(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4971 |
Resumo: | A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida. |
id |
URGS_21d9481d432933a95f67c83a3626c62a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4971 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Broilo, Cecilia LuizaLeite, Denise Balarine Cavalheiro2007-06-06T17:41:29Z2004http://hdl.handle.net/10183/4971000417875A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida.application/pdfporUniversidade do Vale do Rio dos Sinos.Universidad de la República (Uruguai).Universidade de Aveiro.ProfessorFormaçãoEnsino superiorQualidadePrática pedagógicaInovação educacionalConstrução do conhecimentoUniversidadeInterdisciplinaridadeUruguaiPortugal(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000417875.pdf000417875.pdfTexto completoapplication/pdf1605100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/1/000417875.pdf415f532b984a61c49b83f12b3eea3c9cMD51TEXT000417875.pdf.txt000417875.pdf.txtExtracted Texttext/plain627208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/2/000417875.pdf.txte0be6f00bd5dd49f31bf4589a2cf8d6eMD52THUMBNAIL000417875.pdf.jpg000417875.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/3/000417875.pdf.jpgddcc795bc824ebb14ccac8d1df61c975MD5310183/49712018-10-05 08:13:15.792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:13:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
title |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
spellingShingle |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade Broilo, Cecilia Luiza Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Universidad de la República (Uruguai). Universidade de Aveiro. Professor Formação Ensino superior Qualidade Prática pedagógica Inovação educacional Construção do conhecimento Universidade Interdisciplinaridade Uruguai Portugal |
title_short |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
title_full |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
title_fullStr |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
title_full_unstemmed |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
title_sort |
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade |
author |
Broilo, Cecilia Luiza |
author_facet |
Broilo, Cecilia Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broilo, Cecilia Luiza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
contributor_str_mv |
Leite, Denise Balarine Cavalheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Universidad de la República (Uruguai). Universidade de Aveiro. Professor Formação Ensino superior Qualidade Prática pedagógica Inovação educacional Construção do conhecimento Universidade Interdisciplinaridade Uruguai Portugal |
topic |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Universidad de la República (Uruguai). Universidade de Aveiro. Professor Formação Ensino superior Qualidade Prática pedagógica Inovação educacional Construção do conhecimento Universidade Interdisciplinaridade Uruguai Portugal |
description |
A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:41:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4971 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000417875 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4971 |
identifier_str_mv |
000417875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/1/000417875.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/2/000417875.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4971/3/000417875.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
415f532b984a61c49b83f12b3eea3c9c e0be6f00bd5dd49f31bf4589a2cf8d6e ddcc795bc824ebb14ccac8d1df61c975 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085047377592320 |