Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bibiana Cardoso da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246468
Resumo: Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento (STREET, 1984) de um grupo de jovens da periferia de Porto Alegre, relacionando essas práticas a sua condição juvenil (DAYRELL, 2007). Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica de longa duração, tendo como principais dispositivos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e a realização de grupos de discussão (WELLER, 2006) protagonizados pelos/as jovens. Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina Schmidt, na Zona Norte de Porto Alegre. A partir da análise dos dados gerados, foi possível identificar dois aspectos importantes na constituição da condição juvenil dos/as jovens participantes da pesquisa: (1) sua própria perspectiva com relação às juventudes, relacionada com sua condição juvenil e interseccionada com as questões de raça, classe social, gênero e territorialidade e (2) sua circulação por diferentes esferas de letramento, especialmente no ciberespaço, como um marcador fundamental na sua constituição como jovem. Nesse sentido, analisou-se os eventos de letramento dos quais os/as jovens participaram ao longo do período da pesquisa, identificando entre eles eventos de letramento juvenis, que aconteciam de maneira emergente tanto nos espaços institucionais como nos espaços intersticiais (DAYRELL, 2009) vivenciados pelos/as jovens. Nos espaços institucionais, esses eventos eram considerados eventos de letramento insurgentes, tanto pelos/as jovens quanto pelos/as professores/as que compartilhavam essas ocasiões com eles/as. A análise desses eventos de letramento insurgentes mostrou-se relevante para uma reflexão sobre o “aprender a transgredir” (hooks, 2017) com os/as jovens, transformando as nossas práticas pedagógicas em práticas mais democráticas e significativas para os/as jovens da periferia.
id URGS_1b42a4aec9b0414dae183004b758acba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246468
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Bibiana Cardoso daSimões, Luciene Juliano2022-08-10T04:44:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/246468001146617Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento (STREET, 1984) de um grupo de jovens da periferia de Porto Alegre, relacionando essas práticas a sua condição juvenil (DAYRELL, 2007). Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica de longa duração, tendo como principais dispositivos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e a realização de grupos de discussão (WELLER, 2006) protagonizados pelos/as jovens. Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina Schmidt, na Zona Norte de Porto Alegre. A partir da análise dos dados gerados, foi possível identificar dois aspectos importantes na constituição da condição juvenil dos/as jovens participantes da pesquisa: (1) sua própria perspectiva com relação às juventudes, relacionada com sua condição juvenil e interseccionada com as questões de raça, classe social, gênero e territorialidade e (2) sua circulação por diferentes esferas de letramento, especialmente no ciberespaço, como um marcador fundamental na sua constituição como jovem. Nesse sentido, analisou-se os eventos de letramento dos quais os/as jovens participaram ao longo do período da pesquisa, identificando entre eles eventos de letramento juvenis, que aconteciam de maneira emergente tanto nos espaços institucionais como nos espaços intersticiais (DAYRELL, 2009) vivenciados pelos/as jovens. Nos espaços institucionais, esses eventos eram considerados eventos de letramento insurgentes, tanto pelos/as jovens quanto pelos/as professores/as que compartilhavam essas ocasiões com eles/as. A análise desses eventos de letramento insurgentes mostrou-se relevante para uma reflexão sobre o “aprender a transgredir” (hooks, 2017) com os/as jovens, transformando as nossas práticas pedagógicas em práticas mais democráticas e significativas para os/as jovens da periferia.This doctoral research aims to describe and analyze literacy practices (STREET, 1984) of a group of young people from the periphery of Porto Alegre, relating these practices to their youth condition (DAYRELL, 2007). Therefore, long-term ethnographic research was carried out, with the primary methodological devices being participant observation, semi-structured interviews, and discussion groups (WELLER, 2006) carried out by the young people themselves. This research was conducted in partnership with the State Elementary School Celina Schmidt in the North Zone of Porto Alegre. From the analysis of the data generated, it was possible to identify two critical aspects in the constitution of the youth condition of the young participants in the research: (1) their perspective regarding youth, related to their youth condition and intersected with issues of race, social class, gender and territoriality and (2) its circulation through different spheres of literacy, especially