A tectonicidade na obra de Eduardo de Almeida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231366 |
Resumo: | Embora a concepção de um projeto esteja vinculada a questões tão amplas quanto a resolução do programa e os ajustes ao seu contexto de inserção, sabe-se que a construção é uma condição primordial, pois é o meio pelo qual a arquitetura se materializa e pode se expressar. Em vista disso, pode-se dizer que o sistema construtivo – especialmente a estrutura portante –, muito além de sustentar, tem papel fundamental na configuração espacial, definição formal e, consequentemente, na ordem visual de uma obra. Em exemplares notáveis da modernidade arquitetônica é possível verificar a manifestação formal da estrutura portante que, aliada a critérios de projeto como rigor, precisão e economia de meios, tem como resultado um atributo visual denominado de tectonicidade. Tal qualidade pode ser identificada na obra do arquiteto paulista Eduardo de Almeida. Nela, a forma flui da realidade construída e é consequência de uma série de procedimentos consistentes que envolvem o desenvolvimento dos projetos. Portanto, este trabalho se dedica a demonstrar o conceito de tectonicidade na arquitetura produzida por Almeida através da exploração do fundamento estético de suas obras. Com base no redesenho e na análise de projetos construídos entre 1969 e 2002 foi possível compreender como a tectonicidade se manifesta na sua arquitetura, bem como discutir a importância da disciplina construtiva no processo de geração formal de suas obras, nas quais a forma e a estrutura são plenamente coincidentes. O caráter decomponível dessas obras é acentuado pela configuração material e pelos detalhes construtivos que outorgam a relação entre todos os elementos, sobretudo a dicotomia estabelecida entre estrutura e vedação. Pode-se dizer que a tectonicidade é um atributo que se manifesta por meio da clareza e do didatismo que sua arquitetura apresenta. |
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Lavall, CristianeMahfuz, Edson da Cunha2021-10-27T04:26:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/231366001132496Embora a concepção de um projeto esteja vinculada a questões tão amplas quanto a resolução do programa e os ajustes ao seu contexto de inserção, sabe-se que a construção é uma condição primordial, pois é o meio pelo qual a arquitetura se materializa e pode se expressar. Em vista disso, pode-se dizer que o sistema construtivo – especialmente a estrutura portante –, muito além de sustentar, tem papel fundamental na configuração espacial, definição formal e, consequentemente, na ordem visual de uma obra. Em exemplares notáveis da modernidade arquitetônica é possível verificar a manifestação formal da estrutura portante que, aliada a critérios de projeto como rigor, precisão e economia de meios, tem como resultado um atributo visual denominado de tectonicidade. Tal qualidade pode ser identificada na obra do arquiteto paulista Eduardo de Almeida. Nela, a forma flui da realidade construída e é consequência de uma série de procedimentos consistentes que envolvem o desenvolvimento dos projetos. Portanto, este trabalho se dedica a demonstrar o conceito de tectonicidade na arquitetura produzida por Almeida através da exploração do fundamento estético de suas obras. Com base no redesenho e na análise de projetos construídos entre 1969 e 2002 foi possível compreender como a tectonicidade se manifesta na sua arquitetura, bem como discutir a importância da disciplina construtiva no processo de geração formal de suas obras, nas quais a forma e a estrutura são plenamente coincidentes. O caráter decomponível dessas obras é acentuado pela configuração material e pelos detalhes construtivos que outorgam a relação entre todos os elementos, sobretudo a dicotomia estabelecida entre estrutura e vedação. Pode-se dizer que a tectonicidade é um atributo que se manifesta por meio da clareza e do didatismo que sua arquitetura apresenta.Although the design of a project is associated with such broad issues as the resolution of the program and the adjustments to its context of insertion, it is known that construction is a primordial condition, since it is the mean by which architecture materializes and can be expressed. Therefore, it can be said that the constructive system - especially the supporting structure -, besides sustaining, plays a fundamental role in the spatial configuration, formal definition and, consequently, in the visual order of a work. In notable examples of architectural modernity, it is possible to verify the formal manifestation of the supporting structure, which together with design criteria such as rigor, precision and economy, results in a visual attribute called tectonic. Such quality can be devoted to the work of the architect Eduardo de Almeida from São Paulo, in which form flows from built reality and is the consequence of a series of consistent procedures that involve the development of projects. Therefore, this work is aimed to demonstrate the concept of tectonic in the architecture produced by Almeida through the exploration of the aesthetic foundation of his works. Based on the redesign and analysis of projects built between 1969 and 2002, it was possible to understand how tectonic manifests itself in its architecture, as well as to discuss the importance of constructive discipline in the process of formal generation of its works in which the form and the structure are fully coincident. The decomposable character of these works is accentuated by the material configuration and constructive details that grant the relation between all the elements, especially the dichotomy established between structure and sealing. It can be said that tectonic is an attribute that manifests itself through the clarity and didacticism that its architecture presents.application/pdfporAlmeida, Eduardo deArquitetura modernaProjeto arquitetônicoModern ArchitectureArchitecture ProjectTectonicA tectonicidade na obra de Eduardo de Almeidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132496.pdf.txt001132496.pdf.txtExtracted Texttext/plain324956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231366/2/001132496.pdf.txtfa507e82cf9072f261499ac5b1765bdfMD52ORIGINAL001132496.pdfTexto completoapplication/pdf87191311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231366/1/001132496.pdf68de31173d9a16200faeed0fa6a9aa71MD5110183/2313662021-11-20 06:19:00.204907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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