Seleção de jovens escolares da categoria infantil feminino para a prática do handebol : um estudo de análise discriminante entre atletas escolares e federadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183239 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi propor um modelo de identificação de atletas escolares com idades entre 13 e 14 anos com altas habilidades motoras para a prática do handebol. Foram selecionadas para a amostra 153 meninas, dentre elas 100 que participam do Campeonato Estadual de Handebol e 53 meninas finalistas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Foram aferidas as variáveis: peso, estatura, IMC, envergadura, flexibilidade, estatura sentada, comprimento de membros inferiores, comprimento mão dominante longitudinal, comprimento mão dominante transversal, comprimento mão longitudinal, comprimento mão transversal, força resistência abdominal, força explosiva de membros superiores, força explosiva de membros inferiores, agilidade, velocidade, resistência cardiorrespiratória, movimento defensivo, slalon, salto no quadrado e maturação somática. Para propor o modelo de identificação das atletas escolares, recorreu-se ao método da Análise da Função Discriminante e foi utilizado o pacote estatístico SPSS, versão 23. Os resultados apresentaram que as atletas federadas apresentaram médias iguais ou superiores em todas as variáveis. As variáveis que apresentaram diferença significativas através da ANOVA foram: flexibilidade, comprimento mão dominante longitudinal, comprimento mão longitudinal, força resistência abdominal, força explosiva de membros inferiores, agilidade, movimento defensivo e slalon. Os dados da comparação entre os dois grupos demonstraram que a função foi significativa (p≤0,05), teve uma boa correlação canônica (0,590) e ainda apresentou um Lambda de Wilk médio (0,652). As variáveis indicadoras de identificação de atletas escolares foram: flexibilidade, força resistência abdominal, força explosiva de membros inferiores, agilidade, movimento defensivo e slalon. Os valores médios de centroide dos grupos federadas e escolares foi, respectivamente (-0,434) e (0,819). Cumprindo o objetivo do trabalho, temos a equação final capaz de identificar atletas escolares com altas habilidades motoras para o handebol. Y = (FLE x -0,039) + (FRA x -0,049) + (FEMI x 0,002) + (AGI x 0,137) + (MD x 0,197) + (SLA x 0,175) – 2,966 com ponto de corte de 0,192. Conclui-se que foi obtido um instrumento capaz de selecionar atletas escolares com altas habilidades motoras para o handebol com perfil na participação em equipes que participam de campeonatos da federação. |
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Caporal, Guilherme CortoniGaya, Adroaldo Cezar Araujo2018-10-10T02:35:26Z2018http://hdl.handle.net/10183/183239001077257O objetivo do presente estudo foi propor um modelo de identificação de atletas escolares com idades entre 13 e 14 anos com altas habilidades motoras para a prática do handebol. Foram selecionadas para a amostra 153 meninas, dentre elas 100 que participam do Campeonato Estadual de Handebol e 53 meninas finalistas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Foram aferidas as variáveis: peso, estatura, IMC, envergadura, flexibilidade, estatura sentada, comprimento de membros inferiores, comprimento mão dominante longitudinal, comprimento mão dominante transversal, comprimento mão longitudinal, comprimento mão transversal, força resistência abdominal, força explosiva de membros superiores, força explosiva de membros inferiores, agilidade, velocidade, resistência cardiorrespiratória, movimento defensivo, slalon, salto no quadrado e maturação somática. Para propor o modelo de identificação das atletas escolares, recorreu-se ao método da Análise da Função Discriminante e foi utilizado o pacote estatístico SPSS, versão 23. Os resultados apresentaram que as atletas federadas apresentaram médias iguais ou superiores em todas as variáveis. As variáveis que apresentaram diferença significativas através da ANOVA foram: flexibilidade, comprimento mão dominante longitudinal, comprimento mão longitudinal, força resistência abdominal, força explosiva de membros inferiores, agilidade, movimento defensivo e slalon. Os dados da comparação entre os dois grupos demonstraram que a função foi significativa (p≤0,05), teve uma boa correlação canônica (0,590) e ainda apresentou um Lambda de Wilk médio (0,652). As variáveis indicadoras de identificação de atletas escolares foram: flexibilidade, força resistência abdominal, força explosiva de membros inferiores, agilidade, movimento defensivo e slalon. Os valores médios de centroide dos grupos federadas e escolares foi, respectivamente (-0,434) e (0,819). Cumprindo o objetivo do trabalho, temos a equação final capaz de identificar atletas escolares com altas habilidades motoras para o handebol. Y = (FLE x -0,039) + (FRA x -0,049) + (FEMI x 0,002) + (AGI x 0,137) + (MD x 0,197) + (SLA x 0,175) – 2,966 com ponto de corte de 0,192. Conclui-se que foi obtido um instrumento capaz de selecionar atletas escolares com altas habilidades motoras para o handebol com perfil na participação em equipes que participam de campeonatos da federação.The aim of the present study was to propose a model of identification of school athletes aged between 13 and 14 years old with high motor skills for handball practice. A total of 153 girls aged 13 to 14 years old were selected, among them 100 girls who participated in the State Handball Championship and 53 girls finalists of the School Games in Rio Grande do Sul. The following variables were assessed: weight, height, BMI, length of the upper limbs, longitudinal dominant hand length, longitudinal hand length, longitudinal hand length, transverse hand length, abdominal strength, upper limb explosive strength, lower extremity explosive force, agility, speed, cardiorespiratory resistance, defensive movement, slalon, jump in the square and somatic maturation. In order to propose the model of the identification of the school athletes, the Discriminant Function Analysis method was used and the statistical package SPSS, version 23 was used. The results showed that the federated athletes had equal or superior means in all the variables. The variables that presented significant differences through ANOVA were: flexibility, longitudinal hand length, longitudinal hand length, abdominal strength, explosive strength of lower limbs, agility, defensive movement and slalom. Data from the comparison between the two groups showed that the function was significant (p≤0.05), had a good canonical correlation (0.590) and still had an average Wilk Lambda (0.652). The variables indicative of identification of school athletes were: flexibility, strength abdominal resistance, explosive strength of lower limbs, agility, defensive movement and slalom. The mean centroid values of the federated and school groups were, respectively (-0.434) and (0.819). Fulfilling the objective of the work, we have the final equation capable of identifying school athletes with high motor skills for handball. Y = (FLE x -0.039) + (AS x -0.049) + (ESLL x 0.002) + (AGI x 0.137) + (DM x 0.197) + (SLA x 0.175) - 2.666 with cutoff point of 0.192. It was concluded that an instrument was obtained able to select school athletes with high motor skills for the handball with profile in the participation in teams that participate in federations championships.application/pdfporHandebolHabilidade motoraEsportesHandballHigh motor skillsSportSeleção de jovens escolares da categoria infantil feminino para a prática do handebol : um estudo de análise discriminante entre atletas escolares e federadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077257.pdfTexto completoapplication/pdf1450750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183239/1/001077257.pdf4427449651632c909b63dbdbbfa883dfMD51TEXT001077257.pdf.txt001077257.pdf.txtExtracted Texttext/plain101925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183239/2/001077257.pdf.txtc12536964d98de0f45b3d1ff5a5f551aMD52THUMBNAIL001077257.pdf.jpg001077257.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183239/3/001077257.pdf.jpgc628efa537d0671c4402a7fd1f0b8babMD5310183/1832392022-07-23 05:03:10.054054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-23T08:03:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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