Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Renard Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265008
Resumo: A prática da adoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior é muito maior e mais reveladora do que os dados dos relatórios de gestão sustentável, aos quais essas organizações publicam. Por mais que existam relatórios de sustentabilidade que elenque as ações realizadas, a prática cotidiana é muito mais plural, complexa e não se esgota na apresentação desses relatórios. O objetivo desta tese é elaborar um processo metodológico que permita aos gestores de um departamento administrativo em uma instituição de ensino superior construir e adequar os objetivos de gestão aos conceitos do desenvolvimento sustentável, levando em conta integralmente os seus valores e prioridades. Para alcançar esse objetivo, esta tese utilizou o processo metodológico denominado Business Process Sustainable – Constructivist (BPS-C). Este processo foi desenvolvido no âmbito de um processo de pesquisa-ação, tendo em vista testar seu ajustamento ao objetivo proposto. O núcleo desta pesquisa é de natureza exploratória-aplicada, a lógica é indutiva e toda a pesquisa foi construída a partir da visão de mundo construtivista. Esta tese contribui para o tema formulação de estratégias para adoção dos ODS em instituições de ensino superior, ao propor um processo metodológico que garante o alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais dos departamentos administrativos da instituição aos princípios do desenvolvimento sustentável. Esse alinhamento garante ainda a identificação, a ordenação e a elaboração de planos de ação com o desenho das estratégias de sustentabilidade da instituição. Quanto à avaliação de desempenho construtivista, esta pesquisa apresenta um processo metodológico que aproveita o conhecimento gerado pelas fases de estruturação e de recomendações para expandir as atividades básicas da MCDA-C e adequar a referida metodologia ao desenvolvimento sustentável. Entre os principais resultados, destaca-se a elaboração de 51 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), que foram estruturados em 8 grandes áreas de preocupação, chamadas de Objetivos Estratégicos: Resíduos de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Almoxarifado, Energia, Separação do Lixo, Água, Licenças Ambientais e Resíduos de Manutenção. Esses EPAs, por sua vez, geraram 66 indicadores de desempenho relevantes para avaliar o alcance dos objetivos estratégicos.
id URGS_1a68803f655da92b1b6a33dacf56a6fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265008
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Martins, Renard PereiraNascimento, Luis Felipe Machado do2023-09-20T03:33:32Z2023http://hdl.handle.net/10183/265008001173158A prática da adoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior é muito maior e mais reveladora do que os dados dos relatórios de gestão sustentável, aos quais essas organizações publicam. Por mais que existam relatórios de sustentabilidade que elenque as ações realizadas, a prática cotidiana é muito mais plural, complexa e não se esgota na apresentação desses relatórios. O objetivo desta tese é elaborar um processo metodológico que permita aos gestores de um departamento administrativo em uma instituição de ensino superior construir e adequar os objetivos de gestão aos conceitos do desenvolvimento sustentável, levando em conta integralmente os seus valores e prioridades. Para alcançar esse objetivo, esta tese utilizou o processo metodológico denominado Business Process Sustainable – Constructivist (BPS-C). Este processo foi desenvolvido no âmbito de um processo de pesquisa-ação, tendo em vista testar seu ajustamento ao objetivo proposto. O núcleo desta pesquisa é de natureza exploratória-aplicada, a lógica é indutiva e toda a pesquisa foi construída a partir da visão de mundo construtivista. Esta tese contribui para o tema formulação de estratégias para adoção dos ODS em instituições de ensino superior, ao propor um processo metodológico que garante o alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais dos departamentos administrativos da instituição aos princípios do desenvolvimento sustentável. Esse alinhamento garante ainda a identificação, a ordenação e a elaboração de planos de ação com o desenho das estratégias de sustentabilidade da instituição. Quanto à avaliação de desempenho construtivista, esta pesquisa apresenta um processo metodológico que aproveita o conhecimento gerado pelas fases de estruturação e de recomendações para expandir as atividades básicas da MCDA-C e adequar a referida metodologia ao desenvolvimento sustentável. Entre os principais resultados, destaca-se a elaboração de 51 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), que foram estruturados em 8 grandes áreas de preocupação, chamadas de Objetivos Estratégicos: Resíduos de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Almoxarifado, Energia, Separação do Lixo, Água, Licenças Ambientais e Resíduos de Manutenção. Esses EPAs, por sua vez, geraram 66 indicadores de desempenho relevantes para avaliar o alcance dos objetivos estratégicos.The practice of formulating Sustainable Development Goals in Higher Education Institutions is much broader and more revealing than the data from sustainability management reports that these organizations publish. Although there are sustainability reports that list the actions taken, daily practice is much more plural, complex, and not exhausted by the presentation of these reports. The aim of this thesis is to develop a methodological process that allows managers of an administrative department in a higher education institution to construct and adapt management objectives to sustainable development concepts, taking into account their values and priorities in their entirety. To achieve this objective, this thesis used the methodological process called Business Process Sustainable - Constructivist (BPS-C). This process was developed within an action research process in order to test its adjustment to the proposed objective. The core of this research is exploratory-applied in nature, the logic is inductive, and the entire research was built from a Constructivist worldview. This thesis contributes