Tensão e desordem : escolarização e imaginário de mulheres recicladoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Débora Alves
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252671
Resumo: Essa dissertação trata do estudo sobre as construções imaginárias a respeito de escolarizaçãeo da prática docente em sala de alfabetização de adultos trabalhadoras. A investigação foi realizada com mulheres trabalhadoras em galpão de separação de resíduos sólidoss Associação Ecológica Rubem Berta, zona norte na cidade de Porto Alegre.O estudo se deu na perspectiva Etnometodológica com a preocupação de compreender nas formulações imaginárias dos sujeitos, bem como o sentido qua atribuem à realidade dos fatos sociais que a compõem. O referencial teórico está fundado principalmente em Corneluis Castoriadis, autor que trabalha o Imaginário Social como criador das instituições e suas funções uma abordagem político-filosófica e sociológica; Édgar Morin e Georges Balandier que tratam a realidade social na perspectiva da complexidade e do movimento, como princípio de aproximação do real como ele é, ou seja, explicálos e apreendê-lo em categorias, em conceituações, mas tentar compreendê-lo na sua natureza complexa. Os resultados revelam que os adultos ao se alfabetizarem além de buscarem na escola os sentidos já instituídos socialmente produzem outros a partir de sua realidade e de sua cultura. Sentidos que não estão restritos à funcionalidade instrurmental da escola, mas se expandem rios campos da afetividade, da auto-estima, dos relacionamentos interpessoais em outros grupos sociais. Quanto à prática docente, esta se configura a partir dessa polissemia de sentidos sendo produzida pela ação imaginária do educando e do educador.
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