Transparência digital e jornalismo : modalidades comunicativas com uso de dados públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brenol, Marlise Viegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196380
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral pesquisar as modalidades comunicativas com uso de dados públicos produzidas pelo jornalismo para identificar como a apropriação do acesso à informação disponível por meio de ferramentas de transparência digital governamental e de comunicação reforça o ethos do jornalista de fiscal do poder e o papel do jornalismo de mediador do debate público. Para abordar o tema adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de campo, o método de questionário Bola de Neve (BN), análise de redes, análise de conteúdo e tematização de interesse público. Pesquisamos autores que abordam as características centrais do jornal e as características do jornalismo digital, a relação entre o jornalismo e o poder ilustrada por períodos recentes de guerras que retratam a disputa entre relações públicas e imprensa e o desenvolvimento das políticas de transparência pública no Brasil. Elaboramos um questionário online aplicado pelo método bola de neve com análise de redes para delimitar o corpus de pesquisa de campo e mapear a rede de jornalistas entrevistados. A interpretação das respostas direcionou para os objetos analisados como amostra do universo de modalidades comunicativas com o uso de dados públicos identificadas como referência pelo grupo. Os resultados encontrados apontam que a maior parte dos jornalistas que se apropriam de dados públicos se percebe como fiscal do poder, as referências de modalidades que eles indicam abordam majoritariamente assuntos de temas explicitamente do campo político e o impacto gerado pela publicação dos trabalhos indicados configura um debate público qualificador do papel social do jornalismo como mediador do interesse público, ao acionar atores públicos relevantes, impactar em atos e decisões governamentais e aprofundar os conteúdos, resgatando as características centrais como universalidade, publicidade, periodicidade e atualidade, fortalecendo o jornalismo em meio a constrangimentos provocados pelo ambiente digital guiado por algoritmos, instantaneidade e excesso de informação.
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Pesquisamos autores que abordam as características centrais do jornal e as características do jornalismo digital, a relação entre o jornalismo e o poder ilustrada por períodos recentes de guerras que retratam a disputa entre relações públicas e imprensa e o desenvolvimento das políticas de transparência pública no Brasil. Elaboramos um questionário online aplicado pelo método bola de neve com análise de redes para delimitar o corpus de pesquisa de campo e mapear a rede de jornalistas entrevistados. A interpretação das respostas direcionou para os objetos analisados como amostra do universo de modalidades comunicativas com o uso de dados públicos identificadas como referência pelo grupo. Os resultados encontrados apontam que a maior parte dos jornalistas que se apropriam de dados públicos se percebe como fiscal do poder, as referências de modalidades que eles indicam abordam majoritariamente assuntos de temas explicitamente do campo político e o impacto gerado pela publicação dos trabalhos indicados configura um debate público qualificador do papel social do jornalismo como mediador do interesse público, ao acionar atores públicos relevantes, impactar em atos e decisões governamentais e aprofundar os conteúdos, resgatando as características centrais como universalidade, publicidade, periodicidade e atualidade, fortalecendo o jornalismo em meio a constrangimentos provocados pelo ambiente digital guiado por algoritmos, instantaneidade e excesso de informação.This thesis has as the mail goal the research of communicative modalities elaborated with raw public data produced by newspapers and news websites to identify how the use and appropriation of information access law by journalists reinforces the ethos of public prosecutor (watchdog) and mediator of public debate. Field research, questionnaire, network analysis and format and thematic analysis were adopted as methodological procedures. We have discussed authors who approach the central features of the newspaper and the characteristics of digital journalism, the relationship between journalism and government illustrated by recent wars history that illuminate the dispute between public relations and the press, and the development of public transparency policies in Brazil. We developed with snowball interview method an online questionnaire to delimit the field research corpus. The interpretation of the answers guided us to the analyzed objects as a sample of the communicative modalities’ total universe with the use of public data produced by newspapers and websites. As results, it is possible to assume that journalists who works with appropriation of public data perceive themselves as watchdogs, that they indicate publications which mainly deal with issues explicitly from the political field and also that the impact generated by its publication constitute a public debate qualifier of the social role of journalism as mediator of the public interest. The qualifier indicators are: 1) activating relevant public actors as sources; 2) impact on governmental acts and decisions, and 3) deepening the content, rescuing the central characteristics such as universality, publicity, periodicity and actuality, strengthening journalism in the midst of constraints provoked by the digital environment guided by algorithms, instantaneity and excessive information.application/pdfporJornalismo onlineAcesso à informaçãoJornalismo guiado por dadosDigital journalismData journalismCommunication modalitiesDigital transparencyPublic debatePublic interestTransparência digital e jornalismo : modalidades comunicativas com uso de dados públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095865.pdf.txt001095865.pdf.txtExtracted Texttext/plain470745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196380/2/001095865.pdf.txtb505df00f9bc9c256fd6ccab0519b36eMD52ORIGINAL001095865.pdfTexto completoapplication/pdf7887663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196380/1/001095865.pdf0198968e56d81701e037d04a799faa62MD5110183/1963802023-01-25 06:05:52.14323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-25T08:05:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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