Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83297 |
Resumo: | Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, como, por exemplo: como deve ser o Ensino da Geografia no Ensino Médio, a partir da proposta do ENEM? A abordagem dada à Geografia nas questões do ENEM abarca uma leitura complexa do espaço geográfico ou não? Como podemos aproximar nossos fazeres e saberes pedagógicos em Geografia às atuais necessidades do Ensino Médio, baseando-nos em tal proposta? A abordagem teórico-metodológica é baseada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, estando ancorada em diversas lunetas, entre elas as de Milton Santos e Jean Piaget. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, com base em Uwe Flick. Em congruência com a teoria, a parte empírica deste estudo é desenvolvida a partir de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A proposta desta pesquisa é pensar e avaliar caminhos para o Ensino de Geografia que possibilitem problematizar e reconstruir as diferentes significações da vida, dentro e fora da sala de aula. |
id |
URGS_16fe0a639439827db1e18decac7b6b1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83297 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lerina, Marcos Irineu KlausbergerCastrogiovanni, Antônio Carlos2013-12-06T01:49:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/83297000906060Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, como, por exemplo: como deve ser o Ensino da Geografia no Ensino Médio, a partir da proposta do ENEM? A abordagem dada à Geografia nas questões do ENEM abarca uma leitura complexa do espaço geográfico ou não? Como podemos aproximar nossos fazeres e saberes pedagógicos em Geografia às atuais necessidades do Ensino Médio, baseando-nos em tal proposta? A abordagem teórico-metodológica é baseada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, estando ancorada em diversas lunetas, entre elas as de Milton Santos e Jean Piaget. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, com base em Uwe Flick. Em congruência com a teoria, a parte empírica deste estudo é desenvolvida a partir de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A proposta desta pesquisa é pensar e avaliar caminhos para o Ensino de Geografia que possibilitem problematizar e reconstruir as diferentes significações da vida, dentro e fora da sala de aula.This thesis deals with the school interfaces, the Teaching of Geography and the proposal of High School National Exam (ENEM). It intends to answer to some of the concerns that we have been experiencing in our professional journey, as, for example: how does the teaching of Geography should be during High School, from ENEM's proposal? Does the approach directed to Geography in ENEM's questions embrace a complex reading of the geographical space or not? How can we get our work and pedagogical knowledge closer to the current needs of High School, based on such proposal? The theoretical-methodological approach is based on the Paradigm of Complexity by Edgar Morin, being anchored in a diversity of ideas, among them, the ones from Milton Santos and Jean Piaget. The methodology used is a qualitative research, based on Uwe Flick. In line with theory, the empirical part of this study is developed in a public school located in the Metropolitan Region of the city of Porto Alegre/RS. The aim of this research is to think and evaluate ways to the Teaching of Geography which allow to discuss and reconstruct the different meanings of life, inside and outside the classroom.application/pdfporGeografia : EnsinoTeaching of geographyHigh school national exam (ENEM)Competences and skillsComplexityEnsinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000906060.pdf000906060.pdfTexto completoapplication/pdf4938332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/1/000906060.pdf3758d3bccb0d5fb24b7132c61a1e07afMD51TEXT000906060.pdf.txt000906060.pdf.txtExtracted Texttext/plain615866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/2/000906060.pdf.txte12c01f5615f05da9f1e3cae2d766e6cMD52THUMBNAIL000906060.pdf.jpg000906060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/3/000906060.pdf.jpgcc91ce8ecab0d33c7c97ae2a18984a82MD5310183/832972018-10-09 08:09:19.726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:09:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
title |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
spellingShingle |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM Lerina, Marcos Irineu Klausberger Geografia : Ensino Teaching of geography High school national exam (ENEM) Competences and skills Complexity |
title_short |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
title_full |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
title_fullStr |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
title_full_unstemmed |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
title_sort |
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM |
author |
Lerina, Marcos Irineu Klausberger |
author_facet |
Lerina, Marcos Irineu Klausberger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lerina, Marcos Irineu Klausberger |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
contributor_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino |
topic |
Geografia : Ensino Teaching of geography High school national exam (ENEM) Competences and skills Complexity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of geography High school national exam (ENEM) Competences and skills Complexity |
description |
Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, como, por exemplo: como deve ser o Ensino da Geografia no Ensino Médio, a partir da proposta do ENEM? A abordagem dada à Geografia nas questões do ENEM abarca uma leitura complexa do espaço geográfico ou não? Como podemos aproximar nossos fazeres e saberes pedagógicos em Geografia às atuais necessidades do Ensino Médio, baseando-nos em tal proposta? A abordagem teórico-metodológica é baseada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, estando ancorada em diversas lunetas, entre elas as de Milton Santos e Jean Piaget. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, com base em Uwe Flick. Em congruência com a teoria, a parte empírica deste estudo é desenvolvida a partir de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A proposta desta pesquisa é pensar e avaliar caminhos para o Ensino de Geografia que possibilitem problematizar e reconstruir as diferentes significações da vida, dentro e fora da sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-06T01:49:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83297 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000906060 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83297 |
identifier_str_mv |
000906060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/1/000906060.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/2/000906060.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/3/000906060.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3758d3bccb0d5fb24b7132c61a1e07af e12c01f5615f05da9f1e3cae2d766e6c cc91ce8ecab0d33c7c97ae2a18984a82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085275063287808 |