(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broilo, Cecilia Luiza
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/4971
Resumo: A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida.
id URGS_21d9481d432933a95f67c83a3626c62a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4971
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Broilo, Cecilia LuizaLeite, Denise Balarine Cavalheiro2007-06-06T17:41:29Z2004http://hdl.handle.net/10183/4971000417875A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida.application/pdfporUniversidade do Vale do Rio dos Sinos.Universidad de la República (Uruguai).Universidade de Aveiro.ProfessorFormaçãoEnsino superiorQualidadePrática pedagógicaInovação educacionalConstrução do conhecimentoUniversidadeInterdisciplinaridadeUruguaiPortugal(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000417875.pdf000417875.pdfTexto completoapplication/pdf1605100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/1/000417875.pdf415f532b984a61c49b83f12b3eea3c9cMD51TEXT000417875.pdf.txt000417875.pdf.txtExtracted Texttext/plain627208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/2/000417875.pdf.txte0be6f00bd5dd49f31bf4589a2cf8d6eMD52THUMBNAIL000417875.pdf.jpg000417875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/3/000417875.pdf.jpgddcc795bc824ebb14ccac8d1df61c975MD5310183/49712018-10-05 08:13:15.792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:13:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
title (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
spellingShingle (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
Broilo, Cecilia Luiza
Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Universidad de la República (Uruguai).
Universidade de Aveiro.
Professor
Formação
Ensino superior
Qualidade
Prática pedagógica
Inovação educacional
Construção do conhecimento
Universidade
Interdisciplinaridade
Uruguai
Portugal
title_short (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
title_full (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
title_fullStr (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
title_full_unstemmed (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
title_sort (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
author Broilo, Cecilia Luiza
author_facet Broilo, Cecilia Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Broilo, Cecilia Luiza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
contributor_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Universidad de la República (Uruguai).
Universidade de Aveiro.
Professor
Formação
Ensino superior
Qualidade
Prática pedagógica
Inovação educacional
Construção do conhecimento
Universidade
Interdisciplinaridade
Uruguai
Portugal
topic Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Universidad de la República (Uruguai).
Universidade de Aveiro.
Professor
Formação
Ensino superior
Qualidade
Prática pedagógica
Inovação educacional
Construção do conhecimento
Universidade
Interdisciplinaridade
Uruguai
Portugal
description A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4971
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000417875
url http://hdl.handle.net/10183/4971
identifier_str_mv 000417875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/1/000417875.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/2/000417875.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/3/000417875.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 415f532b984a61c49b83f12b3eea3c9c
e0be6f00bd5dd49f31bf4589a2cf8d6e
ddcc795bc824ebb14ccac8d1df61c975
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085047377592320