Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2075 |
Resumo: | Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a construção de um ambiente de Educação a Distância, implementado como um sistema multiagente composto por agentes artificiais e agentes humanos, inspirando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Nesta sociedade, todos os personagens (aprendizes e agentes artificiais) são modelados como agentes sociais integrados em um ambiente de ensino-aprendizagem. A arquitetura deste sistema é formada pelos seguintes agentes artificiais: agente diagnóstico, agente mediador, agente colaborativo, agente semiótico e agente social. Os agentes humanos que interagem com o sistema desempenham o papel de tutores, aprendizes ou ambos. Esta dissertação visa à concepção e à implementação de um dos agentes desta arquitetura: o agente semiótico. Esta concepção foi baseada na Engenharia Semiótica, em particular para a apresentação do material instrucional utilizado no processo de ensinoaprendizagem. |
id |
URGS_16ec91782455582ceee15a5b6ea1beaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2075 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Jung, João LuizVicari, Rosa Maria2007-06-06T17:20:01Z2001http://hdl.handle.net/10183/2075000313892Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a construção de um ambiente de Educação a Distância, implementado como um sistema multiagente composto por agentes artificiais e agentes humanos, inspirando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Nesta sociedade, todos os personagens (aprendizes e agentes artificiais) são modelados como agentes sociais integrados em um ambiente de ensino-aprendizagem. A arquitetura deste sistema é formada pelos seguintes agentes artificiais: agente diagnóstico, agente mediador, agente colaborativo, agente semiótico e agente social. Os agentes humanos que interagem com o sistema desempenham o papel de tutores, aprendizes ou ambos. Esta dissertação visa à concepção e à implementação de um dos agentes desta arquitetura: o agente semiótico. Esta concepção foi baseada na Engenharia Semiótica, em particular para a apresentação do material instrucional utilizado no processo de ensinoaprendizagem.application/pdfporInformática : EducaçãoEnsino a distânciaSistemas multiagentesTutores inteligentesConcepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313892.pdf000313892.pdfTexto completoapplication/pdf761043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/1/000313892.pdf446af1d1d79a4757b56912c86a4d5c6eMD51TEXT000313892.pdf.txt000313892.pdf.txtExtracted Texttext/plain240682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/2/000313892.pdf.txta8586a35007c9e38d4d90f4f536e3dccMD52THUMBNAIL000313892.pdf.jpg000313892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/3/000313892.pdf.jpgfdc86fb72d73de0b3116a33452dbd4a9MD5310183/20752021-12-06 05:40:11.028108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
title |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
spellingShingle |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância Jung, João Luiz Informática : Educação Ensino a distância Sistemas multiagentes Tutores inteligentes |
title_short |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
title_full |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
title_fullStr |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
title_full_unstemmed |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
title_sort |
Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância |
author |
Jung, João Luiz |
author_facet |
Jung, João Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jung, João Luiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
contributor_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Ensino a distância Sistemas multiagentes Tutores inteligentes |
topic |
Informática : Educação Ensino a distância Sistemas multiagentes Tutores inteligentes |
description |
Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a construção de um ambiente de Educação a Distância, implementado como um sistema multiagente composto por agentes artificiais e agentes humanos, inspirando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Nesta sociedade, todos os personagens (aprendizes e agentes artificiais) são modelados como agentes sociais integrados em um ambiente de ensino-aprendizagem. A arquitetura deste sistema é formada pelos seguintes agentes artificiais: agente diagnóstico, agente mediador, agente colaborativo, agente semiótico e agente social. Os agentes humanos que interagem com o sistema desempenham o papel de tutores, aprendizes ou ambos. Esta dissertação visa à concepção e à implementação de um dos agentes desta arquitetura: o agente semiótico. Esta concepção foi baseada na Engenharia Semiótica, em particular para a apresentação do material instrucional utilizado no processo de ensinoaprendizagem. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:20:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2075 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000313892 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2075 |
identifier_str_mv |
000313892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/1/000313892.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/2/000313892.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/3/000313892.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
446af1d1d79a4757b56912c86a4d5c6e a8586a35007c9e38d4d90f4f536e3dcc fdc86fb72d73de0b3116a33452dbd4a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085011329646592 |