Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, João Luiz
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2075
Resumo: Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a construção de um ambiente de Educação a Distância, implementado como um sistema multiagente composto por agentes artificiais e agentes humanos, inspirando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Nesta sociedade, todos os personagens (aprendizes e agentes artificiais) são modelados como agentes sociais integrados em um ambiente de ensino-aprendizagem. A arquitetura deste sistema é formada pelos seguintes agentes artificiais: agente diagnóstico, agente mediador, agente colaborativo, agente semiótico e agente social. Os agentes humanos que interagem com o sistema desempenham o papel de tutores, aprendizes ou ambos. Esta dissertação visa à concepção e à implementação de um dos agentes desta arquitetura: o agente semiótico. Esta concepção foi baseada na Engenharia Semiótica, em particular para a apresentação do material instrucional utilizado no processo de ensinoaprendizagem.
id URGS_16ec91782455582ceee15a5b6ea1beaf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2075
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Jung, João LuizVicari, Rosa Maria2007-06-06T17:20:01Z2001http://hdl.handle.net/10183/2075000313892Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a construção de um ambiente de Educação a Distância, implementado como um sistema multiagente composto por agentes artificiais e agentes humanos, inspirando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Nesta sociedade, todos os personagens (aprendizes e agentes artificiais) são modelados como agentes sociais integrados em um ambiente de ensino-aprendizagem. A arquitetura deste sistema é formada pelos seguintes agentes artificiais: agente diagnóstico, agente mediador, agente colaborativo, agente semiótico e agente social. Os agentes humanos que interagem com o sistema desempenham o papel de tutores, aprendizes ou ambos. Esta dissertação visa à concepção e à implementação de um dos agentes desta arquitetura: o agente semiótico. Esta concepção foi baseada na Engenharia Semiótica, em particular para a apresentação do material instrucional utilizado no processo de ensinoaprendizagem.application/pdfporInformática : EducaçãoEnsino a distânciaSistemas multiagentesTutores inteligentesConcepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313892.pdf000313892.pdfTexto completoapplication/pdf761043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/1/000313892.pdf446af1d1d79a4757b56912c86a4d5c6eMD51TEXT000313892.pdf.txt000313892.pdf.txtExtracted Texttext/plain240682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/2/000313892.pdf.txta8586a35007c9e38d4d90f4f536e3dccMD52THUMBNAIL000313892.pdf.jpg000313892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/3/000313892.pdf.jpgfdc86fb72d73de0b3116a33452dbd4a9MD5310183/20752021-12-06 05:40:11.028108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
title Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
spellingShingle Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
Jung, João Luiz
Informática : Educação
Ensino a distância
Sistemas multiagentes
Tutores inteligentes
title_short Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
title_full Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
title_fullStr Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
title_full_unstemmed Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
title_sort Concepção e implementação de um agente semiótico como parte de um modelo social de aprendizagem a distância
author Jung, João Luiz
author_facet Jung, João Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, João Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vicari, Rosa Maria
contributor_str_mv Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ensino a distância
Sistemas multiagentes
Tutores inteligentes
topic Informática : Educação
Ensino a distância
Sistemas multiagentes
Tutores inteligentes
description Esta dissertação situa-se no projeto de pesquisa intitulado "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio- Interacionista". Este projeto se enquadra na visão de aprendizagem situada, isto é, na concepção de cognição como uma prática social baseada na utilização de linguagem, símbolos e signos. O objetivo é a construção de um ambiente de Educação a Distância, implementado como um sistema multiagente composto por agentes artificiais e agentes humanos, inspirando-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Nesta sociedade, todos os personagens (aprendizes e agentes artificiais) são modelados como agentes sociais integrados em um ambiente de ensino-aprendizagem. A arquitetura deste sistema é formada pelos seguintes agentes artificiais: agente diagnóstico, agente mediador, agente colaborativo, agente semiótico e agente social. Os agentes humanos que interagem com o sistema desempenham o papel de tutores, aprendizes ou ambos. Esta dissertação visa à concepção e à implementação de um dos agentes desta arquitetura: o agente semiótico. Esta concepção foi baseada na Engenharia Semiótica, em particular para a apresentação do material instrucional utilizado no processo de ensinoaprendizagem.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:20:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2075
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000313892
url http://hdl.handle.net/10183/2075
identifier_str_mv 000313892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/1/000313892.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/2/000313892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2075/3/000313892.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 446af1d1d79a4757b56912c86a4d5c6e
a8586a35007c9e38d4d90f4f536e3dcc
fdc86fb72d73de0b3116a33452dbd4a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085011329646592