A utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano de 8 a 14 anos de idade
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116137 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou o uso de guias de execução (Chaffin, 2012) com alunos iniciantes de piano com o objetivo de verificar se alunos iniciantes de piano apresentariam perfis similares de utilização de guias de execução, e se seria possível constatar o mesmo grau de aproveitamento observado em pesquisas anteriores. A amostra incluiu 14 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos. Foi solicitado a cada participante a preparação de duas peças do seu repertório para gravá-las, em áudio e vídeo, executando-as de memória. A metodologia também incluiu a realização de entrevistas e anotações nas partituras dos alunos no decorrer de três encontros. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de usar as quatro categorias de guias de execução propostas por Chaffin. Além disto, outros resultados foram corroborados tais como: a utilização de guias expressivos associada com os melhores desempenhos no teste oral e, a utilização de maior quantidade de guias básicos associada com maior ocorrência de lapsos nas gravações. |
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Martínez Aquino, Selva VivianaGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2015-05-13T02:01:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/116137000966082O presente trabalho avaliou o uso de guias de execução (Chaffin, 2012) com alunos iniciantes de piano com o objetivo de verificar se alunos iniciantes de piano apresentariam perfis similares de utilização de guias de execução, e se seria possível constatar o mesmo grau de aproveitamento observado em pesquisas anteriores. A amostra incluiu 14 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos. Foi solicitado a cada participante a preparação de duas peças do seu repertório para gravá-las, em áudio e vídeo, executando-as de memória. A metodologia também incluiu a realização de entrevistas e anotações nas partituras dos alunos no decorrer de três encontros. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de usar as quatro categorias de guias de execução propostas por Chaffin. Além disto, outros resultados foram corroborados tais como: a utilização de guias expressivos associada com os melhores desempenhos no teste oral e, a utilização de maior quantidade de guias básicos associada com maior ocorrência de lapsos nas gravações.This study evaluated the use of Chaffin´s (2002) performance cues applied to beginner piano students in order to verify if an adaptation of this approach would profile similarly and show the equivalent results as in previous researches on this subject. The sample included 14 piano students ages eight to fourteen studying at the time with six piano teachers. Each participant was requested to prepare two pieces from their current repertoire to be played by memory and recorded both in audio and video. The methodology also included interviews and annotations made by students in their scores. The students and the researcher met three times for recordings, commentaries and interviews. Results show that the participating children were able to use all four categories of performance cues. Other results were verified such as the use of expressive cues associated with the best results in the oral test and the use of basics cues associated with higher rates of lapses on the recordings.application/pdfporPiano : IniciacaoMemorização musicalGuia de execuçãoMemoria : MusicaPerformance cuesMemorizationBeginning level studentsA utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano de 8 a 14 anos de idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966082.pdf000966082.pdfTexto completoapplication/pdf15391470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116137/1/000966082.pdfa84a9c56b97f17bcf16a8353692fa84dMD51TEXT000966082.pdf.txt000966082.pdf.txtExtracted Texttext/plain334384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116137/2/000966082.pdf.txtc2bb3b41ee6cdd027bd945eab326009fMD52THUMBNAIL000966082.pdf.jpg000966082.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116137/3/000966082.pdf.jpgae9160c72dbfac23660342c356b8ff33MD5310183/1161372018-10-22 07:59:22.899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:59:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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