Congelar, derreter e quebrar : o estado de presença do corpo em movimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259160 |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre a participação dos conceitos "congelar", "derreter" e "quebrar" na metodologia poética empregada para a criação de videoperformances e pinturas produzidas entre 2020 e 2022. É analisada a contribuição destes conceitos para a produção de presença do que se define como corpo performático. A pesquisa busca entender o que é que as ações de congelar, derreter e quebrar representam no processo de criação e execução dos vídeos e pinturas estudados, e de que forma o entendimento desses conceitos se reflete nos trabalhos e move a elaboração dos mesmos. Sendo estes conceitos relacionados ao meu corpo (como ações que o próprio corpo realiza ou que ocorrem sobre ele, afetando-o tanto materialmente como conceitualmente), interrogo: como emergem os conceitos de performance e de presença em minha poética e como se dá o vínculo desses conceitos com as ações de congelar, derreter e quebrar? Busca-se desenvolver esses três conceitos que, ao atravessarem o corpo produzindo o estado de presença, estabelecem metáforas para relações sociais e afetivas em diálogo com outros artistas, autores e obras das artes visuais, literatura e cinema. |
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Eick, Ana Carolina PeixotoSantos, Maria Ivone dos2023-06-18T03:52:03Z2023http://hdl.handle.net/10183/259160001171633Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre a participação dos conceitos "congelar", "derreter" e "quebrar" na metodologia poética empregada para a criação de videoperformances e pinturas produzidas entre 2020 e 2022. É analisada a contribuição destes conceitos para a produção de presença do que se define como corpo performático. A pesquisa busca entender o que é que as ações de congelar, derreter e quebrar representam no processo de criação e execução dos vídeos e pinturas estudados, e de que forma o entendimento desses conceitos se reflete nos trabalhos e move a elaboração dos mesmos. Sendo estes conceitos relacionados ao meu corpo (como ações que o próprio corpo realiza ou que ocorrem sobre ele, afetando-o tanto materialmente como conceitualmente), interrogo: como emergem os conceitos de performance e de presença em minha poética e como se dá o vínculo desses conceitos com as ações de congelar, derreter e quebrar? Busca-se desenvolver esses três conceitos que, ao atravessarem o corpo produzindo o estado de presença, estabelecem metáforas para relações sociais e afetivas em diálogo com outros artistas, autores e obras das artes visuais, literatura e cinema.This dissertation is the result of research on the concepts "freeze", "melt" and "break", applied in the poetic methodology used to create videoperformances and paintings produced between 2020 and 2022.. The contribution of these concepts to the production of the presence of what is defined as a performative body is analyzed. The research seeks to understand what the actions of freezing, melting, and breaking represent in the process of creating and executing the studied videos and paintings, and how the understanding of these concepts is reflected in the works and drives their elaboration. As these concepts are related to my body (as actions that the body itself performs or that occur on it, affecting it both materially and conceptually), I question: how do the concepts of performance and presence emerge in my poetics and how is the link between these concepts and the actions of freezing, melting, and breaking established? The aim is to develop these three concepts that, by crossing the body and producing the state of presence, establish metaphors for social and affective relationships in dialogue with other artists, authors, and works of visual arts, literature, and cinema.application/pdfporPerformance (Arte)Video : ArteFotografiaPinturaPerformancePhotographyPaintingPresenceCongelar, derreter e quebrar : o estado de presença do corpo em movimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171633.pdf.txt001171633.pdf.txtExtracted Texttext/plain236927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259160/2/001171633.pdf.txt67eeb2aecf2045739b0065913b8fba3dMD52ORIGINAL001171633.pdfTexto completoapplication/pdf8424970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259160/1/001171633.pdfa44ab86d3e0867659fa5c4b60c1c372eMD5110183/2591602023-06-19 03:27:44.445784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-19T06:27:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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