in cyberspace, as a fundamental marker in its constitution as a young person. In this sense, we analyzed the literacy events in which young people participated throughout the research period, identifying youth literacy events that took place in an emergent way both in institutional spaces and interstitial spaces (DAYRELL, 2009) experienced by young people. In institutional spaces, these events were considered insurgent literacy events, both by young people and by the teachers who shared these occasions with them. The analysis of these insurgent literacy events proved relevant for a reflection on “learning to transgress” (hooks, 2017) with young people, transforming our pedagogical practices into more democratic and meaningful practices for young people from the periphery.application/pdfporLetramentoPeriferia urbanaJuventudeLinguagem e línguasPorto Alegre (RS)Youth conditionLiteracy practicesYouths from the peripheryCulturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146617.pdf.txt001146617.pdf.txtExtracted Texttext/plain459441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246468/2/001146617.pdf.txtac4f86c8213952c7bbe1fe18eb66a28eMD52ORIGINAL001146617.pdfTexto completoapplication/pdf52835929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246468/1/001146617.pdf8be6e844493c04ef3d6aa584f0b05f91MD5110183/2464682022-08-11 04:40:56.073942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-11T07:40:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
title Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
spellingShingle Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
Silva, Bibiana Cardoso da
Letramento
Periferia urbana
Juventude
Linguagem e línguas
Porto Alegre (RS)
Youth condition
Literacy practices
Youths from the periphery
title_short Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
title_full Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
title_fullStr Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
title_full_unstemmed Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
title_sort Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre
author Silva, Bibiana Cardoso da
author_facet Silva, Bibiana Cardoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bibiana Cardoso da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Periferia urbana
Juventude
Linguagem e línguas
Porto Alegre (RS)
topic Letramento
Periferia urbana
Juventude
Linguagem e línguas
Porto Alegre (RS)
Youth condition
Literacy practices
Youths from the periphery
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth condition
Literacy practices
Youths from the periphery
description Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento (STREET, 1984) de um grupo de jovens da periferia de Porto Alegre, relacionando essas práticas a sua condição juvenil (DAYRELL, 2007). Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica de longa duração, tendo como principais dispositivos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e a realização de grupos de discussão (WELLER, 2006) protagonizados pelos/as jovens. Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina Schmidt, na Zona Norte de Porto Alegre. A partir da análise dos dados gerados, foi possível identificar dois aspectos importantes na constituição da condição juvenil dos/as jovens participantes da pesquisa: (1) sua própria perspectiva com relação às juventudes, relacionada com sua condição juvenil e interseccionada com as questões de raça, classe social, gênero e territorialidade e (2) sua circulação por diferentes esferas de letramento, especialmente no ciberespaço, como um marcador fundamental na sua constituição como jovem. Nesse sentido, analisou-se os eventos de letramento dos quais os/as jovens participaram ao longo do período da pesquisa, identificando entre eles eventos de letramento juvenis, que aconteciam de maneira emergente tanto nos espaços institucionais como nos espaços intersticiais (DAYRELL, 2009) vivenciados pelos/as jovens. Nos espaços institucionais, esses eventos eram considerados eventos de letramento insurgentes, tanto pelos/as jovens quanto pelos/as professores/as que compartilhavam essas ocasiões com eles/as. A análise desses eventos de letramento insurgentes mostrou-se relevante para uma reflexão sobre o “aprender a transgredir” (hooks, 2017) com os/as jovens, transformando as nossas práticas pedagógicas em práticas mais democráticas e significativas para os/as jovens da periferia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T04:44:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246468
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146617
url http://hdl.handle.net/10183/246468
identifier_str_mv 001146617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246468/2/001146617.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246468/1/001146617.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac4f86c8213952c7bbe1fe18eb66a28e
8be6e844493c04ef3d6aa584f0b05f91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309200354541568