Intervenções para a educação em saúde bucal com adolescentes : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sari, Janaine
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158683
Resumo: O trabalho da odontologia no sistema público de saúde brasileiro é marcado por procedimentos puramente clínicos. Com a implantação da Estratégia Saúde da Família passou-se a exigir uma postura diferenciada, com o intuito de promover a saúde bucal por meio de atividades educativas. Na população adolescente se torna ainda mais necessária essa postura, devido ao distanciamento que o adolescente costuma ter do serviço de saúde, bem como a resistência a atividades de prevenção. Assim sendo, o objetivo geral desse estudo é identificar os estudos de intervenção sobre educação em saúde bucal para adolescentes existentes na literatura nos últimos 10 anos. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, considerando intervenções referentes à educação para a saúde bucal de adolescentes, em três idiomas (inglês, português e espanhol) e foi pesquisada a literatura dos últimos 10 anos. A identificação dos artigos foi feita através de busca bibliográfica na base de dados PUBMED/Medline e LILACS/Bireme utilizando como descritores adolescent; dental health education, education; oral health. Dois examinadores realizaram a estratégia de busca e, quando necessário, um terceiro examinador também foi contatado. Após a leitura dos títulos, resumos e artigos completos, os estudos foram avaliados quanto à qualidade. Foram encontradros 894 artigos na estratégia de busca, e, após a leitura dos títulos, resumos e a do estudo completo e, seguindo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, 24 artigos foram eleitos para análise final. Das 24 publicações analisadas, 14 eram em inglês, 06 em espanhol e 04 em português. Quanto à base de dados, 12 artigos foram do PUBMED/Medline e 12 da LILACS/Bireme. O ano de 2012 foi o que teve mais publicações referentes ao tema e o Brasil foi o país com mais estudos realizados. O tamanho da amostra e as estratégias utilizadas para a execução da intervenção foram diversos. A grande maioria dos estudos foi eficaz no desenvolvimento das atividades educativas com adolescentes. Os questionários e os exames bucais foram as medidas de desfecho mais utilizadas. Quanto à qualidade, a maioria dos estudos analisados foi de qualidade intermediária ou pobre, sendo que apenas 4 estudos foram considerados de boa qualidade. Os dados coletados são de grande relevância para a atuação dos profissionais na atenção primária em saúde e na condução de atividades educativas em saúde bucal com a população adolescente. Esse estudo tem potencial para instrumentar o trabalho educativo em saúde bucal, otimizando os resultados e promovendo uma maior efetividade das ações educativas para o público adolescente.
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Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, considerando intervenções referentes à educação para a saúde bucal de adolescentes, em três idiomas (inglês, português e espanhol) e foi pesquisada a literatura dos últimos 10 anos. A identificação dos artigos foi feita através de busca bibliográfica na base de dados PUBMED/Medline e LILACS/Bireme utilizando como descritores adolescent; dental health education, education; oral health. Dois examinadores realizaram a estratégia de busca e, quando necessário, um terceiro examinador também foi contatado. Após a leitura dos títulos, resumos e artigos completos, os estudos foram avaliados quanto à qualidade. Foram encontradros 894 artigos na estratégia de busca, e, após a leitura dos títulos, resumos e a do estudo completo e, seguindo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, 24 artigos foram eleitos para análise final. Das 24 publicações analisadas, 14 eram em inglês, 06 em espanhol e 04 em português. Quanto à base de dados, 12 artigos foram do PUBMED/Medline e 12 da LILACS/Bireme. O ano de 2012 foi o que teve mais publicações referentes ao tema e o Brasil foi o país com mais estudos realizados. O tamanho da amostra e as estratégias utilizadas para a execução da intervenção foram diversos. A grande maioria dos estudos foi eficaz no desenvolvimento das atividades educativas com adolescentes. Os questionários e os exames bucais foram as medidas de desfecho mais utilizadas. Quanto à qualidade, a maioria dos estudos analisados foi de qualidade intermediária ou pobre, sendo que apenas 4 estudos foram considerados de boa qualidade. Os dados coletados são de grande relevância para a atuação dos profissionais na atenção primária em saúde e na condução de atividades educativas em saúde bucal com a população adolescente. Esse estudo tem potencial para instrumentar o trabalho educativo em saúde bucal, otimizando os resultados e promovendo uma maior efetividade das ações educativas para o público adolescente.The work of dentistry in the Brazilian public health system is marked by purely clinical procedures. With the implementation of the Family Health Strategy, it was necessary to adopt a differentiated approach in order to promote oral health through educational activities. In adolescents, this position is even more necessary due to the adolescents' distancing from the health service, as well as resistance to prevention activities. Thus, the general objective of this study is to identify intervention studies on oral health education for adolescents, published in the literature in the past 10 years. For this, a systematic review of the literature was carried out considering interventions for oral health education of adolescents in three languages (English, Portuguese and Spanish) and the literature of the past 10 years was researched. The identification of the articles was done through bibliographic search in the database PUBMED/Medline and LILACS/Bireme using as keywords "adolescent; Dental health education; Oral health". Two examiners performed the search strategy and, when necessary, a third examiner was also contacted. After reading titles, abstracts and articles in full, the studies were evaluated for their qualities. A total of 894 articles were found in the search strategy, and after reading their titles, abstracts and the study in its entirety, 24 articles were selected for final analysis, following previously defined inclusion and exclusion criteria. Of the 24 publications analyzed, 14 were in English, 06 in Spanish and 04 in Portuguese. As for the database, 12 articles were from PUBMED/Medline and 12 were from LILACS/Bireme. The year of 2012 was the one that had more publications related to the subject and Brazil was the country with more studies realized. The size of the sample and the strategies used to carry out the intervention were diverse. The vast majority of studies were effective in the development of educational activities with adolescents. The questionnaires and oral examinations were the most used outcome measures. Regarding their qualities, the majority of studies analyzed were of intermediate or poor quality, and only 4 studies were considered of good quality. The data collected are of great relevance for the professionals' performance in the primary health care and in the conduction of educational activities in oral health with the adolescent population. This study has the potential to implement educational work in oral health, optimizing the results and promoting greater effectiveness of educational actions for the adolescent public.application/pdfporHigiene bucalSaúde bucalEducação em saúde bucalAdolescenteEducação em saúdeAdolescentHealth educationSystematic reviewOral healthIntervenções para a educação em saúde bucal com adolescentes : uma revisão sistemática da literaturaInterventions for oral health education with adolescents : a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001021944.pdf.txt001021944.pdf.txtExtracted Texttext/plain151840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158683/2/001021944.pdf.txt2cbdc28755b9ad0825e28357ecaf1e6bMD52ORIGINAL001021944.pdf001021944.pdfTexto completoapplication/pdf1798673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158683/1/001021944.pdffece2124ad2e33b771c3103c817b8634MD5110183/1586832020-07-24 03:39:33.683464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-24T06:39:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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