Culturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bibiana Cardoso da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246468
Resumo: Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento (STREET, 1984) de um grupo de jovens da periferia de Porto Alegre, relacionando essas práticas a sua condição juvenil (DAYRELL, 2007). Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica de longa duração, tendo como principais dispositivos metodológicos a observação participante, a entrevista semiestruturada e a realização de grupos de discussão (WELLER, 2006) protagonizados pelos/as jovens. Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Celina Schmidt, na Zona Norte de Porto Alegre. A partir da análise dos dados gerados, foi possível identificar dois aspectos importantes na constituição da condição juvenil dos/as jovens participantes da pesquisa: (1) sua própria perspectiva com relação às juventudes, relacionada com sua condição juvenil e interseccionada com as questões de raça, classe social, gênero e territorialidade e (2) sua circulação por diferentes esferas de letramento, especialmente no ciberespaço, como um marcador fundamental na sua constituição como jovem. Nesse sentido, analisou-se os eventos de letramento dos quais os/as jovens participaram ao longo do período da pesquisa, identificando entre eles eventos de letramento juvenis, que aconteciam de maneira emergente tanto nos espaços institucionais como nos espaços intersticiais (DAYRELL, 2009) vivenciados pelos/as jovens. Nos espaços institucionais, esses eventos eram considerados eventos de letramento insurgentes, tanto pelos/as jovens quanto pelos/as professores/as que compartilhavam essas ocasiões com eles/as. A análise desses eventos de letramento insurgentes mostrou-se relevante para uma reflexão sobre o “aprender a transgredir” (hooks, 2017) com os/as jovens, transformando as nossas práticas pedagógicas em práticas mais democráticas e significativas para os/as jovens da periferia.
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A partir da análise dos dados gerados, foi possível identificar dois aspectos importantes na constituição da condição juvenil dos/as jovens participantes da pesquisa: (1) sua própria perspectiva com relação às juventudes, relacionada com sua condição juvenil e interseccionada com as questões de raça, classe social, gênero e territorialidade e (2) sua circulação por diferentes esferas de letramento, especialmente no ciberespaço, como um marcador fundamental na sua constituição como jovem. Nesse sentido, analisou-se os eventos de letramento dos quais os/as jovens participaram ao longo do período da pesquisa, identificando entre eles eventos de letramento juvenis, que aconteciam de maneira emergente tanto nos espaços institucionais como nos espaços intersticiais (DAYRELL, 2009) vivenciados pelos/as jovens. Nos espaços institucionais, esses eventos eram considerados eventos de letramento insurgentes, tanto pelos/as jovens quanto pelos/as professores/as que compartilhavam essas ocasiões com eles/as. A análise desses eventos de letramento insurgentes mostrou-se relevante para uma reflexão sobre o “aprender a transgredir” (hooks, 2017) com os/as jovens, transformando as nossas práticas pedagógicas em práticas mais democráticas e significativas para os/as jovens da periferia.This doctoral research aims to describe and analyze literacy practices (STREET, 1984) of a group of young people from the periphery of Porto Alegre, relating these practices to their youth condition (DAYRELL, 2007). Therefore, long-term ethnographic research was carried out, with the primary methodological devices being participant observation, semi-structured interviews, and discussion groups (WELLER, 2006) carried out by the young people themselves. This research was conducted in partnership with the State Elementary School Celina Schmidt in the North Zone of Porto Alegre. From the analysis of the data generated, it was possible to identify two critical aspects in the constitution of the youth condition of the young participants in the research: (1) their perspective regarding youth, related to their youth condition and intersected with issues of race, social class, gender and territoriality and (2) its circulation through different spheres of literacy, especially in cyberspace, as a fundamental marker in its constitution as a young person. In this sense, we analyzed the literacy events in which young people participated throughout the research period, identifying youth literacy events that took place in an emergent way both in institutional spaces and interstitial spaces (DAYRELL, 2009) experienced by young people. In institutional spaces, these events were considered insurgent literacy events, both by young people and by the teachers who shared these occasions with them. The analysis of these insurgent literacy events proved relevant for a reflection on “learning to transgress” (hooks, 2017) with young people, transforming our pedagogical practices into more democratic and meaningful practices for young people from the periphery.application/pdfporLetramentoPeriferia urbanaJuventudeLinguagem e línguasPorto Alegre (RS)Youth conditionLiteracy practicesYouths from the peripheryCulturas juvenis e práticas de letramento entre jovens da periferia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146617.pdf.txt001146617.pdf.txtExtracted Texttext/plain459441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246468/2/001146617.pdf.txtac4f86c8213952c7bbe1fe18eb66a28eMD52ORIGINAL001146617.pdfTexto completoapplication/pdf52835929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246468/1/001146617.pdf8be6e844493c04ef3d6aa584f0b05f91MD5110183/2464682022-08-11 04:40:56.073942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-11T07:40:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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