Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimovski, Adauany Pieve
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276658
Resumo: “Na religião, como na política, é preciso ter fé cênica”. Assim conclui o texto da etiqueta instalada na sala de exibição de Terremoto Santo, filme dirigido por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Esta tese busca inquirir de que forma o imaginário pentecostal disparado pelas cenas de Terremoto Santo, provoca um inevitável olhar em retrospectiva para minha herança cultural e meu histórico familiar, ligados à Assembleia de Deus. Minha análise desdobra-se, portanto, numa introspecção sociológica, que promove um inquietante retorno às origens, ao espaço íntimo e, ao mesmo tempo, num exame do corpo social coletivo integrado à tradição evangélica no Brasil. Na perspectiva deste estudo, esses aspectos encontram-se imbricados na concepção cinematográfica de Terremoto Santo. Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a doutrina evangélica está sendo retratada (e imaginada) no cenário artístico contemporâneo. Busca também compreender o que isso nos diz sobre a lente com a qual o campo da arte elabora imageticamente a presença desses movimentos na sociedade brasileira. Tem-se assim, um paradoxo, uma vez que a prática iconográfica é, supostamente, interditada na liturgia evangélica.
id URGS_18176f3fa4061c51679bab647be29673
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276658
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zimovski, Adauany PieveZielinsky, Monica2024-07-20T06:24:00Z2023http://hdl.handle.net/10183/276658001207022“Na religião, como na política, é preciso ter fé cênica”. Assim conclui o texto da etiqueta instalada na sala de exibição de Terremoto Santo, filme dirigido por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Esta tese busca inquirir de que forma o imaginário pentecostal disparado pelas cenas de Terremoto Santo, provoca um inevitável olhar em retrospectiva para minha herança cultural e meu histórico familiar, ligados à Assembleia de Deus. Minha análise desdobra-se, portanto, numa introspecção sociológica, que promove um inquietante retorno às origens, ao espaço íntimo e, ao mesmo tempo, num exame do corpo social coletivo integrado à tradição evangélica no Brasil. Na perspectiva deste estudo, esses aspectos encontram-se imbricados na concepção cinematográfica de Terremoto Santo. Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a doutrina evangélica está sendo retratada (e imaginada) no cenário artístico contemporâneo. Busca também compreender o que isso nos diz sobre a lente com a qual o campo da arte elabora imageticamente a presença desses movimentos na sociedade brasileira. Tem-se assim, um paradoxo, uma vez que a prática iconográfica é, supostamente, interditada na liturgia evangélica.“In religion, as in politics, it is necessary to have scenic faith.” Thus concludes the text on the label installed in the screening room of Terremoto Santo (Holy Tremor), a film directed by Bárbara Wagner and Benjamin de Burca. This thesis seeks to investigate how the pentecostal imagination triggered by the scenes of Holy Tremor provokes an inevitable retrospective look at my cultural heritage and my family history, linked to the Assembly of God. My analysis unfolds, therefore, in a sociological introspection, which promotes a disturbing return to the origins, to the intimate space and, at the same time, in an examination of the collective social body integrated into the evangelical tradition in Brazil. From the perspective of this study, these aspects are intertwined in the cinematographic conception of Holy Tremor. This work aims to investigate how evangelical doctrine is being portrayed (and imagined) in the contemporary artistic scene. It also seeks to understand what this reveals about the lens with which the field of art imagetically elaborates the presence of these movements in Brazilian society. There is thus a paradox, since iconographic practice is, supposedly, banned in the evangelical liturgy.application/pdfporArtes visuaisReligiãoVisual artsReligionEm terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207022.pdf.txt001207022.pdf.txtExtracted Texttext/plain44313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276658/2/001207022.pdf.txtd4c795da88d0ca0e2bdf18190905c771MD52ORIGINAL001207022.pdfTexto parcialapplication/pdf30752113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276658/1/001207022.pdf016e21488603dd39b4718e4947147dc1MD5110183/2766582024-07-27 05:44:26.624882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-27T08:44:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
title Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
spellingShingle Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
Zimovski, Adauany Pieve
Artes visuais
Religião
Visual arts
Religion
title_short Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
title_full Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
title_fullStr Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
title_full_unstemmed Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
title_sort Em terras moventes : comunhão de imagens na obra Terremoto Santo
author Zimovski, Adauany Pieve
author_facet Zimovski, Adauany Pieve
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimovski, Adauany Pieve
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zielinsky, Monica
contributor_str_mv Zielinsky, Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Religião
topic Artes visuais
Religião
Visual arts
Religion
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual arts
Religion
description “Na religião, como na política, é preciso ter fé cênica”. Assim conclui o texto da etiqueta instalada na sala de exibição de Terremoto Santo, filme dirigido por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Esta tese busca inquirir de que forma o imaginário pentecostal disparado pelas cenas de Terremoto Santo, provoca um inevitável olhar em retrospectiva para minha herança cultural e meu histórico familiar, ligados à Assembleia de Deus. Minha análise desdobra-se, portanto, numa introspecção sociológica, que promove um inquietante retorno às origens, ao espaço íntimo e, ao mesmo tempo, num exame do corpo social coletivo integrado à tradição evangélica no Brasil. Na perspectiva deste estudo, esses aspectos encontram-se imbricados na concepção cinematográfica de Terremoto Santo. Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira a doutrina evangélica está sendo retratada (e imaginada) no cenário artístico contemporâneo. Busca também compreender o que isso nos diz sobre a lente com a qual o campo da arte elabora imageticamente a presença desses movimentos na sociedade brasileira. Tem-se assim, um paradoxo, uma vez que a prática iconográfica é, supostamente, interditada na liturgia evangélica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-20T06:24:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001207022
url http://hdl.handle.net/10183/276658
identifier_str_mv 001207022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276658/2/001207022.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276658/1/001207022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d4c795da88d0ca0e2bdf18190905c771
016e21488603dd39b4718e4947147dc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085646840102912