Projetos DINTER : contribuição para a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196548 |
Resumo: | O estudo investiga a influência dos projetos interinstitucionais de doutorado (DINTER) na expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), principalmente a relação com a formação de recursos humanos qualificados até a criação de novos cursos de pós-graduação (PPG). Esses projetos são uma flexibilização do sistema de pós-graduação em que uma instituição nacional de pós-graduação, denominada promotora, oferece seu curso stricto sensu a outra instituição, denominada receptora. Em geral, a pesquisa utilizou metodologia mista, conciliando métodos quantitativos e qualitativos. Em primeiro lugar, analisou os projetos aprovados nos três diferentes editais: Capes-SETEC e Novas Fronteiras de 2007 a 2009 e 13/2011, publicados em 2011. Segundo, de 2009 a 2016, verificou se as instituições receptoras haviam estabelecido seus próprios cursos no mesmo campo dos projetos previamente aprovados. Além disso, para corroborar essa relação de influência, observou-se os dados informados anualmente pela instituição promotora durante e após o curso DINTER, e os comunicados pela instituição receptora após o início de curso próprio. Em relação ao estudo de egressos, separou três listas de alunos do DINTER Novas Fronteiras, todos da região Nordeste, que originaram três novos PPG: UEMA, UFC e UFBA. Com base nessa listagem, analisamos diversas informações acadêmicas e profissionais (tempo de treinamento, local e área de formação prévia, inserção profissional presente, etc.), bem como sua produção intelectual e coautoria. Os resultados indicam que os projetos foram decisivos para a criação do novo PPG, uma vez que muitos dos receptores desfrutaram da oportunidade de colaboração e consultoria para desenvolver estratégias de criação de seus próprios programas. Houve também a inserção profissional bem-sucedida dos egressos, com vários deles atuando no novo PPG como docentes e pesquisadores, mas com baixa coautoria junto aos assessores promotores, o que aponta para uma produção essencialmente endógena desses graduados. Conclui-se que a flexibilização da oferta de cursos de pós-graduação pela DINTER foi bem sucedida no enfrentamento das dificuldades orçamentárias e se mostrou eficiente para a expansão do SNPG de instituições de disciplinas com poucos recursos humanos qualificados. |
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Moraes, Flávia Melissa de SouzaSchetinger, Maria Rosa Chitolina2019-07-04T02:33:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/196548001095881O estudo investiga a influência dos projetos interinstitucionais de doutorado (DINTER) na expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), principalmente a relação com a formação de recursos humanos qualificados até a criação de novos cursos de pós-graduação (PPG). Esses projetos são uma flexibilização do sistema de pós-graduação em que uma instituição nacional de pós-graduação, denominada promotora, oferece seu curso stricto sensu a outra instituição, denominada receptora. Em geral, a pesquisa utilizou metodologia mista, conciliando métodos quantitativos e qualitativos. Em primeiro lugar, analisou os projetos aprovados nos três diferentes editais: Capes-SETEC e Novas Fronteiras de 2007 a 2009 e 13/2011, publicados em 2011. Segundo, de 2009 a 2016, verificou se as instituições receptoras haviam estabelecido seus próprios cursos no mesmo campo dos projetos previamente aprovados. Além disso, para corroborar essa relação de influência, observou-se os dados informados anualmente pela instituição promotora durante e após o curso DINTER, e os comunicados pela instituição receptora após o início de curso próprio. Em relação ao estudo de egressos, separou três listas de alunos do DINTER Novas Fronteiras, todos da região Nordeste, que originaram três novos PPG: UEMA, UFC e UFBA. Com base nessa listagem, analisamos diversas informações acadêmicas e profissionais (tempo de treinamento, local e área de formação prévia, inserção profissional presente, etc.), bem como sua produção intelectual e coautoria. Os resultados indicam que os projetos foram decisivos para a criação do novo PPG, uma vez que muitos dos receptores desfrutaram da oportunidade de colaboração e consultoria para desenvolver estratégias de criação de seus próprios programas. Houve também a inserção profissional bem-sucedida dos egressos, com vários deles atuando no novo PPG como docentes e pesquisadores, mas com baixa coautoria junto aos assessores promotores, o que aponta para uma produção essencialmente endógena desses graduados. Conclui-se que a flexibilização da oferta de cursos de pós-graduação pela DINTER foi bem sucedida no enfrentamento das dificuldades orçamentárias e se mostrou eficiente para a expansão do SNPG de instituições de disciplinas com poucos recursos humanos qualificados.The study investigates the interinstitutional PhD projects (DINTER) influence on the National Graduate System (SNPG) expansion, mainly the relation to the formation of qualified human resources until the creation of new graduate courses (GC). These projects are a graduate system flexibilization in which a national graduate institution, named promoter, offers its stricto sensu course to another institution, named receptor. In general, it used mixed methodology, conciliating quantitative and qualitative methods. First, it analyzed the approved projects on the three different call for proposals: Capes-SETEC and New Frontiers from 2007 to 2009 and the 13/2011, published on 2011. Second, from 2009 to 2016, it checked if the receptor institutions had established their own courses in the same field of the previously approved projects. In addition, to corroborate this influence relation, it observed the data annually informed by the promotor institution during and after the DINTER course, and the ones communicated by the receptor institution after starting its own course. In relation to the study on graduates, it separated three lists of New Frontiers DINTER students, all courses from Northeast region, which originated three new GC: UEMA, UFC and UFBA. Based on this listing, analyzed several academic and professional information (training time, place and area of previous training, present professional insertion, etc.), as well as their intellectual production and co-authoring. The results indicate that the projects were decisive for the creation of new GC, since many of the receptors enjoyed the collaboration opportunity and the promoters coaching to develop creation strategies of their own programs. There was also the professional insertion successful of the graduates, with several of them working in the new GC as a teachers and researches, but with low co-authoring with the promoters advisors, which points to an essentially endogenous production of these graduates. The conclusion is that the flexibilization of graduate course offer by DINTER was successful in dealing with budgetary difficulties and it proved to be efficient for the SNPG expansion of institutions of subjects with few qualified human resources.application/pdfporSistema Nacional de Pós-Graduação (Brasil)Políticas públicas : BrasilAvaliação institucionalInterinstitutional projectsQualification of teachersEvaluation of graduatesPost-graduationProjetos DINTER : contribuição para a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095881.pdf.txt001095881.pdf.txtExtracted Texttext/plain414464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196548/2/001095881.pdf.txt0fd9dbcffc2cbbe2e2ebcf0e7d5e5c4fMD52ORIGINAL001095881.pdfTexto completoapplication/pdf2734463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196548/1/001095881.pdf90db520f2ee3474edd331407b21c5051MD5110183/1965482019-07-05 02:33:57.148111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-05T05:33:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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