A função social dos vernissages no campo da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67628 |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa é estudar os dispositivos de atuação dos agentes no campo das artes através dos vernissages, estes eventos sociais aglutinadores que servem não apenas para inaugurar uma determinada exposição, mas também como palco para a construção de capital simbólico e social, necessários para o funcionamento do próprio campo. Pretendemos analisar a atuação dos convidados no espaço expositivo e os conceitos associados à experiência pessoal de cada agente do campo artístico, a partir de entrevistas; por fim, pretendemos mostrar a importância dos vernissages para o mundo da arte. Por que o vernissage é importante? Sua existência traz, de antemão, um poderoso instrumento de divulgação e de coesão social – o convite privado e público que faz a seu público: um chamamento. Desta forma, pretendo apresentar um estudo relevante para uma melhor compreensão sobre o funcionamento do campo artístico, dos papéis dos diversos agentes nesse campo, mostrando que os vernissages podem ser, em boa medida, um importante instrumento para a própria construção do público de arte. |
id |
URGS_214d03d21b0590a03eca61797e65e9c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67628 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ramos, Alexandre DiasAvancini, José Augusto Costa2013-03-14T01:39:28Z2012http://hdl.handle.net/10183/67628000873696O objetivo geral desta pesquisa é estudar os dispositivos de atuação dos agentes no campo das artes através dos vernissages, estes eventos sociais aglutinadores que servem não apenas para inaugurar uma determinada exposição, mas também como palco para a construção de capital simbólico e social, necessários para o funcionamento do próprio campo. Pretendemos analisar a atuação dos convidados no espaço expositivo e os conceitos associados à experiência pessoal de cada agente do campo artístico, a partir de entrevistas; por fim, pretendemos mostrar a importância dos vernissages para o mundo da arte. Por que o vernissage é importante? Sua existência traz, de antemão, um poderoso instrumento de divulgação e de coesão social – o convite privado e público que faz a seu público: um chamamento. Desta forma, pretendo apresentar um estudo relevante para uma melhor compreensão sobre o funcionamento do campo artístico, dos papéis dos diversos agentes nesse campo, mostrando que os vernissages podem ser, em boa medida, um importante instrumento para a própria construção do público de arte.The general aim of this study is to investigate the mechanisms of the action of agents in the art world through vernissages (art openings), social events that bring people together, not just to open a particular exhibition, but also as the stage for the construction of symbolic and social capital necessary for the operation of the art world itself. It aims to analyse the behaviour of guests in the exhibition space and the concepts associated with the personal experience of each agent on the art scene conducted through interviews; and finally it aims to show the importance of these vernissages for the art world. Why is the vernissage important? Its existence is a powerful anticipatory instrument for publicising and for social cohesion – the private and public invitation that is created for its audience: a convocation. I intend to present a study that is relevant for a better understand of the running of the artistic field, and of the roles of the various players in the field, showing that vernissages may be, in large measure, an important instrument for the actual construction of art public.application/pdfporSociologia da arteVernissageMuseologiaPúblicoArte : ExposiçõesArte : ApreciaçãoFunção socialEtiquetteTastePublicMuseologySociology of artArt openingsA função social dos vernissages no campo da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873696.pdf000873696.pdfTexto completoapplication/pdf4209658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67628/1/000873696.pdfb35d064461bdf4af76ce3a206be840f4MD51TEXT000873696.pdf.txt000873696.pdf.txtExtracted Texttext/plain452612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67628/2/000873696.pdf.txta2d8757a787bd26e47f41c0b25d926cbMD52THUMBNAIL000873696.pdf.jpg000873696.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67628/3/000873696.pdf.jpge4b377683a00a55f099f12aec40d99a4MD5310183/676282018-10-05 08:05:54.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:05:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A função social dos vernissages no campo da arte |
title |
A função social dos vernissages no campo da arte |
spellingShingle |
A função social dos vernissages no campo da arte Ramos, Alexandre Dias Sociologia da arte Vernissage Museologia Público Arte : Exposições Arte : Apreciação Função social Etiquette Taste Public Museology Sociology of art Art openings |
title_short |
A função social dos vernissages no campo da arte |
title_full |
A função social dos vernissages no campo da arte |
title_fullStr |
A função social dos vernissages no campo da arte |
title_full_unstemmed |
A função social dos vernissages no campo da arte |
title_sort |
A função social dos vernissages no campo da arte |
author |
Ramos, Alexandre Dias |
author_facet |
Ramos, Alexandre Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Alexandre Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avancini, José Augusto Costa |
contributor_str_mv |
Avancini, José Augusto Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da arte Vernissage Museologia Público Arte : Exposições Arte : Apreciação Função social |
topic |
Sociologia da arte Vernissage Museologia Público Arte : Exposições Arte : Apreciação Função social Etiquette Taste Public Museology Sociology of art Art openings |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Etiquette Taste Public Museology Sociology of art Art openings |
description |
O objetivo geral desta pesquisa é estudar os dispositivos de atuação dos agentes no campo das artes através dos vernissages, estes eventos sociais aglutinadores que servem não apenas para inaugurar uma determinada exposição, mas também como palco para a construção de capital simbólico e social, necessários para o funcionamento do próprio campo. Pretendemos analisar a atuação dos convidados no espaço expositivo e os conceitos associados à experiência pessoal de cada agente do campo artístico, a partir de entrevistas; por fim, pretendemos mostrar a importância dos vernissages para o mundo da arte. Por que o vernissage é importante? Sua existência traz, de antemão, um poderoso instrumento de divulgação e de coesão social – o convite privado e público que faz a seu público: um chamamento. Desta forma, pretendo apresentar um estudo relevante para uma melhor compreensão sobre o funcionamento do campo artístico, dos papéis dos diversos agentes nesse campo, mostrando que os vernissages podem ser, em boa medida, um importante instrumento para a própria construção do público de arte. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-14T01:39:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67628 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873696 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67628 |
identifier_str_mv |
000873696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67628/1/000873696.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67628/2/000873696.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67628/3/000873696.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b35d064461bdf4af76ce3a206be840f4 a2d8757a787bd26e47f41c0b25d926cb e4b377683a00a55f099f12aec40d99a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085250574843904 |