Educação permanente em saúde para a equipe de enfermagem que atua em sala de vacinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276924 |
Resumo: | A sala de vacinas é uma área complexa da Atenção Primária à Saúde em que se exige articulação, competência e organização de todos os envolvidos. Erros de imunização são eventos comuns que podem ocorrer neste setor, o que torna fundamental a existência de treinamento em serviço. Diante da necessidade de atenção especial aos profissionais que atuam em sala de vacinas e com o intuito de qualificar a equipe evitando erros que são possíveis de acontecer, este estudo apresentou como objetivo planejar, desenvolver, aplicar e avaliar ações de Educação Permanente em Saúde para os técnicos e auxiliares de enfermagem no âmbito da sala de vacinas em um serviço de saúde. Como método, foi um estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio do desenvolvimento de um trabalho de campo, do tipo pesquisa-ação. A pesquisa ocorreu em uma Unidade de Saúde, sendo convidados a participar os técnicos e auxiliares de enfermagem dos turnos manhã, tarde e noite, totalizando 36 profissionais. A Educação Permanente em Saúde foi elaborada através de consultas aos Protocolos do Ministério da Saúde e notas técnicas publicadas, tendo como principal base de conteúdo os erros de imunização notificados no ano de 2021. As ações foram realizadas em três encontros com pequenos grupos nos meses de agosto, setembro e outubro. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (1977). O estudo respeitou a Resolução 466/ 2012 que trata de pesquisas e testes em seres humanos. Como resultados, observou-se o aprimoramento e atualização da equipe de enfermagem, o que proporcionou maior segurança na assistência em sala de vacinas e menor propensão a erros, afinal, ter uma prática educativa com uma frequência estabelecida no ambiente de trabalho auxilia na retomada dos conhecimentos e estimula o aprimoramento constante do servidor. Além disso, a EPS ocasionou mudanças perceptíveis ainda no período de estudo, tais como: mudanças organizacionais, comunicação interna e fluxo de higienização. Após as ações com a equipe de enfermagem, notou-se uma redução na ocorrência de erros de imunizações. Os equívocos mais comuns cometidos pelos profissionais foram os erros de registros e erros associados às idades limites das vacinas. Constatou-se na avaliação das ações de educação permanente em saúde, satisfação dos trabalhadores, tendo parecer com classificação predominante de muito satisfeito (72,4%), fato que motivou os enfermeiros para o desenvolvimento contínuo dessas práticas englobando outros temas pertinentes à equipe de enfermagem. Neste sentido foi criado o material didático, produto técnico intitulado “Educação Permanente em sala de vacinas”, que foi o norteador para a prática dos encontros com a equipe de enfermagem e ficará disponível para futuras ações neste âmbito. |
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A pesquisa ocorreu em uma Unidade de Saúde, sendo convidados a participar os técnicos e auxiliares de enfermagem dos turnos manhã, tarde e noite, totalizando 36 profissionais. A Educação Permanente em Saúde foi elaborada através de consultas aos Protocolos do Ministério da Saúde e notas técnicas publicadas, tendo como principal base de conteúdo os erros de imunização notificados no ano de 2021. As ações foram realizadas em três encontros com pequenos grupos nos meses de agosto, setembro e outubro. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (1977). O estudo respeitou a Resolução 466/ 2012 que trata de pesquisas e testes em seres humanos. Como resultados, observou-se o aprimoramento e atualização da equipe de enfermagem, o que proporcionou maior segurança na assistência em sala de vacinas e menor propensão a erros, afinal, ter uma prática educativa com uma frequência estabelecida no ambiente de trabalho auxilia na retomada dos conhecimentos e estimula o aprimoramento constante do servidor. Além disso, a EPS ocasionou mudanças perceptíveis ainda no período de estudo, tais como: mudanças organizacionais, comunicação interna e fluxo de higienização. Após as ações com a equipe de enfermagem, notou-se uma redução na ocorrência de erros de imunizações. Os equívocos mais comuns cometidos pelos profissionais foram os erros de registros e erros associados às idades limites das vacinas. Constatou-se na avaliação das ações de educação permanente em saúde, satisfação dos trabalhadores, tendo parecer com classificação predominante de muito satisfeito (72,4%), fato que motivou os enfermeiros para o desenvolvimento contínuo dessas práticas englobando outros temas pertinentes à equipe de enfermagem. Neste sentido foi criado o material didático, produto técnico intitulado “Educação Permanente em sala de vacinas”, que foi o norteador para a prática dos encontros com a equipe de enfermagem e ficará disponível para futuras ações neste âmbito.The vaccination room is a complex area of Primary Health Care that requires articulation, competence, and organization from everyone involved. Immunization errors are common events that can occur in this sector, which makes in-service training essential. Given the need for special attention to professionals who work in the vaccination room and with the aim of qualifying the team, avoiding errors that are likely to happen, this study aimed to plan, develop, apply and evaluate Continuing Health Education actions for nursing technicians and assistants within the scope of the vaccination room in a health service. As a method, it was a descriptive study with a qualitative approach through the development of field work, of the action research type. The research took place in a Health Unit, and nursing technicians and assistants from the morning, afternoon and night shifts were invited, totaling 36 professionals. Continuing Health Education was prepared through consultations with the Ministry of Health Protocols and published technical notes, based on the main content of immunization errors reported in 2021. The actions were carried out in three meetings with small groups in the months of August, September and October. For data analysis, the content analysis technique developed by Bardin was used. The study complied with Resolution 466/2012, which deals with research and testing on human beings. As a result, improvement and updating of the nursing team was observed, which provided greater safety in assistance in the vaccination room and less propensity for errors, after all, having an educational practice with an established frequency in the work environment helps in the resumption of knowledge and encourages constant improvement of the server. Furthermore, EPS caused noticeable changes during the study period, such as: organizational changes, internal communication and hygiene flow. After actions with the nursing team, a reduction in the occurrence of immunization errors was noted. The most common mistakes made by professionals were recording errors and errors associated with vaccine age limits. In the evaluation of continuing education, intense worker satisfaction was observed, with a predominant opinion of very satisfied (72.4%), a fact that motivated nurses to continuously develop these practices, encompassing other topics relevant to the nursing team. In this sense, teaching material was created, a technical product entitled “Continuing Education in the vaccination room”, which was the guide for the practice of meetings with the nursing team and will be available for future actions in this area.application/pdfporSaúde públicaVacinaçãoEducação em saúdeEnfermagemAtenção primária à saúdePublic healthVaccinationHealth educationContinuing educationNursingPrimary health careEducação permanente em saúde para a equipe de enfermagem que atua em sala de vacinasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207591.pdf.txt001207591.pdf.txtExtracted Texttext/plain90362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276924/2/001207591.pdf.txt4c7af9699c85f33be7cccc05ed3d5e75MD52ORIGINAL001207591.pdfTexto completoapplication/pdf5971382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276924/1/001207591.pdf67b19f80a9d820e4af1e2658543b12eaMD5110183/2769242024-08-04 06:25:17.342074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-04T09:25:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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