Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265008 |
Resumo: | A prática da adoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior é muito maior e mais reveladora do que os dados dos relatórios de gestão sustentável, aos quais essas organizações publicam. Por mais que existam relatórios de sustentabilidade que elenque as ações realizadas, a prática cotidiana é muito mais plural, complexa e não se esgota na apresentação desses relatórios. O objetivo desta tese é elaborar um processo metodológico que permita aos gestores de um departamento administrativo em uma instituição de ensino superior construir e adequar os objetivos de gestão aos conceitos do desenvolvimento sustentável, levando em conta integralmente os seus valores e prioridades. Para alcançar esse objetivo, esta tese utilizou o processo metodológico denominado Business Process Sustainable – Constructivist (BPS-C). Este processo foi desenvolvido no âmbito de um processo de pesquisa-ação, tendo em vista testar seu ajustamento ao objetivo proposto. O núcleo desta pesquisa é de natureza exploratória-aplicada, a lógica é indutiva e toda a pesquisa foi construída a partir da visão de mundo construtivista. Esta tese contribui para o tema formulação de estratégias para adoção dos ODS em instituições de ensino superior, ao propor um processo metodológico que garante o alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais dos departamentos administrativos da instituição aos princípios do desenvolvimento sustentável. Esse alinhamento garante ainda a identificação, a ordenação e a elaboração de planos de ação com o desenho das estratégias de sustentabilidade da instituição. Quanto à avaliação de desempenho construtivista, esta pesquisa apresenta um processo metodológico que aproveita o conhecimento gerado pelas fases de estruturação e de recomendações para expandir as atividades básicas da MCDA-C e adequar a referida metodologia ao desenvolvimento sustentável. Entre os principais resultados, destaca-se a elaboração de 51 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), que foram estruturados em 8 grandes áreas de preocupação, chamadas de Objetivos Estratégicos: Resíduos de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Almoxarifado, Energia, Separação do Lixo, Água, Licenças Ambientais e Resíduos de Manutenção. Esses EPAs, por sua vez, geraram 66 indicadores de desempenho relevantes para avaliar o alcance dos objetivos estratégicos. |
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Martins, Renard PereiraNascimento, Luis Felipe Machado do2023-09-20T03:33:32Z2023http://hdl.handle.net/10183/265008001173158A prática da adoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior é muito maior e mais reveladora do que os dados dos relatórios de gestão sustentável, aos quais essas organizações publicam. Por mais que existam relatórios de sustentabilidade que elenque as ações realizadas, a prática cotidiana é muito mais plural, complexa e não se esgota na apresentação desses relatórios. O objetivo desta tese é elaborar um processo metodológico que permita aos gestores de um departamento administrativo em uma instituição de ensino superior construir e adequar os objetivos de gestão aos conceitos do desenvolvimento sustentável, levando em conta integralmente os seus valores e prioridades. Para alcançar esse objetivo, esta tese utilizou o processo metodológico denominado Business Process Sustainable – Constructivist (BPS-C). Este processo foi desenvolvido no âmbito de um processo de pesquisa-ação, tendo em vista testar seu ajustamento ao objetivo proposto. O núcleo desta pesquisa é de natureza exploratória-aplicada, a lógica é indutiva e toda a pesquisa foi construída a partir da visão de mundo construtivista. Esta tese contribui para o tema formulação de estratégias para adoção dos ODS em instituições de ensino superior, ao propor um processo metodológico que garante o alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais dos departamentos administrativos da instituição aos princípios do desenvolvimento sustentável. Esse alinhamento garante ainda a identificação, a ordenação e a elaboração de planos de ação com o desenho das estratégias de sustentabilidade da instituição. Quanto à avaliação de desempenho construtivista, esta pesquisa apresenta um processo metodológico que aproveita o conhecimento gerado pelas fases de estruturação e de recomendações para expandir as atividades básicas da MCDA-C e adequar a referida metodologia ao desenvolvimento sustentável. Entre os principais resultados, destaca-se a elaboração de 51 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), que foram estruturados em 8 grandes áreas de preocupação, chamadas de Objetivos Estratégicos: Resíduos de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Almoxarifado, Energia, Separação do Lixo, Água, Licenças Ambientais e Resíduos de Manutenção. Esses EPAs, por sua vez, geraram 66 indicadores de desempenho relevantes para avaliar o alcance dos objetivos estratégicos.The practice of formulating Sustainable Development Goals in Higher Education Institutions is much broader and more revealing than the data from sustainability management reports that these organizations publish. Although there are sustainability reports that list the actions taken, daily practice is much more plural, complex, and not exhausted by the presentation of these reports. The aim of this thesis is to develop a methodological process that allows managers of an administrative department in a higher education institution to construct and adapt management objectives to sustainable development concepts, taking into account their values and priorities in their entirety. To achieve this objective, this thesis used the methodological process called Business Process Sustainable - Constructivist (BPS-C). This process was developed within an action research process in order to test its adjustment to the proposed objective. The core of this research is exploratory-applied in nature, the logic is inductive, and the entire research was built from a Constructivist worldview. This thesis contributes to the theme of formulating SDG strategies in higher education institutions by proposing a methodological process that ensures the alignment of the strategic and operational objectives of the institution's administrative departments with the principles of sustainable development. This alignment also ensures the identification, ordering, and development of action plans with the design of the institution's sustainability strategies. Regarding the Constructivist performance evaluation, this research presents a methodological process that takes advantage of the knowledge generated by the structuring and recommendations phases to expand the basic activities of MCDA-C and adapt the methodology to sustainable development. Among the main results, the elaboration of 51 Primary Evaluation Elements (PEEs) stands out, which were structured into 8 major areas of concern, called Strategic Objectives: Health Waste, Civil Construction Waste, Warehouse, Energy, Waste Separation, Water, Environmental Licenses, and Maintenance Waste. These PEEs, in turn, generated 66 performance indicators relevant to assessing the achievement of strategic objectives.application/pdfporDesenvolvimento sustentávelEnsino superiorSustentabilidadeAvaliação de desempenhoEstratégiasSustainable development goalsSustainabilityHigher education institutionUniversityStrategy formulationPerformance evaluationProposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173158.pdf.txt001173158.pdf.txtExtracted Texttext/plain422026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265008/2/001173158.pdf.txtd6e3d3f70ea36a25c4091802c7564b25MD52ORIGINAL001173158.pdfTexto completoapplication/pdf12563983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265008/1/001173158.pdfc274adf43649b29773dd746dbc97b618MD5110183/2650082023-09-21 03:40:44.587716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-21T06:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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