Mapeamento das unidades geotécnicas e desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas para área de abrangência da Rodovia BR-101/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15721 |
Resumo: | Nesta dissertação é apresentado o mapeamento geotécnico obtido para a região adjacente à obra de duplicação da rodovia BR101, entre os municípios de Osório a Torres, RS. A região apresenta uma grande variedade de materiais e complexidade de deposição, com interdigitação entre materiais de encosta e materiais de deposição flúvio-marinha. O trabalho utilizou a metodologia de mapeamento proposta por Davison Dias (1995), com cruzamento e análise das informações contidas nos mapas geológicos e pedológicos. Foi feita uma generalização taxonômica para agrupar classes de materiais com características geotécnicas semelhantes. Utilizando uma plataforma de SIG, foram introduzidas informações de topografia, geologia e pedologia para gerar 2 mapas de unidades geotécnicas: o Mapa Geotécnico Generalizado com 23 unidades e um Mapa Geotécnico Detalhado com 52 unidades geotécnicas. Foi confeccionado um Modelo Numérico do Terreno utilizado para a verificação das unidades mapeadas nas áreas de encosta e criado um banco de dados com informações de mapas de Geologia e Pedologia, sondagens do tipo SPT, dados de granulometria das jazidas utilizadas na obra e material fotográfico. A metodologia e os dados utilizados resultaram em um mapeamento de muito boa qualidade na identificação das classes de solos. |
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Miranda, Talita CarolineBressani, Luiz Antonio2009-05-08T04:12:49Z2008http://hdl.handle.net/10183/15721000689783Nesta dissertação é apresentado o mapeamento geotécnico obtido para a região adjacente à obra de duplicação da rodovia BR101, entre os municípios de Osório a Torres, RS. A região apresenta uma grande variedade de materiais e complexidade de deposição, com interdigitação entre materiais de encosta e materiais de deposição flúvio-marinha. O trabalho utilizou a metodologia de mapeamento proposta por Davison Dias (1995), com cruzamento e análise das informações contidas nos mapas geológicos e pedológicos. Foi feita uma generalização taxonômica para agrupar classes de materiais com características geotécnicas semelhantes. Utilizando uma plataforma de SIG, foram introduzidas informações de topografia, geologia e pedologia para gerar 2 mapas de unidades geotécnicas: o Mapa Geotécnico Generalizado com 23 unidades e um Mapa Geotécnico Detalhado com 52 unidades geotécnicas. Foi confeccionado um Modelo Numérico do Terreno utilizado para a verificação das unidades mapeadas nas áreas de encosta e criado um banco de dados com informações de mapas de Geologia e Pedologia, sondagens do tipo SPT, dados de granulometria das jazidas utilizadas na obra e material fotográfico. A metodologia e os dados utilizados resultaram em um mapeamento de muito boa qualidade na identificação das classes de solos.This dissertation presents the mapping obtained from the adjacent region of the BR101 highway duplication, between the towns of Osório and Torres, Rio Grande do Sul. The region presents great variety of materials and deposition complexity, with inter-stratification between slope materials and estuarine deposited materials. The work was carried out using the mapping methodology proposed by Davison Dias (1995), which analise and combine the informations contained in geological and pedological maps. Some classes of soils of similar geotechnical characteristics were grouped together by a taxonomic generalization. Collected information on topography, geology and pedology were introduced in a Geographical Information System (GIS), to produce 2 maps: a Simplified Geotechnical Map with 23 unities and a Detailed Geotechnical Map with 52 geotechnical unities. A Digital Terrain Model (DTM) was constructed and used for the checking the mapping unities in the slope areas. A digital database was also assembled with results of SPT soundings, grain-size distribution of the deposits used in the construction and photographic material. The methodology and the quality of information used resulted in maps with very good quality for the identification of the soil classes presented in the area.application/pdfporMapeamento geotécnicoRodoviasSistemas de Informação Geográfica (SIG)Geotechnical mappingGeographical information systemsHighwayMapeamento das unidades geotécnicas e desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas para área de abrangência da Rodovia BR-101/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000689783.pdf000689783.pdfTexto completoapplication/pdf6618037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15721/1/000689783.pdff702912501e145fc0da2b24220c218aaMD51TEXT000689783.pdf.txt000689783.pdf.txtExtracted Texttext/plain269575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15721/2/000689783.pdf.txt38cdbf9fc82298aebd18681d66958524MD52THUMBNAIL000689783.pdf.jpg000689783.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15721/3/000689783.pdf.jpgccdb1113f5fc16383bec9a79e8e913c7MD5310183/157212022-10-27 04:50:44.810824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-27T07:50:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Nesta dissertação é apresentado o mapeamento geotécnico obtido para a região adjacente à obra de duplicação da rodovia BR101, entre os municípios de Osório a Torres, RS. A região apresenta uma grande variedade de materiais e complexidade de deposição, com interdigitação entre materiais de encosta e materiais de deposição flúvio-marinha. O trabalho utilizou a metodologia de mapeamento proposta por Davison Dias (1995), com cruzamento e análise das informações contidas nos mapas geológicos e pedológicos. Foi feita uma generalização taxonômica para agrupar classes de materiais com características geotécnicas semelhantes. Utilizando uma plataforma de SIG, foram introduzidas informações de topografia, geologia e pedologia para gerar 2 mapas de unidades geotécnicas: o Mapa Geotécnico Generalizado com 23 unidades e um Mapa Geotécnico Detalhado com 52 unidades geotécnicas. Foi confeccionado um Modelo Numérico do Terreno utilizado para a verificação das unidades mapeadas nas áreas de encosta e criado um banco de dados com informações de mapas de Geologia e Pedologia, sondagens do tipo SPT, dados de granulometria das jazidas utilizadas na obra e material fotográfico. A metodologia e os dados utilizados resultaram em um mapeamento de muito boa qualidade na identificação das classes de solos. |
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