A metamorfose da luz : impressões definitivas de presenças imaginárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonaglio, Vilma
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131417
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de processo de criação, que tem como produto imagens fotográficas produzidas no período de 1994 a 1996. Enfoca-se as transformações que ocorrem na linearidade do processo iniciado antes da materialização das imagens, com o olhar que percebe o mundo. Constata-se um olhar interessado e direcionado para o comportamento da luz, enquanto fenômeno natural. Na materialização das imagens, efetiva-se a Metamorfose da luz, ou seja, a luz transforma-se no branco da superfície sensível. Nesta etapa são impostos alguns limites técnicos como: distância mínima entre a objetiva e o referente; diafragmação máxima, resultando uma profundidade de campo mínima e medição/ consideração da luz no ponto de maior intensidade. Estes limites, associados a vontade de uma representação não analógica, reduzem ao essencial tanto a forma como a matéria, provocando a desidentificação do referente como ele é percebido pelo olhar humano. As reglexões teóricas, instituídas pelo trabalho prático, incluem discussões relacionadas a uma subjetividade do autor com a objetividade do processo de instauração de uma obra de arte. São consideradas as seguintes questões: atribuição ao olhar que percebe a luz, a relação mais indicial das imagens; a eleição da imagem reune num só instante o olhar humano e o olhar do aparelho; a desidentificação e a fragmentação. Entende-se, enfim, que as imagens celebram uma aliança entre o olho, o objeto contemplado e a luz que, enquanto faculta o encontro de ambos, conquista um lugar próprio.
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