O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villalobos Claveria, Alejandro Antonio
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256136
Resumo: Esta investigação busca contextualizar a figura do professor de filosofia numa sociedade do terceiro milênio, caracterizada por profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas, as quais podem determinar sua atividade reflexiva e pedagógica. Para isso, realiza de forma preliminar uma análise bibliográfica das atuais tendências teóricas, científicas, técnicas e culturais que estão determinando a reflexão filosófica contemporânea. Esta revisão permite delimitar o objeto de estudo desta tese e focaliza sua atenção na formação de professores de filosofia, como elemento essencial de uma possível transformação dos anuais processos vinculados à educação filosófica que ocorrem principalmente na sociedade chilena (1 996-1998). Não obstante, este pesquisador, como sujeito explorador que transita em duas culturas, não esquece a presença filosófica brasileira em seu estudo. Daí, em consequência, sua eleição de uma visão "omnicompreensiva" que orienta tanto sua análise como sua formulação de uma proposta de formação docente para estes professores, com o propósito de superar as dificuldades existentes entre ambas culturas em nível de ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. Por conseguinte, durante a realização deste estudo se recorre a teoria, conceitos e metodologias provenientes do campo da filosofia, com o objetivo de construir uma proposta de formação docente mais pertinente, crítica e criativa para a educação filosófica do terceiro milênio, possível de ser aplicada nestes países.
id URGS_2110ca453ee8bd5f2e45d69f6946929f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256136
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Villalobos Claveria, Alejandro AntonioFischer, Nilton Bueno2023-03-22T03:24:10Z1999http://hdl.handle.net/10183/256136000242727Esta investigação busca contextualizar a figura do professor de filosofia numa sociedade do terceiro milênio, caracterizada por profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas, as quais podem determinar sua atividade reflexiva e pedagógica. Para isso, realiza de forma preliminar uma análise bibliográfica das atuais tendências teóricas, científicas, técnicas e culturais que estão determinando a reflexão filosófica contemporânea. Esta revisão permite delimitar o objeto de estudo desta tese e focaliza sua atenção na formação de professores de filosofia, como elemento essencial de uma possível transformação dos anuais processos vinculados à educação filosófica que ocorrem principalmente na sociedade chilena (1 996-1998). Não obstante, este pesquisador, como sujeito explorador que transita em duas culturas, não esquece a presença filosófica brasileira em seu estudo. Daí, em consequência, sua eleição de uma visão "omnicompreensiva" que orienta tanto sua análise como sua formulação de uma proposta de formação docente para estes professores, com o propósito de superar as dificuldades existentes entre ambas culturas em nível de ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. Por conseguinte, durante a realização deste estudo se recorre a teoria, conceitos e metodologias provenientes do campo da filosofia, com o objetivo de construir uma proposta de formação docente mais pertinente, crítica e criativa para a educação filosófica do terceiro milênio, possível de ser aplicada nestes países.The present investigation seeks to contextualize the figure of the professor of philosophy in a third millennium society, characterized by deep social, cultural, and technological changes which will eventually determine his activity, both reflectively and pedagogically. And to this end, it preliminaríly carries out a bibliographical analysis of the current theoretical, scientific, technical, and cultural trends which are leading the way in contemporary philosophical reflection. This review allows us to limit the scope of the target study of this thesis and focus its attention on the formation of the professor of philosophy as a critical element of a likely change in the current processes related to the philosophical education under way mostly within Chilean society (1996-1998). Notwithstanding, the researcher, as an explorar individual straddling between two cultures, should not forget the Brazilian philosophical presence in his study. hence, the main reason for his selecting of an "omnicomprehensive" perspective which guides his analysis as well as his formulation of a proposition for the formation of these professors, with a view to overcome the existing difficulties between both cultures at the level of the teaching of philosophy. The hermeneutical analysis and the phenomenological approach applied to the problematics of the study prompt us to conclude for the need to reconsider the current formative processes of professors of philosophy, in terms of facilitating a better contextualization of their reflective activity. From this perspective, it is acknowledged that the use of the resources provided by the information tecnology - informatics- might be na enhancing factor, as well as of transformation of the pedagogical processes related to the teaching of philosophy. In this connection, during its achievement this study made of theories, concepts, and methodologies borrowed from the field of philosophy wíth the objective of building a proposition for a more pertinent, critical, and insightful teaching formation for the philosophical education of the third millennium, which could possibly be applied to these countries.Esta investigación busca contextualizar la figura del profesor de filosofia en uma sociedad del tercer milenio, caracterizada por profundas transfomiaciones sociales, culturales y tecnológicas, las cuales pueden detemlinar su actividad reflexiva y pedagógica. Por eso, realiza de fomla preliminar un análises bibliográfico de las actuales tendencias teóricas, cientificas, técnicas y culturales que están determinando la reflexión filosófica contemporánea. Esta revisión permite delimitar el objeto de estudio de esta tesis