Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balladares, Betânia Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102688
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos (HQs), inspiradas em contos do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a exploração de conceitos matemáticos na leitura desses contos e na produção dessas histórias por alunos do Ensino Fundamental. Ela oferece uma contextualização das HQs desde sua origem, ressaltando seu surgimento e seu desenvolvimento no Brasil, além de sua presença na educação matemática escolar. Além disso, enfoca um grande autor e professor de Matemática brasileiro, apresentando sua trajetória e utilizando uma de suas obras como provocação à produção escrita discente. O estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS, ao longo de 20 encontros semanais e envolveu uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, cujos discentes residem na Colônia de Pescadores Z3. Em seu planejamento, definimos algumas etapas que reuniram atividades ligadas às áreas de Literatura, Matemática e Artes. Para a aplicação dessas atividades, desenvolvidas em sala de aula por três grupos, totalizando 13 alunos, consideramos a leitura de alguns contos narrados pelo personagem Beremiz, a interpretação dos correspondentes problemas matemáticos, e a criação de novas histórias e sua transformação em HQs, inspiradas nesses contos, que incluíram algumas características socioculturais da Colônia de Pescadores Z3. Durante o desenvolvimento das atividades, observamos o empenho e o progresso dos alunos na execução das diferentes tarefas que deram suporte a este estudo, que resultou na produção escrita discente de três livros de HQs.
id URGS_17134dbc33ca01f169c6476164c0235a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102688
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Balladares, Betânia LopesMoellwald, Francisco Egger2014-09-10T02:11:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/102688000935486Esta dissertação apresenta um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos (HQs), inspiradas em contos do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a exploração de conceitos matemáticos na leitura desses contos e na produção dessas histórias por alunos do Ensino Fundamental. Ela oferece uma contextualização das HQs desde sua origem, ressaltando seu surgimento e seu desenvolvimento no Brasil, além de sua presença na educação matemática escolar. Além disso, enfoca um grande autor e professor de Matemática brasileiro, apresentando sua trajetória e utilizando uma de suas obras como provocação à produção escrita discente. O estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS, ao longo de 20 encontros semanais e envolveu uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, cujos discentes residem na Colônia de Pescadores Z3. Em seu planejamento, definimos algumas etapas que reuniram atividades ligadas às áreas de Literatura, Matemática e Artes. Para a aplicação dessas atividades, desenvolvidas em sala de aula por três grupos, totalizando 13 alunos, consideramos a leitura de alguns contos narrados pelo personagem Beremiz, a interpretação dos correspondentes problemas matemáticos, e a criação de novas histórias e sua transformação em HQs, inspiradas nesses contos, que incluíram algumas características socioculturais da Colônia de Pescadores Z3. Durante o desenvolvimento das atividades, observamos o empenho e o progresso dos alunos na execução das diferentes tarefas que deram suporte a este estudo, que resultou na produção escrita discente de três livros de HQs.This dissertation presents a study on the making of comic books inspired in some of the short stories of MalbaTahan’s The Man Who Counted and the exploration of mathematical concepts in the reading and production of these stories by elementary school students. It offers a contextualization of comic books from their origin, emphasizing their emergence and development in Brazil, besides their presence in school mathematics education. The dissertation also focuses on an important Brazilian author, writer and mathematics teacher, presenting his trajectory and using one of his works to instigate the written production of students. The study took place in the Almirante Raphael Brusque Elementary Education Municipal School, located in the city of Pelotas, RS, Brazil, during 20 weekly meetings and involved a class of eight graders who live in the Z3 fisher Colony. In its planning we defined some phases which brought together activities related to the fields of literature, mathematics and arts. Regarding the application of these activities in the classroom, which were developed by three groups adding up to 13 students, we considered the reading of some short stories narrated by the character Beremiz, the interpretation of their corresponding mathematical problems, and the creation of new stories, including their transformation to comic book format. The new stories were inspired in those stories and included some sociocultural characteristics of the Z3 fisher Colony. During the development of the activities we observed the commitment and the progress of the students while engaged in the several tasks that provided support for this study, which resulted in the written production of three comic books.application/pdfporEducação MatemáticaHistória em quadrinhosTahan, MalbaComic booksSchool mathematicsMalba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935486.pdf000935486.pdfTexto completoapplication/pdf18018331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102688/1/000935486.pdf48b55bf6352c7cc0d23d5322f15ab13eMD51TEXT000935486.pdf.txt000935486.pdf.txtExtracted Texttext/plain246736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102688/2/000935486.pdf.txtd9d3a2e6ffa7c4621f21cf3e64764293MD52THUMBNAIL000935486.pdf.jpg000935486.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102688/3/000935486.pdf.jpg1ef4a88ba0334cd4be303157065eff39MD5310183/1026882018-10-23 09:13:39.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:13:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
title Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
spellingShingle Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
Balladares, Betânia Lopes
Educação Matemática
História em quadrinhos
Tahan, Malba
Comic books
School mathematics
title_short Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
title_full Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
title_fullStr Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
title_full_unstemmed Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
title_sort Malba Tahan, matemática a e histórias em quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores
author Balladares, Betânia Lopes
author_facet Balladares, Betânia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balladares, Betânia Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
História em quadrinhos
topic Educação Matemática
História em quadrinhos
Tahan, Malba
Comic books
School mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Tahan, Malba
Comic books
School mathematics
description Esta dissertação apresenta um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos (HQs), inspiradas em contos do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a exploração de conceitos matemáticos na leitura desses contos e na produção dessas histórias por alunos do Ensino Fundamental. Ela oferece uma contextualização das HQs desde sua origem, ressaltando seu surgimento e seu desenvolvimento no Brasil, além de sua presença na educação matemática escolar. Além disso, enfoca um grande autor e professor de Matemática brasileiro, apresentando sua trajetória e utilizando uma de suas obras como provocação à produção escrita discente. O estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS, ao longo de 20 encontros semanais e envolveu uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, cujos discentes residem na Colônia de Pescadores Z3. Em seu planejamento, definimos algumas etapas que reuniram atividades ligadas às áreas de Literatura, Matemática e Artes. Para a aplicação dessas atividades, desenvolvidas em sala de aula por três grupos, totalizando 13 alunos, consideramos a leitura de alguns contos narrados pelo personagem Beremiz, a interpretação dos correspondentes problemas matemáticos, e a criação de novas histórias e sua transformação em HQs, inspiradas nesses contos, que incluíram algumas características socioculturais da Colônia de Pescadores Z3. Durante o desenvolvimento das atividades, observamos o empenho e o progresso dos alunos na execução das diferentes tarefas que deram suporte a este estudo, que resultou na produção escrita discente de três livros de HQs.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935486
url http://hdl.handle.net/10183/102688
identifier_str_mv 000935486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102688/1/000935486.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102688/2/000935486.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102688/3/000935486.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48b55bf6352c7cc0d23d5322f15ab13e
d9d3a2e6ffa7c4621f21cf3e64764293
1ef4a88ba0334cd4be303157065eff39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085298162368512