Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Claudio Hoffmann
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2882
Resumo: A orientação para o mercado tem recebido substancial interesse na última década e tem ocupado um lugar central na teoria e prática da estratégia de marketing. Embora exista na literatura de marketing uma série de estudos empíricos sobre orientação para o mercado, uma revisão sugere que a maioria destes estudos tem sido baseada em países industrializados e em empresas manufatureiras. Embora a modificação e transformação do ambiente empresarial das economias em desenvolvimento, a pesquisa empírica sobre o tema orientação para o mercado em países emergentes continua limitada, especialmente no Brasil. Na tentativa de colaborar com a importância do tema orientação para o mercado, esse estudo investigou a sua relação com performance em empresas de varejo de confecção do Brasil. Usando a técnica de modelagem de equações estruturais, obteve-se bons índices de ajustamento da estrutura teórica proposta, indicando a confirmação das hipóteses de pesquisa testadas e da validade de constructo das medidas utilizadas. Os resultados indicaram que a orientação para o mercado tem um impacto direto sobre a performance organizacional. Direções de pesquisas futuras, limitações do estudo e implicações gerenciais foram também identificadas e discutidas.
id URGS_20abe86378af8b4c0af78842f7ad7ad9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2882
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sampaio, Claudio HoffmannLuce, Fernando Bins2007-06-06T17:24:35Z2000http://hdl.handle.net/10183/2882000282856A orientação para o mercado tem recebido substancial interesse na última década e tem ocupado um lugar central na teoria e prática da estratégia de marketing. Embora exista na literatura de marketing uma série de estudos empíricos sobre orientação para o mercado, uma revisão sugere que a maioria destes estudos tem sido baseada em países industrializados e em empresas manufatureiras. Embora a modificação e transformação do ambiente empresarial das economias em desenvolvimento, a pesquisa empírica sobre o tema orientação para o mercado em países emergentes continua limitada, especialmente no Brasil. Na tentativa de colaborar com a importância do tema orientação para o mercado, esse estudo investigou a sua relação com performance em empresas de varejo de confecção do Brasil. Usando a técnica de modelagem de equações estruturais, obteve-se bons índices de ajustamento da estrutura teórica proposta, indicando a confirmação das hipóteses de pesquisa testadas e da validade de constructo das medidas utilizadas. Os resultados indicaram que a orientação para o mercado tem um impacto direto sobre a performance organizacional. Direções de pesquisas futuras, limitações do estudo e implicações gerenciais foram também identificadas e discutidas.application/pdfporEstratégia de marketing : Mercado : Varejo : Vestuário : Avaliação de desempenhoRelação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2000doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000282856.pdf000282856.pdfTexto completoapplication/pdf7206907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2882/1/000282856.pdfde85422bf7ccbabb73608af0f433c56aMD51TEXT000282856.pdf.txt000282856.pdf.txtExtracted Texttext/plain366139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2882/2/000282856.pdf.txt0b5b3b536c5ca44cdcd503ff83e86117MD52THUMBNAIL000282856.pdf.jpg000282856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2882/3/000282856.pdf.jpg97afdf2eb9593d1fc571a9a68e568253MD5310183/28822018-10-16 08:56:00.044oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
title Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
spellingShingle Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
Sampaio, Claudio Hoffmann
Estratégia de marketing : Mercado : Varejo : Vestuário : Avaliação de desempenho
title_short Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
title_full Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
title_fullStr Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
title_full_unstemmed Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
title_sort Relação entre orientação para o mercado e performance empresarial em empresas de varejo de vestuário do Brasil
author Sampaio, Claudio Hoffmann
author_facet Sampaio, Claudio Hoffmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing : Mercado : Varejo : Vestuário : Avaliação de desempenho
topic Estratégia de marketing : Mercado : Varejo : Vestuário : Avaliação de desempenho
description A orientação para o mercado tem recebido substancial interesse na última década e tem ocupado um lugar central na teoria e prática da estratégia de marketing. Embora exista na literatura de marketing uma série de estudos empíricos sobre orientação para o mercado, uma revisão sugere que a maioria destes estudos tem sido baseada em países industrializados e em empresas manufatureiras. Embora a modificação e transformação do ambiente empresarial das economias em desenvolvimento, a pesquisa empírica sobre o tema orientação para o mercado em países emergentes continua limitada, especialmente no Brasil. Na tentativa de colaborar com a importância do tema orientação para o mercado, esse estudo investigou a sua relação com performance em empresas de varejo de confecção do Brasil. Usando a técnica de modelagem de equações estruturais, obteve-se bons índices de ajustamento da estrutura teórica proposta, indicando a confirmação das hipóteses de pesquisa testadas e da validade de constructo das medidas utilizadas. Os resultados indicaram que a orientação para o mercado tem um impacto direto sobre a performance organizacional. Direções de pesquisas futuras, limitações do estudo e implicações gerenciais foram também identificadas e discutidas.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000282856
url http://hdl.handle.net/10183/2882
identifier_str_mv 000282856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2882/1/000282856.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2882/2/000282856.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2882/3/000282856.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de85422bf7ccbabb73608af0f433c56a
0b5b3b536c5ca44cdcd503ff83e86117
97afdf2eb9593d1fc571a9a68e568253
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085021119152128