Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, José Otavio Franco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222040
Resumo: Este estudo situa-se no campo da Pedagogia dos Esportes de Aventura e tem por objetivo propor uma sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola para o Ecoesporte. Estas habilidades são consideradas fundamentais para a prática recreativa e também para os estágios de formação e treinamento de atletas deste esporte. O Ecoesporte é uma modalidade esportiva nova, que teve origem na Orientação, e tem como propósito a educação integral realizada no meio ambiente natural. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento da literatura e analisados documentos de organizações esportivas nacionais e internacionais da área dos esportes de aventura, em especial a normatização e o ensino destes esportes. Com base na literatura e nos documentos analisados, foi elaborada um sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola, orientada para as características e regras do Ecoesporte. A sequência conta com um pré-estágio e sete estágios, cada um com os seus respectivos exercícios. A etapa final do estudo consistiu na realização de uma experiência prática, onde os preceitos e os exercícios do pré-estágio da sequência de ensino, foram avaliados. Participaram desta etapa 78 alunos, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13, dos 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que esta parte da sequência de ensino é adequada para a iniciação à navegação com mapa e bússola no Ecoesporte.
id URGS_1f44464f7edc28eb22da9b5dcc769c5e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222040
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dornelles, José Otavio FrancoReppold Filho, Alberto Reinaldo2021-06-11T04:36:11Z2020http://hdl.handle.net/10183/222040001124815Este estudo situa-se no campo da Pedagogia dos Esportes de Aventura e tem por objetivo propor uma sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola para o Ecoesporte. Estas habilidades são consideradas fundamentais para a prática recreativa e também para os estágios de formação e treinamento de atletas deste esporte. O Ecoesporte é uma modalidade esportiva nova, que teve origem na Orientação, e tem como propósito a educação integral realizada no meio ambiente natural. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento da literatura e analisados documentos de organizações esportivas nacionais e internacionais da área dos esportes de aventura, em especial a normatização e o ensino destes esportes. Com base na literatura e nos documentos analisados, foi elaborada um sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola, orientada para as características e regras do Ecoesporte. A sequência conta com um pré-estágio e sete estágios, cada um com os seus respectivos exercícios. A etapa final do estudo consistiu na realização de uma experiência prática, onde os preceitos e os exercícios do pré-estágio da sequência de ensino, foram avaliados. Participaram desta etapa 78 alunos, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13, dos 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que esta parte da sequência de ensino é adequada para a iniciação à navegação com mapa e bússola no Ecoesporte.This study is located in the field of Pedagogy of Adventure Sports and aims to propose a teaching sequence for navigation with map and compass for Ecoesporte. These skills are considered fundamental for recreational practice and also for the training of athletes in this sport. Ecoesporte is a new sport that originated from Orienteering, and aims to provide comprehensive education in contact with the natural environment. To achieve the research objective, a literature review was conducted and documents from national and international sports organizations in the area of adventure sports were analyzed, especially in respect to the standardization and teaching of these sports. Based on the literature and documents analyzed, a teaching sequence for navigation with map and compass was elaborated, oriented to the characteristics and rules of Ecoesporte. The sequence has a pre-stage and seven stages, each with their respective exercises. The final part of the study consisted of carrying out a practical experience, where the precepts and exercises of the pre-stage of the teaching sequence were evaluated. 78 students, of both sexes, aged 11 to 13, from the 6th and 7th grade of elementary school, participated in this practical experience. The results indicated that this part of the teaching sequence is suitable for initiation to navigation with map and compass in Ecoesporte.application/pdfporPedagogiaEsportesEsporte de aventuraEcosportSport pedagogySequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124815.pdf.txt001124815.pdf.txtExtracted Texttext/plain344487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222040/2/001124815.pdf.txtd48cd60a4c8513c773c4c715668444c8MD52ORIGINAL001124815.pdfTexto completoapplication/pdf10755918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222040/1/001124815.pdf3fb0cf652b258c5ebef6819a4a161c9dMD5110183/2220402022-07-22 04:53:45.419939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-22T07:53:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
title Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
spellingShingle Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
Dornelles, José Otavio Franco
Pedagogia
Esportes
Esporte de aventura
Ecosport
Sport pedagogy
title_short Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
title_full Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
title_fullStr Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
title_full_unstemmed Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
title_sort Sequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesporte
author Dornelles, José Otavio Franco
author_facet Dornelles, José Otavio Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, José Otavio Franco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reppold Filho, Alberto Reinaldo
contributor_str_mv Reppold Filho, Alberto Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Esportes
Esporte de aventura
topic Pedagogia
Esportes
Esporte de aventura
Ecosport
Sport pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Ecosport
Sport pedagogy
description Este estudo situa-se no campo da Pedagogia dos Esportes de Aventura e tem por objetivo propor uma sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola para o Ecoesporte. Estas habilidades são consideradas fundamentais para a prática recreativa e também para os estágios de formação e treinamento de atletas deste esporte. O Ecoesporte é uma modalidade esportiva nova, que teve origem na Orientação, e tem como propósito a educação integral realizada no meio ambiente natural. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento da literatura e analisados documentos de organizações esportivas nacionais e internacionais da área dos esportes de aventura, em especial a normatização e o ensino destes esportes. Com base na literatura e nos documentos analisados, foi elaborada um sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola, orientada para as características e regras do Ecoesporte. A sequência conta com um pré-estágio e sete estágios, cada um com os seus respectivos exercícios. A etapa final do estudo consistiu na realização de uma experiência prática, onde os preceitos e os exercícios do pré-estágio da sequência de ensino, foram avaliados. Participaram desta etapa 78 alunos, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13, dos 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que esta parte da sequência de ensino é adequada para a iniciação à navegação com mapa e bússola no Ecoesporte.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-11T04:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124815
url http://hdl.handle.net/10183/222040
identifier_str_mv 001124815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222040/2/001124815.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222040/1/001124815.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d48cd60a4c8513c773c4c715668444c8
3fb0cf652b258c5ebef6819a4a161c9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085555350798336