Antes do Padre Ibiapina, um político no Império do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Noemia Dayana de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272119
Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar as práticas educativas, jurídicas e parlamentares do cearense José Antônio Pereira Ibiapina, popularmente conhecido no Nordeste brasileiro, como Padre Ibiapina (1806-1883). Tal investigação partiu da lacuna de estudos sobre as funções que ele desempenhou como professor, deputado, juiz de direito, chefe de polícia e advogado, antes de se tornar padre, em 1853. Essa lacuna é, na verdade, uma construção narrativa de biógrafos e acadêmicos que condicionam os eventos passados ao presente vivido, os quais se expressaram, no caso aqui estudado, no condicionamento das atividades seculares à vida religiosa. Na contramão disso, priorizamos as participações políticas desse sujeito nas instituições imperiais, considerando, sobretudo, como Ibiapina construiu as suas leituras e interpretações sociais. Para tanto, nos fundamentamos na perspectiva teórico-metodológica da Nova História Cultural, especificamente, das práticas e representações, cuja opção analítica se justificou no caráter das fontes que utilizamos na pesquisa: (a) as fontes manuscritas de origem educacional – registro de matrículas, súmula de disciplinas, relação de professores, plano de estudos, relação de compêndios e outros – que possibilitaram mapear os livros, os autores e as bibliotecas que Ibiapina teve contato quando estudante; (b) as fontes impressas e manuscritas de origem político-administrativas – os Anais da Câmara dos Deputados, as correspondências e os ofícios provinciais – que contribuíram para levantar quais eram as representações de direito, de parlamento e de sociedade que teve esse sujeito, antes de se tornar padre. Para tanto, construímos as análises dedicando-se, primeiramente, aos estudos primários e superiores de Ibiapina e, posteriormente, a atuação na Câmara dos Deputados. Ao final, consideramos que essa trajetória – hoje construída não apenas pelo discurso católico – pode ser tomada mais amplamente como uma chave de interpretação da realidade nas primeiras instituições do império brasileiro.
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Para tanto, nos fundamentamos na perspectiva teórico-metodológica da Nova História Cultural, especificamente, das práticas e representações, cuja opção analítica se justificou no caráter das fontes que utilizamos na pesquisa: (a) as fontes manuscritas de origem educacional – registro de matrículas, súmula de disciplinas, relação de professores, plano de estudos, relação de compêndios e outros – que possibilitaram mapear os livros, os autores e as bibliotecas que Ibiapina teve contato quando estudante; (b) as fontes impressas e manuscritas de origem político-administrativas – os Anais da Câmara dos Deputados, as correspondências e os ofícios provinciais – que contribuíram para levantar quais eram as representações de direito, de parlamento e de sociedade que teve esse sujeito, antes de se tornar padre. Para tanto, construímos as análises dedicando-se, primeiramente, aos estudos primários e superiores de Ibiapina e, posteriormente, a atuação na Câmara dos Deputados. Ao final, consideramos que essa trajetória – hoje construída não apenas pelo discurso católico – pode ser tomada mais amplamente como uma chave de interpretação da realidade nas primeiras instituições do império brasileiro.This study aimed to investigate the educational, legal and parliamentary practices of José Antônio Pereira Ibiapina, popularly known in Northeast Brazil as Padre Ibiapina (1806-1883). Such an investigation started from the lack of studies on the functions he performed as a professor, deputy, judge, chief of police and lawyer before becoming a priest in 1853. This gap is, in fact, a narrative construction of biographers and academics that condition past events to the lived present, which were expressed, in the case studied here, in the conditioning of secular activities to religious life. Against this, we prioritize the political participation of this subject in imperial institutions, considering, above all, how Ibiapina constructed her readings and social interpretations. For that, we base ourselves on the theoretical methodological perspective of the New Cultural History, specifically, of practices and representations, whose analytical option was justified by the character of the sources we used in the research: (a) the handwritten sources of educational origin - registration of enrollments, summary of disciplines, list of professors, study plan, list of textbooks and others – which made it possible to map the books, authors and libraries that Ibiapina had contact with as a student; (b) the printed and handwritten sources of political-administrative origin – the Annals of the Chamber of Deputies, correspondence and provincial letters – that contributed to raising the representations of law, parliament and society that this subject had before become a priest. For that, we built the analyzes dedicating firstly to the primary and higher studies of Ibiapina and, later, the performance in the Chamber of Deputies. In the end, we consider that this trajectory – today built not only by Catholic discourse – can be taken more broadly as a key to interpreting reality in the first institutions of the Brazilian empire.application/pdfporIbiapina, José Antônio de Maria, 1806-1883BiografiaVida políticaOlinda (PE)BiographyChamber of DeputiesLegal Course in OlindaPadre IbiapinaSeminar in OlindaAntes do Padre Ibiapina, um político no Império do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176960.pdf.txt001176960.pdf.txtExtracted Texttext/plain645794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272119/2/001176960.pdf.txt4e6dc2c1c7f0b823083c651646cf6bd5MD52ORIGINAL001176960.pdfTexto completoapplication/pdf2074212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272119/1/001176960.pdf96f0b58b9e0dc17ad16d70755ba6bfddMD5110183/2721192024-02-23 05:03:34.017983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-23T08:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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