Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213271 |
Resumo: | Esta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente. |
id |
URGS_1e03466ef3dcf2b798d107d5c776bb75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213271 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Disconsi, Aline MartinsGurski, Rose2020-09-02T03:39:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/213271001114277Esta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente.This dissertation talks about the listening experience of a psychologist in a professional and technological education institution in the city of Porto Alegre. Supported by a testimonial writing, problematizes about the paradoxical dimension that retrenches the inclusive educational proposals – the inclusion that holds in itself the exclusion. Therefore, revisits the construction of student assistance policy, deviating from certainties that substantiate the historical quantitative and/or technical-bureaucratic data and, in other direction, traverses the traces inscribed in the memory scenes and, the unconscious written through the analysis of a dream. In the course of the discussion, the study proposes the listening of significations that accompany the narrative of the dream produced by the psychologist-researcher as methodological paradigm of the research. Therefore, supports the understanding that the oneiric world extrapolates the individual experience and brings elements of the collective experience. The writing also articulates the associations of the dream with the psychologist´s daily work notes, through the theoretical-methodological device that we denominate as experience journals (Gurski, 2017). From the oneiric unfolding, as an intervention-research device, the study points to the need of a testimonial hearing in the everyday school, so that an inclusive desiring process be present.application/pdfporAssistência estudantilPsicanáliseEscutaTestemunhoExperiênciaStudent assistanceInclusionExclusionMemoryTestimonyEntre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114277.pdf.txt001114277.pdf.txtExtracted Texttext/plain172225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/2/001114277.pdf.txt0c2e704a4c9f8b67bb1cdbb965809fc2MD52ORIGINAL001114277.pdfTexto completoapplication/pdf1011517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/1/001114277.pdf3be33d50df3183c0d3b3ff1fbc29cbf0MD5110183/2132712024-04-04 06:41:42.57416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-04T09:41:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
title |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
spellingShingle |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil Disconsi, Aline Martins Assistência estudantil Psicanálise Escuta Testemunho Experiência Student assistance Inclusion Exclusion Memory Testimony |
title_short |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
title_full |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
title_fullStr |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
title_full_unstemmed |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
title_sort |
Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil |
author |
Disconsi, Aline Martins |
author_facet |
Disconsi, Aline Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Disconsi, Aline Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gurski, Rose |
contributor_str_mv |
Gurski, Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência estudantil Psicanálise Escuta Testemunho Experiência |
topic |
Assistência estudantil Psicanálise Escuta Testemunho Experiência Student assistance Inclusion Exclusion Memory Testimony |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student assistance Inclusion Exclusion Memory Testimony |
description |
Esta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-02T03:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/213271 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114277 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/213271 |
identifier_str_mv |
001114277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/2/001114277.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/1/001114277.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c2e704a4c9f8b67bb1cdbb965809fc2 3be33d50df3183c0d3b3ff1fbc29cbf0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085533227941888 |