Entre texto e palco : um estudo sobre a preparação do espetáculo e dos atores das companhias profissionais elisabetanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castaman, Aline
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83578
Resumo: A pesquisa de dissertação intitulada Entre Texto e Palco: Um Estudo sobre a Preparação do Espetáculo e dos Atores pelas Companhias Profissionais Elisabetanas se propõe a analisar alguns elementos relevantes no tocante à organização do espetáculo teatral pelas companhias profissionais elisabetanas. Os objetivos da pesquisa foram estudar a preparação das peças pelas companhias, quais os manuscritos estruturados para preparar o espetáculo e aqueles que seriam entregues aos atores, as partes; compreender a preparação do espetáculo pelos atores e o sistema de repertório, bem como a distribuição de seus papéis e a tradição do sistema de transmissão de papéis entre os atores, tentando verificar se existia algum procedimento de trabalho, instrução, estudo, ensaio, leituras; e por fim, do modo de interpretação, se havia uma noção determinada sobre a representação cênica, que descobrimos era reconhecida no período como passionating, conceito sobre a arte de interpretar do ator. A pesquisa foi bibliográfica, investigativa e de análise de fragmentos de duas peças de Shakespeare, A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca e Sonho de uma Noite de Verão. Passagens foram pinçadas dessas duas peças de modo que realizamos um estudo comparativo e de análise nos servindo de pontuais perspectivas de críticos que contribuíram imensamente na fundamentação de nossa articulação a respeito dos elementos acima citados e que moveram a pesquisa. Na delimitação do problema quatro foram os autores que fundamentaram nossa dissertação. São críticos que tiveram acesso direto aos manuscritos do período, são eles: David Bradley, Andrew Gurr, Tiffany Stern e John Astington por abordarem em muitos dos seus estudos a temática sobre a questão organizacional do espetáculo como um todo. Desses autores, apropriamo-nos da discussão a respeito do Book e do Plot, documentos que faziam referência à preparação do espetáculo. Investigamos a relevância desses documentos que, pela análise dos autores, indicam como o espetáculo era preparado pelos atores das companhias profissionais elisabetanas.
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Os objetivos da pesquisa foram estudar a preparação das peças pelas companhias, quais os manuscritos estruturados para preparar o espetáculo e aqueles que seriam entregues aos atores, as partes; compreender a preparação do espetáculo pelos atores e o sistema de repertório, bem como a distribuição de seus papéis e a tradição do sistema de transmissão de papéis entre os atores, tentando verificar se existia algum procedimento de trabalho, instrução, estudo, ensaio, leituras; e por fim, do modo de interpretação, se havia uma noção determinada sobre a representação cênica, que descobrimos era reconhecida no período como passionating, conceito sobre a arte de interpretar do ator. A pesquisa foi bibliográfica, investigativa e de análise de fragmentos de duas peças de Shakespeare, A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca e Sonho de uma Noite de Verão. Passagens foram pinçadas dessas duas peças de modo que realizamos um estudo comparativo e de análise nos servindo de pontuais perspectivas de críticos que contribuíram imensamente na fundamentação de nossa articulação a respeito dos elementos acima citados e que moveram a pesquisa. Na delimitação do problema quatro foram os autores que fundamentaram nossa dissertação. São críticos que tiveram acesso direto aos manuscritos do período, são eles: David Bradley, Andrew Gurr, Tiffany Stern e John Astington por abordarem em muitos dos seus estudos a temática sobre a questão organizacional do espetáculo como um todo. Desses autores, apropriamo-nos da discussão a respeito do Book e do Plot, documentos que faziam referência à preparação do espetáculo. Investigamos a relevância desses documentos que, pela análise dos autores, indicam como o espetáculo era preparado pelos atores das companhias profissionais elisabetanas.The dissertation research titled Between Text and Stage: a Study on the Preparation of the Spectacle and the Actors of the Elizabethan Professional Companies, intends to analyze some relevant elements regarding the organization of the Elizabethan theatrical spectacle by the actors of the Elizabethan professional companies. The research objectives were to study the preparation of plays by the companies, which manuscripts were structured to prepare the spectacle and those that would be delivered to the actors, the parts; to comprehend the preparation of the spectacle by the actors and the repertory system, as well as the distribution of its roles, the tradition of the transmission system between the actors, analyzing whether there were some work procedure, instruction, study, gathering, readings; and finally, the mode of interpretation, if there was a certain notion about the art of representation, which we discovered it were recognized in the period as passionating: concept on the art of interpretation. The research was bibliographic, investigative and analitic of fragments from two Shakespeare‟s plays - Midsummer Night’s Dream and Hamlet, Prince of Denmark. Passages were plucked from these two plays so we conducted an analitic study on them approaching specific perspectives of critics who have contributed immensely in the grounds of our articulation on the elements mentioned above. These critics had direct access to the manuscripts of the period, they are: David Bradley, Andrew Gurr, Tiffany Stern e John Astington. They addressed many of their studies on the subject organizational issue of the spectacles as a whole. From these authors, we assumed the discussion of Book and Plot, documents that referred to the preparation of the spectacles. We investigate the relevance of these documents, the authors' analysis, indicate how the show was prepared by the actors of the Elizabethan professional companies.application/pdfporEspetáculoCompanhias de teatroAtoresPrática teatralElizabethan professional companiesSpectacleActorsPassionatingShakespeare, WilliamEntre texto e palco : um estudo sobre a preparação do espetáculo e dos atores das companhias profissionais elisabetanasBetween text and stage : a study on the preparation of the spectacle and the actors of the elizabethan professional companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000906872.pdf000906872.pdfTexto completoapplication/pdf5359095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83578/1/000906872.pdf801c9f87fa4b3e71ba1781feb352c2b2MD51TEXT000906872.pdf.txt000906872.pdf.txtExtracted Texttext/plain268759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83578/2/000906872.pdf.txt283030b3d9f7e3aa03bd1959f375a0e0MD52THUMBNAIL000906872.pdf.jpg000906872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83578/3/000906872.pdf.jpg3bba17f99bcc993fc41e27cfd77bdde7MD5310183/835782018-10-09 08:27:32.15oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83578Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:27:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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