Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Kamila dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163270
Resumo: Neste estudo visamos analisar as formas de contribuição da utilização da metodologia de Estudos de Caso para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, foram elaborados Casos sobre a Química dos Carboidratos para serem resolvidos pelos estudantes que cursaram a disciplina de Química Orgânica de Biomoléculas no segundo semestre de 2015, a fim de analisar a viabilidade do desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais inerentes aos futuros profissionais da Química. A fundamentação teórica da investigação quanto à metodologia de ensino Estudos de Caso foi pautada no aporte teórico de pesquisadores como Salete Linhares Queiroz, Luciana Passos Sá e Clyde Feeman Herreid, assim como de David L. Nelson e Michael M. Cox quanto aos carboidratos. Esta pesquisa tem natureza qualitativa e trata-se de um Estudo de Caso. Para a coleta de dados utilizamos o Diário de Campo onde foram registrados os acontecimentos ao longo das atividades desenvolvidas, para tal nos valemos da Observação Participante, as atividades também foram gravadas em áudio. A fim de compreender a percepção dos estudantes sobre as atividades, utilizamos questionários com questões abertas e do tipo likert. Os relatórios elaborados pelos estudantes sobre a resolução dos casos nos forneceram dados sobre suas compreensões acerca do tema carboidratos. Para a análise dos dados obtidos utilizamos as orientações de Bogdan e Biklen para a elaboração de categorias de codificação, estas categorias foram elaboradas de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. De acordo com a análise dos dados, a metodologia de ensino contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos conteúdos conceituais de carboidratos, conteúdos procedimentais como a argumentação oral e escrita, e conteúdos atitudinais como o espírito investigativo. Detectamos dificuldades quanto à execução das atividades por parte dos estudantes, como na organização das apresentações, na tomada de decisão e no trabalho em grupo. Dessa forma, propomos algumas mudanças na sequência didática utilizada para possibilitar a participação mais efetiva dos estudantes e o estudo dos carboidratos em um nível de aprofundamento conceitual maior. Acreditamos que a utilização dos Estudos de Caso com maior frequência, no seu processo formativo, pode possibilitar o amadurecimento dos estudantes em relação à importância dos conhecimentos de áreas afins da química e do desenvolvimento de habilidades como trabalhar em grupo, tomar decisões e resolver problemas.
id URGS_1ea0488142a45547f9ade0d621187d7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163270
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Passos, Kamila dosCampo, Leandra FranciscatoPassos, Camila Greff2017-06-22T02:42:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/163270001024271Neste estudo visamos analisar as formas de contribuição da utilização da metodologia de Estudos de Caso para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, foram elaborados Casos sobre a Química dos Carboidratos para serem resolvidos pelos estudantes que cursaram a disciplina de Química Orgânica de Biomoléculas no segundo semestre de 2015, a fim de analisar a viabilidade do desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais inerentes aos futuros profissionais da Química. A fundamentação teórica da investigação quanto à metodologia de ensino Estudos de Caso foi pautada no aporte teórico de pesquisadores como Salete Linhares Queiroz, Luciana Passos Sá e Clyde Feeman Herreid, assim como de David L. Nelson e Michael M. Cox quanto aos carboidratos. Esta pesquisa tem natureza qualitativa e trata-se de um Estudo de Caso. Para a coleta de dados utilizamos o Diário de Campo onde foram registrados os acontecimentos ao longo das atividades desenvolvidas, para tal nos valemos da Observação Participante, as atividades também foram gravadas em áudio. A fim de compreender a percepção dos estudantes sobre as atividades, utilizamos questionários com questões abertas e do tipo likert. Os relatórios elaborados pelos estudantes sobre a resolução dos casos nos forneceram dados sobre suas compreensões acerca do tema carboidratos. Para a análise dos dados obtidos utilizamos as orientações de Bogdan e Biklen para a elaboração de categorias de codificação, estas categorias foram elaboradas de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. De acordo com a análise dos dados, a metodologia de ensino contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos conteúdos conceituais de carboidratos, conteúdos procedimentais como a argumentação oral e escrita, e conteúdos atitudinais como o espírito investigativo. Detectamos dificuldades quanto à execução das atividades por parte dos estudantes, como na organização das apresentações, na tomada de decisão e no trabalho em grupo. Dessa forma, propomos algumas mudanças na sequência didática utilizada para possibilitar a participação mais efetiva dos estudantes e o estudo dos carboidratos em um nível de aprofundamento conceitual maior. Acreditamos que a utilização dos Estudos de Caso com maior frequência, no seu processo formativo, pode possibilitar o amadurecimento dos estudantes em relação à importância dos conhecimentos de áreas afins da química e do desenvolvimento de habilidades como trabalhar em grupo, tomar decisões e resolver problemas.In this study we aimed to analyze the contribution by the use of teaching methodology of Case Study for the professional development of the students of the of the Undergraduate Education and Bachelor chemistry students from the Federal University of Rio Grande do Sul. In this sense, Cases were elaborated about the Chemistry of Carbohydrates for to be solved by the students who studied the discipline of Organic Chemistry of Biomolecules in the second half of 2015, in order to analyze the feasibility of developing conceptual, procedural and attitudinal contents inherent to future chemistry professionals. The teaching methodology Case Studies was based on the theoretical contribution of researchers such as Salete Linhares Queiroz, Luciana Passos Sá and Clyde Feeman Herreid, as well as David L. Nelson and Michael M. Cox regarding carbohydrates. This research is a qualitative nature and it is a Case Study. For the data collection we used the Field Diary where the events