Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116652 |
Resumo: | O aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas. |
id |
URGS_15f382f61380e0182a9fe6f7ed76d8ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116652 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ladeira, Maria Cristina MolinaSenna, Luiz Afonso dos Santos2015-05-19T02:01:14Z2014http://hdl.handle.net/10183/116652000966634O aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas.Increased mobility of people is a challenge for modern society, it leads to a constant concern in seeking appropriate solutions. An efficient and reliable public transport provides better mobility people and help in reducing congestion and emissions of pollutants in urban areas. Headway, or the transit time between two consecutive vehicles in a line, is a useful tool to evaluate the performance of the bus system because of disturbances during operation can generate bunching, quickly degrading the operation. This study aimed to present the operational control of public transport lines by controlling the headway using corrective actions as a control strategy starting the identification of abnormalities that disrupt the operation and mitigating its impact on the operation of the line. The operating regulation by the headway control provided a homogeneity of headways, reduction of bunching, improved distribution of passengers per trip, as well as gains in handling and safety of drivers.application/pdfporTransporte público urbanoTransporte : PlanejamentoÔnibusITSControl linesBunchingRegulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headwayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966634.pdf000966634.pdfTexto completoapplication/pdf3061521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/1/000966634.pdf3617d3b6cf99ee870e968f3955376e65MD51TEXT000966634.pdf.txt000966634.pdf.txtExtracted Texttext/plain245645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/2/000966634.pdf.txt8cbbda5c02f163121393fb0d43cbb1a5MD52THUMBNAIL000966634.pdf.jpg000966634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/3/000966634.pdf.jpg07c31865699e646451339c24d273a7c6MD5310183/1166522018-10-22 08:18:26.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:18:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
title |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
spellingShingle |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway Ladeira, Maria Cristina Molina Transporte público urbano Transporte : Planejamento Ônibus ITS Control lines Bunching |
title_short |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
title_full |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
title_fullStr |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
title_full_unstemmed |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
title_sort |
Regulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headway |
author |
Ladeira, Maria Cristina Molina |
author_facet |
Ladeira, Maria Cristina Molina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ladeira, Maria Cristina Molina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senna, Luiz Afonso dos Santos |
contributor_str_mv |
Senna, Luiz Afonso dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte público urbano Transporte : Planejamento Ônibus |
topic |
Transporte público urbano Transporte : Planejamento Ônibus ITS Control lines Bunching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ITS Control lines Bunching |
description |
O aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-19T02:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116652 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966634 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116652 |
identifier_str_mv |
000966634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/1/000966634.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/2/000966634.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116652/3/000966634.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3617d3b6cf99ee870e968f3955376e65 8cbbda5c02f163121393fb0d43cbb1a5 07c31865699e646451339c24d273a7c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085320415248384 |