos2015-05-19T02:01:14Z2014http://hdl.handle.net/10183/116652000966634O aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas.Increased mobility of people is a challenge for modern society, it leads to a constant concern in seeking appropriate solutions. An efficient and reliable public transport provides better mobility people and help in reducing congestion and emissions of pollutants in urban areas. Headway, or the transit time between two consecutive vehicles in a line, is a useful tool to evaluate the performance of the bus system because of disturbances during operation can generate bunching, quickly degrading the operation. This study aimed to present the operational control of public transport lines by controlling the headway using corrective actions as a control strategy starting the identification of abnormalities that disrupt the operation and mitigating its impact on the operation of the line. The operating regulation by the headway control provided a homogeneity of headways, reduction of bunching, improved distribution of passengers per trip, as well as gains in handling and safety of drivers.application/pdfporTransporte público urbanoTransporte : PlanejamentoÔnibusITSControl linesBunchingRegulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headwayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966634.pdf000966634.pdfTexto completoapplication/pdf3061521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/1/000966634.pdf3617d3b6cf99ee870e968f3955376e65MD51TEXT000966634.pdf.txt000966634.pdf.txtExtracted Texttext/plain245645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/2/000966634.pdf.txt8cbbda5c02f163121393fb0d43cbb1a5MD52THUMBNAIL000966634.pdf.jpg000966634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/3/000966634.pdf.jpg07c31865699e646451339c24d273a7c6MD5310183/1166522018-10-22 08:18:26.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:18:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
title Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
spellingShingle Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
Ladeira, Maria Cristina Molina
Transporte público urbano
Transporte : Planejamento
Ônibus
ITS
Control lines
Bunching
title_short Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
title_full Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
title_fullStr Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
title_full_unstemmed Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
title_sort Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
author Ladeira, Maria Cristina Molina
author_facet Ladeira, Maria Cristina Molina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira, Maria Cristina Molina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
contributor_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte público urbano
Transporte : Planejamento
Ônibus
topic Transporte público urbano
Transporte : Planejamento
Ônibus
ITS
Control lines
Bunching
dc.subject.eng.fl_str_mv ITS
Control lines
Bunching
description O aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-19T02:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966634
url http://hdl.handle.net/10183/116652
identifier_str_mv 000966634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/1/000966634.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/2/000966634.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/3/000966634.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3617d3b6cf99ee870e968f3955376e65
8cbbda5c02f163121393fb0d43cbb1a5
07c31865699e646451339c24d273a7c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085320415248384