Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lerina, Marcos Irineu Klausberger
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83297
Resumo: Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, como, por exemplo: como deve ser o Ensino da Geografia no Ensino Médio, a partir da proposta do ENEM? A abordagem dada à Geografia nas questões do ENEM abarca uma leitura complexa do espaço geográfico ou não? Como podemos aproximar nossos fazeres e saberes pedagógicos em Geografia às atuais necessidades do Ensino Médio, baseando-nos em tal proposta? A abordagem teórico-metodológica é baseada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, estando ancorada em diversas lunetas, entre elas as de Milton Santos e Jean Piaget. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, com base em Uwe Flick. Em congruência com a teoria, a parte empírica deste estudo é desenvolvida a partir de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A proposta desta pesquisa é pensar e avaliar caminhos para o Ensino de Geografia que possibilitem problematizar e reconstruir as diferentes significações da vida, dentro e fora da sala de aula.
id URGS_16fe0a639439827db1e18decac7b6b1b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83297
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lerina, Marcos Irineu KlausbergerCastrogiovanni, Antônio Carlos2013-12-06T01:49:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/83297000906060Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, como, por exemplo: como deve ser o Ensino da Geografia no Ensino Médio, a partir da proposta do ENEM? A abordagem dada à Geografia nas questões do ENEM abarca uma leitura complexa do espaço geográfico ou não? Como podemos aproximar nossos fazeres e saberes pedagógicos em Geografia às atuais necessidades do Ensino Médio, baseando-nos em tal proposta? A abordagem teórico-metodológica é baseada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, estando ancorada em diversas lunetas, entre elas as de Milton Santos e Jean Piaget. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, com base em Uwe Flick. Em congruência com a teoria, a parte empírica deste estudo é desenvolvida a partir de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A proposta desta pesquisa é pensar e avaliar caminhos para o Ensino de Geografia que possibilitem problematizar e reconstruir as diferentes significações da vida, dentro e fora da sala de aula.This thesis deals with the school interfaces, the Teaching of Geography and the proposal of High School National Exam (ENEM). It intends to answer to some of the concerns that we have been experiencing in our professional journey, as, for example: how does the teaching of Geography should be during High School, from ENEM's proposal? Does the approach directed to Geography in ENEM's questions embrace a complex reading of the geographical space or not? How can we get our work and pedagogical knowledge closer to the current needs of High School, based on such proposal? The theoretical-methodological approach is based on the Paradigm of Complexity by Edgar Morin, being anchored in a diversity of ideas, among them, the ones from Milton Santos and Jean Piaget. The methodology used is a qualitative research, based on Uwe Flick. In line with theory, the empirical part of this study is developed in a public school located in the Metropolitan Region of the city of Porto Alegre/RS. The aim of this research is to think and evaluate ways to the Teaching of Geography which allow to discuss and reconstruct the different meanings of life, inside and outside the classroom.application/pdfporGeografia : EnsinoTeaching of geographyHigh school national exam (ENEM)Competences and skillsComplexityEnsinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000906060.pdf000906060.pdfTexto completoapplication/pdf4938332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/1/000906060.pdf3758d3bccb0d5fb24b7132c61a1e07afMD51TEXT000906060.pdf.txt000906060.pdf.txtExtracted Texttext/plain615866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/2/000906060.pdf.txte12c01f5615f05da9f1e3cae2d766e6cMD52THUMBNAIL000906060.pdf.jpg000906060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/3/000906060.pdf.jpgcc91ce8ecab0d33c7c97ae2a18984a82MD5310183/832972018-10-09 08:09:19.726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:09:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
title Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
spellingShingle Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
Lerina, Marcos Irineu Klausberger
Geografia : Ensino
Teaching of geography
High school national exam (ENEM)
Competences and skills
Complexity
title_short Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
title_full Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
title_fullStr Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
title_full_unstemmed Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
title_sort Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
author Lerina, Marcos Irineu Klausberger
author_facet Lerina, Marcos Irineu Klausberger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lerina, Marcos Irineu Klausberger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
topic Geografia : Ensino
Teaching of geography
High school national exam (ENEM)
Competences and skills
Complexity
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of geography
High school national exam (ENEM)
Competences and skills
Complexity
description Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, como, por exemplo: como deve ser o Ensino da Geografia no Ensino Médio, a partir da proposta do ENEM? A abordagem dada à Geografia nas questões do ENEM abarca uma leitura complexa do espaço geográfico ou não? Como podemos aproximar nossos fazeres e saberes pedagógicos em Geografia às atuais necessidades do Ensino Médio, baseando-nos em tal proposta? A abordagem teórico-metodológica é baseada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, estando ancorada em diversas lunetas, entre elas as de Milton Santos e Jean Piaget. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, com base em Uwe Flick. Em congruência com a teoria, a parte empírica deste estudo é desenvolvida a partir de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A proposta desta pesquisa é pensar e avaliar caminhos para o Ensino de Geografia que possibilitem problematizar e reconstruir as diferentes significações da vida, dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-06T01:49:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83297
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906060
url http://hdl.handle.net/10183/83297
identifier_str_mv 000906060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/1/000906060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/2/000906060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83297/3/000906060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3758d3bccb0d5fb24b7132c61a1e07af
e12c01f5615f05da9f1e3cae2d766e6c
cc91ce8ecab0d33c7c97ae2a18984a82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085275063287808