were recorded along the activities developed, for that we use Participant Observation, the activities were also recorded in audio. In order to understand the students' perceptions about the activities, we used questionnaires with open questions and likert type. Student reports on case resolution provided us with insights into their understanding about carbohydrates. For the analysis of the obtained data, we used the Bogdan and Biklen guidelines for the elaboration of coding categories, these categories were elaborated according to the specific objectives of the research. According to the data analysis, the teaching methodology contributed to the development of knowledge related to the conceptual contents of the carbohydrates, procedural contents as oral and written argumentation, and attitudinal contents as the investigative spirit. We found difficulties in the execution of activities by students, such as the organization of presentations, decision making and group work. We propose some changes in the didactic sequence used to allow more effective participation of the students and the conceptual deepening study of carbohydrates. We believe that the use of Case Studies more frequently in the formation process can enable the students to mature in relation to the importance of knowledge in related areas the chemistry and in the development of skills such as group work, decision making and problem solving.application/pdfporBiomoléculasCarboidratosEstudo de casoEstudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024271.pdf001024271.pdfTexto completoapplication/pdf1079547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163270/1/001024271.pdf62fbbc8c495cdc39dc4676658896e05dMD51TEXT001024271.pdf.txt001024271.pdf.txtExtracted Texttext/plain242269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163270/2/001024271.pdf.txtff6647e1b0fe805909a590ad207b5e41MD52THUMBNAIL001024271.pdf.jpg001024271.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163270/3/001024271.pdf.jpgbd927736e209688a9a9338a02c21e246MD5310183/1632702019-12-18 04:59:49.301928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-18T06:59:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
title Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
spellingShingle Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
Passos, Kamila dos
Biomoléculas
Carboidratos
Estudo de caso
title_short Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
title_full Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
title_fullStr Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
title_full_unstemmed Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
title_sort Estudos de caso na disciplina de química orgânica de biomoléculas contribuições para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de química da UFRGS
author Passos, Kamila dos
author_facet Passos, Kamila dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Kamila dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campo, Leandra Franciscato
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Campo, Leandra Franciscato
Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Biomoléculas
Carboidratos
Estudo de caso
topic Biomoléculas
Carboidratos
Estudo de caso
description Neste estudo visamos analisar as formas de contribuição da utilização da metodologia de Estudos de Caso para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, foram elaborados Casos sobre a Química dos Carboidratos para serem resolvidos pelos estudantes que cursaram a disciplina de Química Orgânica de Biomoléculas no segundo semestre de 2015, a fim de analisar a viabilidade do desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais inerentes aos futuros profissionais da Química. A fundamentação teórica da investigação quanto à metodologia de ensino Estudos de Caso foi pautada no aporte teórico de pesquisadores como Salete Linhares Queiroz, Luciana Passos Sá e Clyde Feeman Herreid, assim como de David L. Nelson e Michael M. Cox quanto aos carboidratos. Esta pesquisa tem natureza qualitativa e trata-se de um Estudo de Caso. Para a coleta de dados utilizamos o Diário de Campo onde foram registrados os acontecimentos ao longo das atividades desenvolvidas, para tal nos valemos da Observação Participante, as atividades também foram gravadas em áudio. A fim de compreender a percepção dos estudantes sobre as atividades, utilizamos questionários com questões abertas e do tipo likert. Os relatórios elaborados pelos estudantes sobre a resolução dos casos nos forneceram dados sobre suas compreensões acerca do tema carboidratos. Para a análise dos dados obtidos utilizamos as orientações de Bogdan e Biklen para a elaboração de categorias de codificação, estas categorias foram elaboradas de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. De acordo com a análise dos dados, a metodologia de ensino contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos conteúdos conceituais de carboidratos, conteúdos procedimentais como a argumentação oral e escrita, e conteúdos atitudinais como o espírito investigativo. Detectamos dificuldades quanto à execução das atividades por parte dos estudantes, como na organização das apresentações, na tomada de decisão e no trabalho em grupo. Dessa forma, propomos algumas mudanças na sequência didática utilizada para possibilitar a participação mais efetiva dos estudantes e o estudo dos carboidratos em um nível de aprofundamento conceitual maior. Acreditamos que a utilização dos Estudos de Caso com maior frequência, no seu processo formativo, pode possibilitar o amadurecimento dos estudantes em relação à importância dos conhecimentos de áreas afins da química e do desenvolvimento de habilidades como trabalhar em grupo, tomar decisões e resolver problemas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-22T02:42:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163270
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024271
url http://hdl.handle.net/10183/163270
identifier_str_mv 001024271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163270/1/001024271.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163270/2/001024271.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163270/3/001024271.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62fbbc8c495cdc39dc4676658896e05d
ff6647e1b0fe805909a590ad207b5e41
bd927736e209688a9a9338a02c21e246
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085409904918528