Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212989 |
Resumo: | Os desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso. |
id |
URGS_201351101bf270caa898b787e23b58f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212989 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Araujo, Leonardo Augusto LuvisonSantos, Luís Henrique Sacchi dos2020-08-19T03:39:22Z2020http://hdl.handle.net/10183/212989001117082Os desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso.The challenges of teaching evolution are widely discussed in the academic literature. An attempt to establish the centrality of evolution in biology teaching has been argued by many researchers. This research understands that a pluralistic perspective is essential when it comes to establishing the centrality of evolution in biology teaching. In this sense, this research aims to make a double movement: present a historical and philosophical analysis about evolutionary pluralism and to reflect on the challenges and potentialities of a pluralistic and integrated teaching of evolution in the context of a continuous formation. The so-called Evolutionary Biology Course at UFRGS - extension project aimed to teachers and biologists - has the participation of teachers from different academic disciplines. The insertion of evolutionary discussions from biological disciplines and perspectives of the humanities represents an important case study to analyze a pluralistic approach to teaching evolution. Such investigation will be reported in the thesis along three axes: the first axis discusses the question of pluralism in evolutionary knowledge in its historical, philosophical and scientific dimensions. The second axis addresses the challenges and potentialities of a pluralistic teaching of evolution in the Evolutionary Biology Course at UFRGS as a case study. The third axis details the development, validation and analysis of a qualitative and quantitative research questionnaire answered by the students who attend this course.application/pdfporBiological evolutionFormação continuadaEnsino de ciênciasEstudos culturaisContinuing educationEvolutionary teachinHistory and philosophy of biologyCultural studies of scienceDesafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117082.pdf.txt001117082.pdf.txtExtracted Texttext/plain477959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/2/001117082.pdf.txt298d9037a215aba1a80f3fcd1f1037deMD52ORIGINAL001117082.pdfTexto completoapplication/pdf4019806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/1/001117082.pdfaa933ea8ada763acb49aa6da205de313MD5110183/2129892020-08-20 03:38:02.623286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-20T06:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
title |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
spellingShingle |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos Araujo, Leonardo Augusto Luvison Biological evolution Formação continuada Ensino de ciências Estudos culturais Continuing education Evolutionary teachin History and philosophy of biology Cultural studies of science |
title_short |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
title_full |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
title_fullStr |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
title_full_unstemmed |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
title_sort |
Desafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogos |
author |
Araujo, Leonardo Augusto Luvison |
author_facet |
Araujo, Leonardo Augusto Luvison |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Leonardo Augusto Luvison |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
contributor_str_mv |
Santos, Luís Henrique Sacchi dos |
dc.subject.fr.fl_str_mv |
Biological evolution |
topic |
Biological evolution Formação continuada Ensino de ciências Estudos culturais Continuing education Evolutionary teachin History and philosophy of biology Cultural studies of science |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Ensino de ciências Estudos culturais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing education Evolutionary teachin History and philosophy of biology Cultural studies of science |
description |
Os desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-19T03:39:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212989 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117082 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212989 |
identifier_str_mv |
001117082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/2/001117082.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212989/1/001117082.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
298d9037a215aba1a80f3fcd1f1037de aa933ea8ada763acb49aa6da205de313 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085531764129792 |