Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Disconsi, Aline Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213271
Resumo: Esta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente.
id URGS_1e03466ef3dcf2b798d107d5c776bb75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213271
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Disconsi, Aline MartinsGurski, Rose2020-09-02T03:39:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/213271001114277Esta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente.This dissertation talks about the listening experience of a psychologist in a professional and technological education institution in the city of Porto Alegre. Supported by a testimonial writing, problematizes about the paradoxical dimension that retrenches the inclusive educational proposals – the inclusion that holds in itself the exclusion. Therefore, revisits the construction of student assistance policy, deviating from certainties that substantiate the historical quantitative and/or technical-bureaucratic data and, in other direction, traverses the traces inscribed in the memory scenes and, the unconscious written through the analysis of a dream. In the course of the discussion, the study proposes the listening of significations that accompany the narrative of the dream produced by the psychologist-researcher as methodological paradigm of the research. Therefore, supports the understanding that the oneiric world extrapolates the individual experience and brings elements of the collective experience. The writing also articulates the associations of the dream with the psychologist´s daily work notes, through the theoretical-methodological device that we denominate as experience journals (Gurski, 2017). From the oneiric unfolding, as an intervention-research device, the study points to the need of a testimonial hearing in the everyday school, so that an inclusive desiring process be present.application/pdfporAssistência estudantilPsicanáliseEscutaTestemunhoExperiênciaStudent assistanceInclusionExclusionMemoryTestimonyEntre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114277.pdf.txt001114277.pdf.txtExtracted Texttext/plain172225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/2/001114277.pdf.txt0c2e704a4c9f8b67bb1cdbb965809fc2MD52ORIGINAL001114277.pdfTexto completoapplication/pdf1011517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/1/001114277.pdf3be33d50df3183c0d3b3ff1fbc29cbf0MD5110183/2132712024-04-04 06:41:42.57416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-04T09:41:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
title Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
spellingShingle Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
Disconsi, Aline Martins
Assistência estudantil
Psicanálise
Escuta
Testemunho
Experiência
Student assistance
Inclusion
Exclusion
Memory
Testimony
title_short Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
title_full Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
title_fullStr Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
title_full_unstemmed Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
title_sort Entre o sonho e o despertar : por uma poética da escuta no cotidiano da política de assistência estudantil
author Disconsi, Aline Martins
author_facet Disconsi, Aline Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Disconsi, Aline Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gurski, Rose
contributor_str_mv Gurski, Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência estudantil
Psicanálise
Escuta
Testemunho
Experiência
topic Assistência estudantil
Psicanálise
Escuta
Testemunho
Experiência
Student assistance
Inclusion
Exclusion
Memory
Testimony
dc.subject.eng.fl_str_mv Student assistance
Inclusion
Exclusion
Memory
Testimony
description Esta dissertação trata da experiência de escuta de uma psicóloga em uma instituição de educação profissional e tecnológica no município de Porto Alegre. Amparada por uma escrita testemunhal, problematiza a dimensão paradoxal que cerceia as propostas educacionais inclusivas – a inclusão que comporta em si a exclusão. Para tal, revisita a construção da política de assistência estudantil, desviando das certezas que fundamentam os dados quantitativos e/ou técnico-burocráticos da história e, em outra direção, percorre os rastros, inscritos nas cenas-memória, dos escritos do inconsciente, através da análise de um sonho. No desenrolar da discussão, o estudo propõe a escuta das significações que acompanham a narrativa do sonho produzido pela psicóloga-pesquisadora como paradigma metodológico da pesquisa. Para tanto, sustenta o entendimento de que o mundo onírico extrapola a vivência individual e trás elementos da experiência coletiva. O escrito também articula as associações do sonho com escritas de anotações do cotidiano do trabalho da psicóloga através do dispositivo teórico-metodológico que denominamos de diários de experiência (Gurski, 2017). A partir dos desdobramentos oníricos, como dispositivo de pesquisa-intervenção, o estudo aponta para a necessidade de uma escuta testemunhal no cotidiano educacional a fim de que um processo inclusivo desejante esteja presente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-02T03:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213271
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114277
url http://hdl.handle.net/10183/213271
identifier_str_mv 001114277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/2/001114277.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213271/1/001114277.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c2e704a4c9f8b67bb1cdbb965809fc2
3be33d50df3183c0d3b3ff1fbc29cbf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085533227941888