to the theme of formulating SDG strategies in higher education institutions by proposing a methodological process that ensures the alignment of the strategic and operational objectives of the institution's administrative departments with the principles of sustainable development. This alignment also ensures the identification, ordering, and development of action plans with the design of the institution's sustainability strategies. Regarding the Constructivist performance evaluation, this research presents a methodological process that takes advantage of the knowledge generated by the structuring and recommendations phases to expand the basic activities of MCDA-C and adapt the methodology to sustainable development. Among the main results, the elaboration of 51 Primary Evaluation Elements (PEEs) stands out, which were structured into 8 major areas of concern, called Strategic Objectives: Health Waste, Civil Construction Waste, Warehouse, Energy, Waste Separation, Water, Environmental Licenses, and Maintenance Waste. These PEEs, in turn, generated 66 performance indicators relevant to assessing the achievement of strategic objectives.application/pdfporDesenvolvimento sustentávelEnsino superiorSustentabilidadeAvaliação de desempenhoEstratégiasSustainable development goalsSustainabilityHigher education institutionUniversityStrategy formulationPerformance evaluationProposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173158.pdf.txt001173158.pdf.txtExtracted Texttext/plain422026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265008/2/001173158.pdf.txtd6e3d3f70ea36a25c4091802c7564b25MD52ORIGINAL001173158.pdfTexto completoapplication/pdf12563983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265008/1/001173158.pdfc274adf43649b29773dd746dbc97b618MD5110183/2650082023-09-21 03:40:44.587716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-21T06:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
title Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
spellingShingle Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
Martins, Renard Pereira
Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Sustentabilidade
Avaliação de desempenho
Estratégias
Sustainable development goals
Sustainability
Higher education institution
University
Strategy formulation
Performance evaluation
title_short Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
title_full Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
title_fullStr Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
title_full_unstemmed Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
title_sort Proposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivista
author Martins, Renard Pereira
author_facet Martins, Renard Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Renard Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Sustentabilidade
Avaliação de desempenho
Estratégias
topic Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Sustentabilidade
Avaliação de desempenho
Estratégias
Sustainable development goals
Sustainability
Higher education institution
University
Strategy formulation
Performance evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainable development goals
Sustainability
Higher education institution
University
Strategy formulation
Performance evaluation
description A prática da adoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior é muito maior e mais reveladora do que os dados dos relatórios de gestão sustentável, aos quais essas organizações publicam. Por mais que existam relatórios de sustentabilidade que elenque as ações realizadas, a prática cotidiana é muito mais plural, complexa e não se esgota na apresentação desses relatórios. O objetivo desta tese é elaborar um processo metodológico que permita aos gestores de um departamento administrativo em uma instituição de ensino superior construir e adequar os objetivos de gestão aos conceitos do desenvolvimento sustentável, levando em conta integralmente os seus valores e prioridades. Para alcançar esse objetivo, esta tese utilizou o processo metodológico denominado Business Process Sustainable – Constructivist (BPS-C). Este processo foi desenvolvido no âmbito de um processo de pesquisa-ação, tendo em vista testar seu ajustamento ao objetivo proposto. O núcleo desta pesquisa é de natureza exploratória-aplicada, a lógica é indutiva e toda a pesquisa foi construída a partir da visão de mundo construtivista. Esta tese contribui para o tema formulação de estratégias para adoção dos ODS em instituições de ensino superior, ao propor um processo metodológico que garante o alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais dos departamentos administrativos da instituição aos princípios do desenvolvimento sustentável. Esse alinhamento garante ainda a identificação, a ordenação e a elaboração de planos de ação com o desenho das estratégias de sustentabilidade da instituição. Quanto à avaliação de desempenho construtivista, esta pesquisa apresenta um processo metodológico que aproveita o conhecimento gerado pelas fases de estruturação e de recomendações para expandir as atividades básicas da MCDA-C e adequar a referida metodologia ao desenvolvimento sustentável. Entre os principais resultados, destaca-se a elaboração de 51 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), que foram estruturados em 8 grandes áreas de preocupação, chamadas de Objetivos Estratégicos: Resíduos de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Almoxarifado, Energia, Separação do Lixo, Água, Licenças Ambientais e Resíduos de Manutenção. Esses EPAs, por sua vez, geraram 66 indicadores de desempenho relevantes para avaliar o alcance dos objetivos estratégicos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-20T03:33:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265008
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173158
url http://hdl.handle.net/10183/265008
identifier_str_mv 001173158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265008/2/001173158.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265008/1/001173158.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6e3d3f70ea36a25c4091802c7564b25
c274adf43649b29773dd746dbc97b618
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085628317007872