y focaliza su atención en la formación de profesores de filosofia, como elemento esencial de una posible transformación de los actuales procesos vinculados a la educación filosófica que ocurren principalmente en la sociedad chilena (1 996- 1998). No obstante, este investigador como sujeto explorador que transita en dos culturas, no olvida la presencia filosófica brasileña en su estudio. De ahi, en consecuencia su adopción de una visíón "omnicompreensiva" que guia, tanto su análises como en la formulación de una proposta de formación docente para estos profesores, con el propósito de superar las dificultades existentes entre ambas culturas en la enseñanza de la filosofia. EI análises hermeneútico y la aplicación de un enfoque fenomenológico en la problemática de estudio permite concluir la necesidad de re-pensar ]os actuales procesos formativos de los profesores de filosofia, a fin de facilitar su mejor contextualización de la actividad reflexiva. Dentro de esta perspectiva, considera que el uso de los recursos infomáticos puede ser un factor de mejoramiento y de transfomlación de los procesos pedagógicos asociados con la enseñanza de la filosofia. El análises hermeneútico y la aplicación de un enfoque fenomenológico en la problemática de estudio permite concluir la necesidad de re-pensar los actuales procesos formativos de los profesores de filosofia, a fin de facilitar su mejor contextualización de la actividad reflexiva. Dentro de esta perspectiva, considera que el uso de los recursos infomáticos puede ser un factor de mejoramiento y de transfomlación de los procesos pedagógicos asociados con la enseñanza de la filosofia. Por consiguiente, durante la realización de este estudio se recurre a teorias, conceptos y metodologias provenientes del campo de la filosofia, con el objetivo de construir una propuesta de formación docente más pertinente, crítica y criativa para la educación filosófica del tercer milenio, posible de ser aplicada en estos países.application/pdfporProfessorFormaçãoFilosofiaBrasilChileO professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1999doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000242727.pdf.txt000242727.pdf.txtExtracted Texttext/plain531985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256136/2/000242727.pdf.txt275ccd30e5a0ac3b04eff259adbfa0d2MD52ORIGINAL000242727.pdfTexto completoapplication/pdf23092596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256136/1/000242727.pdfb3cfa30eea10cc2f69dd502ebd85bf77MD5110183/2561362023-04-21 03:22:52.525543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:22:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
title O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
spellingShingle O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
Villalobos Claveria, Alejandro Antonio
Professor
Formação
Filosofia
Brasil
Chile
title_short O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
title_full O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
title_fullStr O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
title_full_unstemmed O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
title_sort O professor de filosofia, um explorador reflexivo da educação do terceiro milênio : teoria, prática e técnica de seu fazer
author Villalobos Claveria, Alejandro Antonio
author_facet Villalobos Claveria, Alejandro Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villalobos Claveria, Alejandro Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
contributor_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Filosofia
Brasil
Chile
topic Professor
Formação
Filosofia
Brasil
Chile
description Esta investigação busca contextualizar a figura do professor de filosofia numa sociedade do terceiro milênio, caracterizada por profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas, as quais podem determinar sua atividade reflexiva e pedagógica. Para isso, realiza de forma preliminar uma análise bibliográfica das atuais tendências teóricas, científicas, técnicas e culturais que estão determinando a reflexão filosófica contemporânea. Esta revisão permite delimitar o objeto de estudo desta tese e focaliza sua atenção na formação de professores de filosofia, como elemento essencial de uma possível transformação dos anuais processos vinculados à educação filosófica que ocorrem principalmente na sociedade chilena (1 996-1998). Não obstante, este pesquisador, como sujeito explorador que transita em duas culturas, não esquece a presença filosófica brasileira em seu estudo. Daí, em consequência, sua eleição de uma visão "omnicompreensiva" que orienta tanto sua análise como sua formulação de uma proposta de formação docente para estes professores, com o propósito de superar as dificuldades existentes entre ambas culturas em nível de ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. A análise hermenêutica e a aplicação de um enfoque fenomenológico na problemática de estudo permite concluir a necessidade de repensar os atuais processos formativos dos professores de filosofia, com a finalidade de facilitar sua melhor contextualização da atividade reflexiva. Dentro desta perspectiva, considera que o uso dos recursos informáticos pode ser um fator de melhoria e de transformação dos processos pedagógicos associados com o ensino da filosofia. Por conseguinte, durante a realização deste estudo se recorre a teoria, conceitos e metodologias provenientes do campo da filosofia, com o objetivo de construir uma proposta de formação docente mais pertinente, crítica e criativa para a educação filosófica do terceiro milênio, possível de ser aplicada nestes países.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256136
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000242727
url http://hdl.handle.net/10183/256136
identifier_str_mv 000242727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256136/2/000242727.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256136/1/000242727.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 275ccd30e5a0ac3b04eff259adbfa0d2
b3cfa30eea10cc2f69dd502ebd85bf77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309212634415104